Questões de Psicologia de História da psicologia

 /   /   /  História da psicologia

Pesquise mais Questões de Psicologia de História da psicologia abaixo,

UFSC - UFSC - Psicólogo - Clínico - 2011
Psicologia / História da psicologia

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre a relação entre psicologia e políticas públicas.

( ) Ambas constituem um conjunto de normas que orientam práticas e respaldam os direitos dos indivíduos nos diversos níveis e setores da sociedade.
( ) Resultados de pesquisas científicas em diferentes áreas de conhecimento da psicologia têm sido utilizados como referência na implementação de políticas públicas no Brasil.
( ) A psicologia tem impedido o surgimento de políticas públicas baseadas na interpretação meramente ideológica das necessidades sociais.
( ) Profissionais da psicologia legitimam os grupos de controle social destas políticas, estabelecendo suas leis e normas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

a) F - V - V - F
b) F - F - V - V
c) V - F - V - F
d) V - V - F - V
e) F - V - F - F

UFSC - UFSC - Psicólogo - Clínico - 2011
Psicologia / História da psicologia

Levando-se em consideração a abordagem histórico-cultural em psicologia, é CORRETO afirmar que:

a) busca comprovar cientificamente a relação entre o caráter hegemônico da luta de classes e a necessidade de superação da função adequacionista na produção de conhecimentos da psicologia científica.
b) busca na concepção filosófica do materialismo histórico e dialético elementos para a negação do método em psicologia.
c) busca na concepção filosófica do materialismo histórico e dialético os princípios metodológicos necessários à produção e à análise crítica do conhecimento psicológico.
d) busca comprovar cientificamente que a produção de conhecimento em psicologia deve ser a práxis histórico-cultural.
e) busca na concepção filosófica do materialismo histórico e dialético princípios metodológicos que permitam lidar com categorias prévias de análise, tais como a história, a cultura e a desigualdade social.

CIAAR - EAOT - Psicologia Clínica - 2010
Psicologia / História da psicologia

Sobre o desenvolvimento da ciência psicológica, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Um fator contextual que elencou o avanço da ciência psicológica foi a percepção de que se desejassem que seus departamentos acadêmicos, orçamentos e rendas crescessem, teriam que demonstrar aos administradores que a psicologia poderia ter utilidade na solução de problemas sociais, educacionais e industriais.
II. Uma rápida mudança de ênfase na psicologia americana se deu na aplicação do experimentalismo acadêmico para a aplicação de psicologia à aprendizagem, ao ensino e a outras questões práticas da sala de aula.
III. Outra influência contextual foram as guerras, entretanto, influenciaram de maneira negativa, as experiências de psicólogos desaceleraram pelos problemas com a guerra.
IV. Nos primeiros anos do século XX, a natureza da psicologia americana e o tipo de trabalho que muitos psicólogos faziam sofreram uma drástica mudança, basicamente como resultado de oportunidades econômicas.

a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Apenas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas I, III e IV estão corretas.
d) I, II, III e IV estão corretas.

CIAAR - EAOT - Psicologia Clínica - 2010
Psicologia / História da psicologia

Considerando a história da Psicologia, informe se é verdadeiro (V) ou Falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A psicologia de Wundt recorreu aos métodos experimentais das ciências naturais, tendo como objeto de estudo a consciência, considerando que ela ( consciência ) incluia muitas partes ou características distintas e podia ser estudada pelo método da análise ou redução.
( ) Os trabalhos feitos no laboratório de Leipzig foram importantes, mas não apresentaram resultados que demonstravam ser possível uma ciência psicológica com bases experimentais.
( ) Titchener, com o estruturalismo, concentrou seus estudos em uma ciência do comportamento que lidava apenas com atos comportamentais observáveis, passíveis de descrição objetiva em termos de estímulo e resposta.
( ) Nos Estados Unidos, a psicologia assumiu uma atuação prática, tendo Hall, Cattell e Witmer como alguns dos precursores da psicologia aplicada que levou a ciência para a educação, aos negócios e à indústria, aos centros de testes, aos tribunais e às clínicas de saúde mental.

a) F - F - V - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

NUCEPE - PGE - PI - Analista Ministerial - Psicólogo - 2009
Psicologia / História da psicologia

Como método pedagógico, o Construcionismo parte do pressuposto de que o conhecimento humano se desenvolve a partir:

a) de uma postura pragmática e racionalista diante dos fatos da vida cotidiana.
b) de trocas de significados das experiências vividas por pessoas historicamente situadas.
c) da utilização operativa de métodos científicos de análise racional.
d) de uma base filosófica para a qual a verdade absoluta só pode ser acessada pela construção intelectual.
e) de um método científico positivista baseado nas premissas de Augusto Comte.

FUNRIO - Pref- Coronel Fabriciano - MG - Psicólogo - 2008
Psicologia / História da psicologia

Psicólogo americano de notável influência para a psicologia como um observador da vida humana, colocando ênfase na maneira como a consciência e os processos mentais auxiliam as pessoas a se ajustarem as suas experiências. O movimento atribuído as conseqüências de suas idéias é chamado de funcionalismo. Estamos falando de:

A) Wilhelm Wundt
B) Gustav Fechner
C) William James
D) John Watson
E) Abraham Maslow

FUNRIO - Pref- Coronel Fabriciano - MG - Psicólogo - 2008
Psicologia / História da psicologia

A psicologia como ciência se ocupa de:

A) focalizar os aspectos inatos em detrimentos dos subjetivos.
B) ser concreta e objetiva de forma assistemática e intuitiva.
C) conhecer a realidade social baseada no senso comum.
D) refletir sobre o cotidiano por meio de seu estudo sistemático.
E) transformar o objeto de investigação em realidade coloquial.

CESPE - PM - RIO BRANCO - AC - Psicólogo - 2007
Psicologia / História da psicologia

Julgue os itens subseqüentes com relação às diferentes linhas de pensamento da psicologia.

Watson, reformulando a teoria comportamental de Skinner, propõe que o objeto de estudo da psicologia deve ser o comportamento do sujeito interagindo com o seu meio ambiente.

CESPE - PM - RIO BRANCO - AC - Psicólogo - 2007
Psicologia / História da psicologia

Julgue os itens subseqüentes com relação às diferentes linhas de pensamento da psicologia.

O método da psicologia da gestalt consiste na descrição ingênua dos fenômenos tais como aparecem na consciência, antes de qualquer reflexão ou análise.

CESPE - PM - RIO BRANCO - AC - Psicólogo - 2007
Psicologia / História da psicologia

Julgue os itens subseqüentes com relação às diferentes linhas de pensamento da psicologia.

O método do comportamentalismo, proposto por Watson, corresponde ao de qualquer ciência como a observação e a experimentação dos comportamentos observáveis.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.