Questões de Segurança no Trabalho de NR 12

Pesquise mais Questões de Segurança no Trabalho de NR 12 abaixo,

FCC - SERGIPE GAS - Engenheiro de Segurança - 2013
Segurança no Trabalho / NR 12

Na avaliação de equipamentos dotados de baterias, o engenheiro de segurança do trabalho identificou a necessidade de se proceder a manutenção dos mesmos e para isso viu que deve-se garantir requisitos mínimos de segurança para as baterias conforme previsto na Norma Regulamentadora 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), dentre os quais:

a) cuidar da localização de modo que sua manutenção e troca possam ser realizadas facilmente a partir do solo ou de uma plataforma de apoio.
b) possibilitar a constituição e fixação de forma que, deslocamentos acidentais provocados quando em operação, permita o deslizamento das bases sobre os barramentos até alcançar uma posição de neutralidade de risco de acidente para o operador.
c) proceder a proteção do terminal negativo, a fim de prevenir contato acidental por parte do operador ou outro funcionário que opere equipamentos situados nas imediações, para que não sejam desencadeadas tensões de curto-circuito.
d) garantir a existência de comandos de partida ou acionamento das máquinas por meio de dispositivos que permitam seu funcionamento automático ao serem energizados os acumuladores instalados.
e) promover a inclusão de sinal de entrada que seja bloqueado quando houver desligamento de qualquer dos polos, oferecendo flutuação da energia que promova a atuação dos comandos de alimentação das baterias.

FCC - FHEMIG - Técnico em Segurança no Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 12

Segundo a Norma Regulamentadora nº 12 - NR 12 - Máquinas e Equipamentos, as zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança que garantam proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores, caracterizados por

a) descrição técnica do equipamento ao lado da máquina indicando os pontos perigosos.
b) sinalização auditiva em torno do equipamento e marcas visuais com cores vibrantes.
c) aterramento passivo, pintura isolante e botão de emergência.
d) proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados.
e) especificação técnica, proteção das partes fixas e cabine abafadora de ruídos.

CETRO - ANVISA - Analista Administrativo - área 4 - 2013
Segurança no Trabalho / NR 12

Considerando o que versa a NR12 - Máquinas e Equipamentos, analise as assertivas abaixo.

I. Quando a máquina não possuir a documentação técnica exigida, o seu proprietário deve constituí-la, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado e com respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - ART/CREA.
II. Os componentes de partida, parada, acionamento e outros controles que compõem a interface de operação das máquinas devem, entre outras, operar em extrabaixa tensão de até 50V em corrente alternada ou de até 120V em corrente contínua.
III. As vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,20m de largura.

É correto o que se afirma em

a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) II, apenas.

CETRO - ANVISA - Analista Administrativo - área 4 - 2013
Segurança no Trabalho / NR 12

Em se tratando de máquinas e equipamentos, em especial do que versa a NR12 a respeito de rampas, passarelas e plataformas, assinale a alternativa correta.

a) Não é permitida a construção de rampas com inclinação superior a 20° em relação ao plano horizontal.
b) Rampas com 25° ou mais de inclinação, em relação ao plano horizontal, devem possuir peças transversais espaçadas entre si de 0,5m (cinquenta centímetros), quando o piso não for antiderrapante.
c) Rampas com inclinação de 19°, em relação ao plano horizontal, devem possuir peças transversais espaçadas entre si de 0,5m (cinquenta centímetros), quando o piso não for antiderrapante.
d) Não é permitida a construção de rampas com inclinação superior a 15° de inclinação em relação ao plano horizontal.
e) Rampas com inclinação de 15°, em relação ao plano horizontal, devem possuir peças transversais espaçadas entre si de 0,5m (cinquenta centímetros), quando o piso não for antiderrapante.

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 12

Para a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, com relação a arranjo físico, é necessário observar alguns procedimentos, conforme preconiza a NR 12. Devem ser observados os seguintes procedimentos, EXCETO:

a) Os materiais em utilização no processo produtivo devem ser alocados em áreas especificas de armazenamento, devidamente demarcadas com faixas na cor indicada pelas normas técnicas oficiais ou sinalizadas quando se tratar de áreas externas.
b) Os espaços ao redor das máquinas e equipamentos devem ser adequados ao seu tipo e ao tipo de operação, de modo que previnam a ocorrência de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.
c) Nos locais de instalação de máquinas e equipamentos, as áreas de circulação devem ser devidamente demarcadas e estarem em conformidade com as normas técnicas oficiais.
d) As vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,20 m de largura.
e) As áreas de circulação podem ser mantidas ocasionalmente obstruídas, em casos previstos na Norma.

CESGRANRIO - TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Segurança - 2012
Segurança no Trabalho / NR 12

Com relação a máquinas e ferramentas, verifica-se que

a) a distância mínima entre as máquinas deve ser de um metro, a fim de permitir a operação e a intervenção segura dos trabalhadores.
b) a utilização de chaves tipo faca nos circuitos elétricos é permitida em máquinas e equipamentos.
c) as ferramentas pneumáticas portáteis devem possuir dispositivo de parada instalado, de modo a reduzir ao mínimo a possibilidade de funcionamento acidental.
d) o porte de ferramentas manuais em bolsos é permitido, desde que eles sejam projetados para tal.
e) os dispositivos de parada de emergência devem ser usados como medida auxiliar, não podendo ser alternativa a medidas adequadas de proteção.

FCC - MPE - RN - Analista do Ministério Público Estadual - Engenhar - 2012
Segurança no Trabalho / NR 12

Segundo Norma Regulamentadora nº 12 - NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, é correto afirmar que

a) elevadores, rampas, passarelas, plataformas ou escadas de degraus, são considerados meios de acesso.
b) as rampas com inclinação entre 15° e 30° graus, em relação ao plano horizontal, devem possuir peças transversais horizontais fixadas de modo seguro, para impedir escorregamento.
c) as escadas de degraus com espelho devem ter largura de 0,50 m a 0,70 m e degraus com profundidade mínima de 0,20 m.
d) os dispositivos de parada de emergência devem ser posicionados em locais de difícil acesso e visualização pelos operadores em seus postos de trabalho e por outras pessoas, para evitar manipulação indevida.
e) os transportadores contínuos de correia, cuja altura da borda da correia que transporta a carga esteja superior a 3,00 m do piso, devem possuir, em toda a sua extensão, passarelas em ambos os lados.

CESGRANRIO - TERMOBAHIA - Engenheiro de Segurança Júnior - 2012
Segurança no Trabalho / NR 12

Com relação à aplicação das normas constantes na NR 12, Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, deve-se levar em consideração que

a) os dispositivos de acionamento simultâneos, quando utilizados três ou mais, devem possuir sinal luminoso que indique seu funcionamento.
b) os dispositivos de parada de emergência não devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento.
c) os dispositivos de partida, acionamento e parada devem estar no máximo a 2 m do operador.
d) a distância mínima entre máquinas é de 1,0 metro a fim de possibilitar locomoção e trabalho de forma segura.
e) a utilização de chave geral como dispositivo de partida e parada é permitida nos projetos de máquinas e equipamentos.

CESGRANRIO - TRANSPETRO - Técnico de Segurança Júnior - 2012
Segurança no Trabalho / NR 12

Em relação a máquinas e equipamentos, a NR 12 estabelece a obrigatoriedade de

a) a chave geral ser utilizada como dispositivo de partida e parada.
b) as chaves tipo faca serem utilizadas nos circuitos elétricos.
c) os comandos bimanuais móveis instalados em pedestais manterem-se instáveis em sua posição de trabalho.
d) os seus quadros de energia possuírem porta de acesso, mantida permanentemente aberta.
e) os seus condutores de alimentação elétrica oferecerem resistência mecânica compatível com a sua utilização.

FCC - INFRAERO - Analista Superior IV - Engenheiro de Segurança do - 2011
Segurança no Trabalho / NR 12

A Norma Regulamentadora No 12 - NR 12 - Máquinas e equipamentos - estabelece:

I. As máquinas e equipamentos devem ser submetidos a manutenção preventiva de acordo com os períodos determinados pelo usuário, atendendo às normas técnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, às normas técnicas internacionais.
II. As vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,00 m (um metro) de largura.
III. Os materiais em utilização no processo produtivo devem ser alocados, necessariamente, em área externa, identificada pela cor verde, com inscrição em vermelho, demarcada no piso.
IV. As ferramentas utilizadas no processo produtivo devem ser organizadas e armazenadas ou dispostas em locais específicos para essa finalidade.
V. Quando a alimentação elétrica possibilitar a inversão de fases de máquina que possa provocar acidentes de trabalho, deve haver dispositivo monitorado de detecção de sequência de fases ou outra medida de proteção de mesma eficácia.

Está correto o que consta em

a) IV e V, apenas.
b) I, II e V, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II, III e IV.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.