Questões de Raciocínio Lógico de Álgebra

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UPENET - COMPESA - Contador - 2013
Raciocínio Lógico / Álgebra

Dadas as afirmações proposicionais equivalentes:

1ª) p p p
2ª) p q q p
3ª) (p q) p q
4ª) p p
5ª) p q r p (q r)

Dentre elas, a INCORRETA é a

a) primeira.
b) segunda.
c) terceira.
d) quarta.
e) quinta.

ESAF - STN - Analista de Finanças e Controle - Conhecimentos bá - 2013
Raciocínio Lógico / Álgebra

Para que a reta de equação 2x - y + 2 = 0 seja perpendicular à reta de equação kx + 2y + 4 = 0, o valor da constante k deve ser igual a:

a) 3
b) 1/2
c) 2
d) 1
e) 1/3

FCC - TRF 2ª - Técnico Judiciário - Área Administrativa - 2012
Raciocínio Lógico / Álgebra

Considere a igualdade x + (4 + y) . i = (6 - x) + 2yi , em que x e y são números reais e i é a unidade imaginária. O módulo do número complexo z = x + yi, é um número

a) primo.
b) maior que 10.
c) quadrado perfeito.
d) irracional.
e) racional não inteiro.

CESGRANRIO - PROMINP - Grupo B - Nível Básico II - 2012
Raciocínio Lógico / Álgebra

Um aluno curioso perguntou ao professor de matemática qual era a idade de seu filho. Aproveitando a curiosidade do aluno, o professor disse que a idade atual de seu filho, em anos, era igual à maior raiz da equação x²- 12x + 32 = 0.

O aluno fez os cálculos e concluiu que o filho do professor tinha

a) 4 anos
b) 6 anos
c) 8 anos
d) 10 anos
e) 12 anos

FCC - TRT 24ª - Técnico Judiciário - Administrativo - 2011
Raciocínio Lógico / Álgebra

Indagado sobre o número de processos que havia arquivado certo dia, um Técnico Judiciário, que gostava muito de Matemática, respondeu:

- O número de processos que arquivei é igual a 12,25² - 10,25².

Chamando X o total de processos que ele arquivou, então é correto afirmar que:

a) X < 20.
b) 20 < X < 30.
c) 30 < X < 38.
d) 38 < X < 42.
e) X > 42.

FCC - TRT 24ª - Analista Judiciário - Administrativo - 2011
Raciocínio Lógico / Álgebra

Nicanor deveria efetuar a divisão de um número inteiro e positivo N, de três algarismos, por 63; entretanto, ao copiar N, ele enganou-se, invertendo as posições dos dígitos extremos e mantendo o seu dígito central. Assim, ao efetuar a divisão do número obtido por 63, obteve quociente 14 e resto 24. Nessas condições, se q e r são, respectivamente, o quociente e o resto da divisão de N por 63, então:

a) q + r = 50.
b) r < 40.
c) q < 9.
d) r é múltiplo de 4.
e) q é um quadrado perfeito.

FCC - TRT 22ª - Técnico Judiciário - Administrativa - 2010
Raciocínio Lógico / Álgebra

Seja XYZ um número inteiro e positivo em que X, Y e Z representam os algarismos das centenas, das dezenas e das unidades, respectivamente. Sabendo que 36 935 ÷ (XYZ) = 83, é correto afirmar que

a) X = Z
b) X . Y = 16
c) Z - Y = 2X
d) Y = 2X
e) Z = X + 2

CONESUL - BANESTES - Analista Econômico-Financeiro - 2008
Raciocínio Lógico / Álgebra

Seja f a seguinte função numérica: f(x) = y + 1. Dado isso, considere as seguintes afirmações.

I. Para todo número natural k, existe um inteiro positivo n tal que f(k) = n.
II. Existe um número natural k tal que, para todo número natural n, f(k) = n.
III. Não existe um número natural k tal que f(k) = 0.

Tendo em vista essas afirmações, assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmação I é verdadeira.
b) Apenas a afirmação II é verdadeira.
c) Apenas a afirmação III é verdadeira.
d) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
e) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

ESAF - CGU - Técnico de Finanças e Controle - 2008
Raciocínio Lógico / Álgebra

Considerando o sistema de equações lineares ,pode-se corretamente afirmar que:

a) se p = -2 e q != 4, então o sistema é impossível.
b) se p != -2 e q = 4, então o sistema é possível e indeterminado.
c) se p = -2, então o sistema é possível e determinado.
d) se p = -2 e q != 4, então o sistema é possível e indeterminado.
e) se p = 2 e q = 4, então o sistema é impossível.

ESAF - ENAP - Administrador - 2006
Raciocínio Lógico / Álgebra

Sabe-se que x pertence ao conjunto dos números reais R. Sabe-se, também, que

3 x + 2< -x + 3 <= x +4.
Então, pode-se afirmar que

a) -0,5 <= x < 0,25.
b) -0,5 < x <= 0,25.
c) 0,5 < x <= - 0,25.
d) 0,5 <= x< 0,25.
e) -0,5 <= x <= 0,25.

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