Questões de Segurança no Trabalho de NR 09

Pesquise mais Questões de Segurança no Trabalho de NR 09 abaixo,

IBFC - ILSL - Enfermeiro - Enfermagem do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 09

Sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PPRA, definido na NR 9, assinale a incorreta:

a) O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas: antecipação e reconhecimentos dos riscos, estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle, avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores, implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia, monitoramento da exposição aos riscos, registro e divulgação dos dados.
b) Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.
c) Sempre que vários empregadores realizem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho, o SESMT da empresa que realiza a atividade principal terá o dever de executar ações para aplicar as medidas previstas no PPRA visando a proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados.
d) As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.

CETRO - ANVISA - Analista Administrativo - área 4 - 2013
Segurança no Trabalho / NR 09

Considerando o que versa a NR9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRa ), analise as assertivas abaixo.

I. Segundo a NR9, o PPRA deve ser elaborado por um engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho ou técnico em segurança do trabalho.
II. Os riscos ergonômicos não fazem parte do PPRA.
III. Considerando uma exposição a ruído de forma contínua, em que o nível de ação é de 50%, e a exposição, de 80dB, devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem esse limite de exposição.

É correto o que se afirma em

a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) II, apenas.

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 09

Nos termos da NR 09, o empregador deve estabelecer mecanismos de proteção aos empregados quanto aos riscos do ambiente de trabalho, estabelecendo o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRa ).
Cabe ao empregador manter os registros dos dados do programa pelo período mínimo, em anos, de

a) cinco
b) dez
c) quinze
d) vinte
e) trinta )

FCC - TRT 5ª - Analista Judiciário - Engenharia (Segurança do Tra - 2013
Segurança no Trabalho / NR 09

Um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA tem sua efetividade constatada quando se verifica a existência de

a) funcionários treinados.
b) documentação atualizada.
c) planilha de registro assinada.
d) evidências.
e) carta de preposição.

FCC - SERGIPE GAS - Engenheiro de Segurança - 2013
Segurança no Trabalho / NR 09

Segundo a Norma Regulamentadora 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais, a avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para

a) quantificar os biotipos existentes no local de trabalho, na interação com os trabalhadores.
b) quantificar os limites de exposição dos trabalhos para o cálculo da percepção de aditivos de periculosidade.
c) limitar e gerenciar os acessos dos trabalhadores treinados e não treinados a locais perigosos ambientalmente.
d) caracterizar ecologicamente o ambiente, identificando os níveis de sustentabilidade no trabalho.
e) comprovar o controle da exposição ou a inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento.

FCC - FHEMIG - Técnico em Segurança no Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 09

Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, como atividade permanente na empresa, é responsabilidade

a) exclusiva do empregador e do Sindicato.
b) da CIPA e do SESMT.
c) dos empregados.
d) do empregador e do CREA local.
e) do empregador.

FCC - FHEMIG - Técnico em Segurança no Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 09

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 9 - NR 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, considere:

I. Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros, são agentes biológicos.
II. Diversos fatores físico-químicos, como as radiações ionizantes, radiações não-ionizantes, bem como, o infrassom e o ultrassom, incluem-se nos agentes químicos.
III. Substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória ou serem absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão, consideram-se agentes físicos.

Com relação aos agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho, está correto o que consta em

a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

FCC - FHEMIG - Técnico em Segurança no Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 09

Segundo a Norma Regulamentadora nº 9 - NR 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, deverá ser mantido, pelo empregador ou instituição um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA por um período mínimo, em anos, de

a) 20
b) 5
c) 10
d) 15
e) 2

FCC - TRT 5ª - Analista Judiciário - Engenharia (Segurança do Tra - 2013
Segurança no Trabalho / NR 09

Considere:I. São agentes químicos as diversas formas de produtos que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como, o infrassom e o ultrassom.
II. Agentes físicos são produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
III. A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e quanto à informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.
IV. Para o monitoramento da exposição dos trabalhadores e das medidas de controle, deve ser realizada uma avaliação anual de um dado risco, visando à introdução ou modificação das medidas de controle para o ano posterior.
V. Sempre que vários empregadores realizem, simultaneamente, atividades no mesmo local de trabalho estes terão o dever de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no PPRA visando a proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados. Com base na Norma Regulamentadora NR-9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, está correto o que se afirma em

a) I, II e III, apenas.
b) III e V, apenas.
c) II, IV e V, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

IBFC - HEMOMINAS - Técnico de Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 09

Analise as sentenças abaixo, acerca do programa de prevenção de Riscos Ambientais (PPRa ):

I. Antecipação e reconhecimentos dos riscos é a 1ª etapa do PPRA.
II. O PPRA deverá conter em sua estrutura planejamento anual, com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma.
III. Deverá ser efetuada, sempre que necessário, e pelo menos uma vez a cada três meses, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.
IV. A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na legislação.

a) I,II e IV apenas.
b) I,II,III e IV.
c) II e IV apenas.
d) III apenas.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.