Questões de Segurança no Trabalho de Geral

Pesquise mais Questões de Segurança no Trabalho de Geral abaixo,

FCC - TRF 3ª - Segurança do Trabalho - 2014
Segurança no Trabalho / Geral

Um Técnico de Segurança do trabalho diante de um transporte de carga embalada, visualiza o painel de segurança abaixo fixado no caminhão. Consultando o manual para atendimento a emergências com produtos perigosos da Associação Brasileira da Indústria Química ? ABIQUIM e a Resolução No 420 da Agência Nacional de Transporte Terrestre ? ANTT, identifica que o produto com o código da ONU 2257 é a substância química Sódio Metálico. O número do risco e os algarismos subsidiários do risco, X423 significa:

a) Sólido Inflamável, que reage perigosamente com a água, liberando gases inflamáveis.
b) Sólido Inflamável, que reage perigosamente com a água, liberando gases tóxicos.
c) Substância Oxidante, que libera gases tóxicos e quando reage com a água ocorre uma violenta reação espontânea.
d) Sólido Inflamável, que reage com a água, cessa a liberação de gases tóxicos.
e) Substância Oxidante, que reage com a água e ocorre uma reação química liberando gases inflamáveis.

FCC - TRF 3ª - Segurança do Trabalho - 2014
Segurança no Trabalho / Geral

O Ministério do Trabalho definiu as atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho. A legislação pertinente que descreve as suas atividades profissionais é a Portaria

a) nº 25, de 29 de Dezembro de 1994.
b) nº 3.214, de 08 de Julho de 1979.
c) nº 10, de 1º de Julho de 1993.
d) nº 3.275, de 21 de Setembro de 1989.
e) nº 03, de 07 de Fevereiro de 1988.

FCC - TRF 3ª - Segurança do Trabalho - 2014
Segurança no Trabalho / Geral

Avaliando a exposição do agente físico calor em uma plantação de algodão, onde é exigido que os trabalhadores trabalhem à céu aberto no período da manhã, das 5 às 10h, e o local revelou as seguintes características: Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo ? IBUTG; TBN (TBU) = 25,0 °C; TG = 30,0 °C e TBS = 28,0 °C. É correto afirmar que o IBUTG médio para uma atividade leve na coleta de algodão é de

a) 26,1 °C e o regime de trabalho, com o tipo de atividade intermitente e descanso no próprio local de trabalho, é considerado contínuo.
b) 26,3 °C e o regime de trabalho, com o tipo de atividade intermitente e descanso no próprio local de trabalho, é considerado contínuo.
c) 26,5 °C e o regime de trabalho, com o tipo de atividade intermitente e descanso no próprio local de trabalho, é considerado contínuo.
d) 28,5 °C e o regime de trabalho, com descanso no próprio local de trabalho exige uma pausa de no mínimo 15 minutos de descanso.
e) 29,0 °C e não é permitido o trabalho, sem a adoção de medidas adequadas de controle.

FCC - TRF 3ª - Segurança do Trabalho - 2014
Segurança no Trabalho / Geral

Em uma determinada empresa do setor da construção civil, com 200 funcionários, ocorreram 2 acidentes do trabalho no ano de 2012, sendo o primeiro acidente de trajeto e o segundo acidente típico de trabalho que provocou uma lesão no trabalhador afastando-o por 200 dias. Os dias debitados, de acordo com a NBR 14.280, equivalem a 1)800 dias. Sabendo-se que naquele ano os empregados trabalharam 250 dias úteis e a jornada de trabalho é de 8 horas diárias, a taxa de gravidade (Tg) e frequência (Tf), respectivamente, desta empresa são:

a) Tg = 40.000 e Tf = 20,0.
b) Tg = 5.000 e Tf = 5,0.
c) Tg = 10.000 e Tf = 2,5.
d) Tg = 10.000 e Tf = 5,0.
e) Tg = 5.000 e Tf = 2,5.

FCC - TRF 3ª - Segurança do Trabalho - 2014
Segurança no Trabalho / Geral

Um compressor de ar comprimido em uma indústria produz sozinho um nível de pressão sonora de 87 dB(A), indicada no instrumento de avaliação de nível de pressão sonora, o decibelímetro. Dois compressores idênticos e funcionando simultaneamente produzirão um nível de pressão sonora no decibelímetro, sem considerar o ruído de fundo, igual a: Dados: å

a) 90,0 dB (A).
b) 87,0 dB (A).
c) 87,3 dB (A).
d) 111,0 dB (A).
e) 174,0 dB (A).

FCC - TRF 3ª - Segurança do Trabalho - 2014
Segurança no Trabalho / Geral

Um técnico realizou uma avaliação ambiental coletando dez amostras no ambiente de trabalho de um funcionário exposto ao agente químico Álcool Etílico e as enviou para um laboratório de análises químicas. As avaliações foram realizadas em intervalos de, no mínimo, 20 minutos entre uma e outra. Das dez amostragens realizadas, 4 revelaram concentrações de 500 ppm, 3 amostras com 550 ppm, 2 amostras com 750 ppm e 1 amostra com 900 ppm. De acordo com o Anexo 11, da NR-15, essa substância tem limite de tolerância de 780 ppm e fator de desvio de 1,) 25) Analisando criticamente os dados, conclui-se que o valor máximo (VM), a concentração média (CM) e o grau de insalubridade a ser considerado no caso de sua caracterização, respectivamente, resultam em:

a) VM = 975 ppm, CM = 605 ppm e o trabalhador tem direito ao adicional de insalubridade e grau de insalubridade a ser considerado no caso de sua caracterização é o percentual mínimo de 10%.
b) VM = 975 ppm, CM = 605 ppm e o trabalhador não tem direito ao adicional de insalubridade.
c) VM = 975 ppm, CM = 675 ppm e o trabalhador tem direito ao adicional de insalubridade e grau de insalubridade a ser considerado no caso de sua caracterização é o percentual médio de 20%.
d) VM = 900 ppm, CM = 675 ppm e o trabalhador tem direito ao adicional de insalubridade e grau de insalubridade a ser considerado no caso de sua caracterização é o percentual médio de 40%.
e) VM = 780 ppm, CM = 675 ppm e o trabalhador tem direito ao adicional de insalubridade e grau de insalubridade a ser considerado no caso de sua caracterização é o percentual médio de 20%.

FCC - TRF 3ª - Segurança do Trabalho - 2014
Segurança no Trabalho / Geral

Um Técnico de Segurança do Trabalho, na instituição, identificou alguns agentes nocivos aos trabalhadores que não estavam contemplados no mapa risco: 1) iluminação inadequada, 2) umidade, 3) animais peçonhentos, 4) óleo solúvel em água e 5) pó em cima dos móveis. Estes riscos ocupacionais, de acordo com a sua natureza, são classificados, respectivamente, como risco

a) ergonômico, físico, de acidente, químico e químico.
b) ergonômico, de acidente, biológico, químico e biológico.
c) de acidente, biológico, biológico, de acidente e biológico.
d) de acidente, físico, de acidente, químico e químico.
e) de acidente, físico, biológico, químico e biológico.

FCC - TRF 3ª - Segurança do Trabalho - 2014
Segurança no Trabalho / Geral

Um trabalhador fica exposto a vários níveis de pressão sonora, ou ruídos, durante a sua jornada de trabalho diário, sendo 95 dBa) durante 1 hora de exposição, 80 dB
a) durante 3 horas de exposição, 90 dB
a) durante 2 horas e 85 dB
a) durante 2 horas. O resultado da exposição deste trabalhador, de acordo com o anexo 1 da NR 15, referente aos limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente por meio da dose diária, é de

a) 125,0% e a atividade não é caracterizada insalubre.
b) 125,0% e a atividade é caracterizada insalubre.
c) 100,0% e a atividade não é caracterizada insalubre.
d) 100,0% e a atividade é caracterizada insalubre.
e) 162,5% e a atividade é caracterizada insalubre.

FCC - TRF 3ª - Segurança do Trabalho - 2014
Segurança no Trabalho / Geral

As Brigadas de Incêndio nas empresas e em repartições são grupos organizados por pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção de incêndios. De acordo com a NBR 14726 (atual), o dimensionamento total de brigadistas de uma agência bancária, de grupo D ? serviço profissional, divisão D1 ? condução de negócios, grau de risco médio, com uma composição mínima de Brigada de Incêndio por pavimento ou compartimento até 10 funcionários, é de 4 brigadistas. O número total de brigadistas, para uma população fixa de 36 funcionários, para um único pavimento, é de

a) 6.
b) 7.
c) 8.
d) 18.
e) 29.

FCC - TRF 3ª - Segurança do Trabalho - 2014
Segurança no Trabalho / Geral

O DR e DPS nas instalações elétricas, conforme descreve a norma NBR 5410, são equipamentos, ou dispositivos, para proteção dos usuários das instalações elétricas, que tem a função de proteção

a) do condutor elétrico e contra surtos.
b) do condutor elétrico e contra curto-circuito.
c) contra descargas atmosféricas e contra surtos.
d) contra choque elétrico e contra curto-circuito.
e) contra choque elétrico e contra surtos.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.