Questões de Segurança e Transporte de Mecânica de Automóveis

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FCC - TRT 18ª - Técnico Judiciário - Segurança - 2013
Segurança e Transporte / Mecânica de Automóveis

Os pneus traseiros de um veículo apresentam desgaste acentuado no centro da banda de rodagem. Isso é causado devido

a) à pressão de calibração abaixo do recomendado.
b) à pressão de calibração de acordo com o recomendado.
c) à pressão de calibração acima do recomendado.
d) ao pneu não ser o especificado para o veículo.
e) à roda ser de diâmetro maior do que o especificado.

FCC - TRT 18ª - Técnico Judiciário - Segurança - 2013
Segurança e Transporte / Mecânica de Automóveis

Ao trafegar com um veículo, equipado com pneus que possuem gravadas na sua lateral, entre outras, as especificações "195/65 R 15" e pequenos triângulos que compõe o TWI, você foi parado por um policial para averiguações de rotina, documentação, estado geral do veículo, etc. Esse policial acabou aplicando uma multa, pois os pneus ultrapassaram o limite de desgaste determinado por lei. A especificação que serviu de referência para o guarda perceber o desgaste dos pneus foi

a) "195".
b) "65".
c) TWI.
d) "15".
e) "R".

FCC - TRT 18ª - Técnico Judiciário - Segurança - 2013
Segurança e Transporte / Mecânica de Automóveis

Ao trafegar com um veículo, em momentos de desvio de trajetória, por exemplo numa curva, a luz indicadora do óleo lubrificante do motor pisca, voltando a se apagar com o veículo em linha reta. A causa provável disso é:

a) óleo lubrificante abaixo do nível mínimo.
b) óleo lubrificante no nível máximo.
c) inclinação excessiva da carroceria devido a amortecedores fracos.
d) inclinação excessiva do motor devido a um coxim quebrado.
e) conector do interruptor da luz indicadora do óleo lubrificante quebrado.

FCC - TRT 18ª - Técnico Judiciário - Segurança - 2013
Segurança e Transporte / Mecânica de Automóveis

Você foi a um posto de serviços para trocar o óleo lubrificante do motor. Enquanto esperava observou que no veículo, mesmo estando num piso nivelado, o lado esquerdo estava mais baixo que o lado direito. Isso acontece porque

a) a mola da suspensão do lado direito do veículo está quebrada.
b) a mola da suspensão do lado esquerdo do veículo está quebrada.
c) o tanque de combustível está cheio.
d) o amortecedor do lado direito do veículo está sem ação.
e) o amortecedor do lado esquerdo do veículo está sem ação.

FCC - TRT 18ª - Técnico Judiciário - Segurança - 2013
Segurança e Transporte / Mecânica de Automóveis

Você está dirigindo um veículo equipado com direção servo-assistida hidraulicamente e parou num semáforo que estava fechado. Ao colocar o veículo novamente em movimento quando o semáforo ficou verde, percebeu que o volante de direção estava necessitando de muita força para ser girado. Isso aconteceu porque

a) a caixa de direção travou.
b) um dos terminais de direção quebrou.
c) vazou óleo de um dos amortecedores da suspensão dianteira.
d) a correia de acessórios quebrou.
e) a correia dentada quebrou.

CESPE - TJ - AC - Motorista - 2012
Segurança e Transporte / Mecânica de Automóveis

Acerca do funcionamento dos diversos componentes de um veículo, julgue os itens subsequentes.

A junta do cabeçote é fabricada em amianto e recebe reforços metálicos para resistir às altas temperaturas e pressões causadas pela combustão da mistura, devendo ser substituída toda vez que o cabeçote for retirado.

CESPE - TJ - AC - Motorista - 2012
Segurança e Transporte / Mecânica de Automóveis

Acerca do funcionamento dos diversos componentes de um veículo, julgue os itens subsequentes.

Um motor equipado com comando de válvulas no cabeçote, conhecidos como OHC (over head canshaft), dispensa o uso de hastes de válvulas e, portanto, pode trabalhar em altas rotações.

CESPE - TJ - AC - Motorista - 2012
Segurança e Transporte / Mecânica de Automóveis

Acerca do funcionamento dos diversos componentes de um veículo, julgue os itens subsequentes.

Os óleos classificados como SA são recomendados para serviços de utilitários com motores a diesel ou a gasolina que operam em condições suaves. Já os classificados como SD asseguram maior proteção aos veículos que operam em altas e baixas temperaturas.

CESPE - TJ - AC - Motorista - 2012
Segurança e Transporte / Mecânica de Automóveis

Acerca da manutenção dos sistemas de alimentação e de arrefecimento de um motor, julgue os próximos itens.

Em um sistema de arrefecimento a ar, os defeitos são mais raros e se consegue manter a temperatura do motor uniforme, independentemente da temperatura externa.

CESPE - TJ - AC - Motorista - 2012
Segurança e Transporte / Mecânica de Automóveis

Acerca da manutenção dos sistemas de alimentação e de arrefecimento de um motor, julgue os próximos itens.

Quando o carburador, recentemente regulado, não permite aceleração rápida do motor, deve-se verificar se o volume de combustível injetado está fora do especificado ou se o tubo injetor encontra-se obstruído.



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