Questões de Segurança no Trabalho de NR 02

Pesquise mais Questões de Segurança no Trabalho de NR 02 abaixo,

FCC - SERGIPE GAS - Engenheiro de Segurança - 2013
Segurança no Trabalho / NR 02

Com relação à declaração prévia, considere:

I.
Constitui, juntamente com a inspeção prévia, quando existir, elementos capazes de assegurar que o novo estabelecimento inicie suas atividades livre de riscos de acidentes e/ou de doenças do trabalho.

II.
A empresa deverá encaminhar à Comissão Especial do Ministério do Trabalho o Memorial Descritivo de Obra como declaração prévia na inspeção por análise documental, quando a inspeção in loco não for possível de ser realizada.

III.
Faz parte da Declaração de Instalações a descrição completa das instalações e equipamentos, além da apresentação prévia ao órgão do Ministério do Trabalho, dos projetos de construção/reformas do referido local, além dos projetos de suas instalações.


É correto o que consta em

a) II e III, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, apenas.
d) II, apenas.
e) I, II e III.

FCC - FHEMIG - Técnico em Segurança no Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 02

A Norma Regulamentadora nº 2 - NR 2 - Inspeção Prévia, ao determinar que "a empresa deverá comunicar e solicitar a aprovação do órgão regional do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, quando ocorrer modificações substanciais nas instalações e/ou nos equipamentos de seu estabelecimento", considera que deva ser aplicado

a) caso um fabricante ou, na importação, o fornecedor no mercado nacional, deixe de disponibilizar a ficha com dados de segurança de algum produto químico classificados como perigoso e que venha a fazer parte do processo produtivo da empresa.
b) quando novas matérias-primas gerarem aumento do risco de fogo, fazendo surgir outros pontos de foco de incêndio, exigindo novos extintores, hidrantes ou rede de sprinklers, alterando as prováveis saídas de emergência.
c) se a empresa passar a utilizar água proveniente de poço artesiano, para que sejam atendidos os critérios de potabilidade para a água fornecida aos trabalhadores para ingestão, assim como, no preparo de alimentos e higiene corporal.
d) sempre que novos riscos passem a existir no meio ambiente de trabalho, decorrentes do uso de novos tipos de equipamentos e/ou de processos produtivos e/ou de matérias-primas e/ou substâncias usadas no processo produtivo.
e) sempre que a empresa adotar os serviços de trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição de resíduos.

FCC - MPE - RN - Analista do Ministério Público Estadual - Engenhar - 2012
Segurança no Trabalho / NR 02

Acerca da Norma Regulamentadora nº 2 - NR 2 - Inspeção Prévia, considere:
I. Todo estabelecimento em funcionamento, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego.
II. O órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego, após realizar a inspeção prévia, emitirá o Certificado de Concordâncias e Notificações de Instalações.
III. A empresa deverá comunicar e solicitar a aprovação do órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego, quando ocorrer modificações substanciais nas instalações e/ou nos equipamentos de seu(s) estabelecimento(s).
IV. É facultado às empresas submeter à apreciação prévia do órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego os projetos de construção e respectivas instalações.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

CESGRANRIO - TRANSPETRO - Técnico de Segurança Júnior - 2011
Segurança no Trabalho / NR 02

Todas as vezes em que ocorrerem modificações substanciais nas instalações da empresa, inclusive de seus maquinários, novas inspeções deverão ser realizadas. Para isso, qual o órgão que deverá ser comunicado?

a) Ministério do Meio Ambiente
b) Ministério do Trabalho
c) Conselho Regional de Engenharia - CREA
d) Delegacia Regional do Trabalho
e) Secretaria Municipal de Urbanismo

CESGRANRIO - PETROBRAS - Téc. de Segurança Jr - 2010
Segurança no Trabalho / NR 02

Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego
( MTE ).

Tal aprovação poderá acontecer mediante execução de

a) avaliação das fundações.
b) ensaio destrutivo.
c) ensaio não destrutivo.
d) inspeção prévia.
e) fiscalização do projeto.

FUNIVERSA - CEB - Engenheiro em Segurança do Trabalho - 2010
Segurança no Trabalho / NR 02

Considere que em uma empresa esteja finalizando a construção de um novo estabelecimento, o qual deverá entrar em funcionamento dentro de dois meses. Em relação à atuação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego ( SRTE ) nessa situação, assinale a alternativa correta.

a) A empresa deverá solicitar aprovação de suas instalações à SRTE, no mínimo, um mês antes de iniciar as suas atividades.
b) A SRTE emitirá a declaração das instalações após realizar a inspeção prévia.
c) A empresa deve submeter à apreciação prévia da SRTE os projetos de construção e respectivas instalações.
d) A empresa deve comunicar e solicitar aprovação à SRTE quando ocorrer modificações substanciais nos equipamentos de seu estabelecimento.
e) Para fins de fiscalização, quando não for possível realizar a inspeção prévia, a empresa pode encaminhar à SRTE um Certificado de Aprovação de Instalações emitido por laboratório independente.

CONESUL - Pref- de Pelotas - RS - Engenheiro de Segurança - 2008
Segurança no Trabalho / NR 02

Segundo a Norma Regulamentadora NR 02, quando não é solicitada a Inspeção Prévia ao órgão regional do Ministério do Trabalho antes do início das atividades, não ocorre a liberação do CAI - Certificado de Aprovação das Instalações.

Neste caso, outro documento poderá ser aceito pelo referido órgão para substituir o CAI, para fins de fiscalização da obra.

Qual é este outro documento?

a) Certificado de Aprovação provisório.
b) Liberação condicionada.
c) Declaração de Instalações.
d) Certificado liberativo.
e) Liberação posterior.

FEPESE - CASAN - Engenheiro de Segurança do Trabalho - 2008
Segurança no Trabalho / NR 02

Assinale a alternativa correta.

Antes de iniciar suas atividades, todo estabelecimento novo deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTb. Após a realização prévia, será emitido o:

a) Certificado de Abertura de Atividades ( CAA )
b) Certificado de Aceitação das Instalações (CAI)
c) Certificado de Aprovação de Instalações (CAI)
d) Certificado de Aprovação de Atividades ( CAA )
e) Certificado de Aprovação de Estabelecimento ( CAE )

FGV - PGM - RJ - Engenheiro - Segurança do Trabalho - 2004
Segurança no Trabalho / NR 02

A verificação física num novo estabelecimento, para comprovar se o mesmo oferece as mínimas condições de Segurança e Medicina do Trabalho para o seu pleno funcionamento, é realizada através de inspeção:

a) especial
b) rotineira
c) prévia
d) oficial



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.