Questões de Pedagogia de Geral

Pesquise mais Questões de Pedagogia de Geral abaixo,

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Pedagogia / Geral

A Emenda Constitucional no 59/2009 estabeleceu que o dever do Estado com a educação terá efetivado mediante

a) a organização da educação básica em ensino fundamental e ensino médio.
b) o oferecimento de vagas ao ensino fundamental a partir dos 6 (seis) anos de idade.
c) a obrigatoriedade, por parte dos pais, em matricular seus filhos a partir dos 7 (sete) anos de idade.
d) a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
e) a gratuidade da educação infantil ao ensino superior.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Pedagogia / Geral

Em relação à gestão democrática do ensino público na educação básica, a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) preveem:

I. participação dos docentes na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II. definição do material didático da escola pelos especialistas das secretarias de educação.
III. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
IV. ciência do processo pedagógico, bem como participação da definição das propostas educacionais, como direito dos pais ou responsáveis.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Pedagogia / Geral

A Lei nº 9.394/96, estabelece que a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização [...] Contribuindo para o acesso e a permanência dos alunos na escola, o Art. 23 desta Lei propõe que se considere

a) as diferentes características regionais das escolas e a adequação ao processo de aprendizagem dos alunos.
b) as dificuldades cognitivas dos alunos com baixo rendimento escolar, garantindo assistência psicológica pelo Programa Saúde da Família.
c) o multiculturalismo existente na escola e a recuperação paralela para a aquisição dos conhecimentos não ensinados por alguns povos.
d) as diferenças de ensino nas redes públicas, oferecendo formação aos professores para o aperfeiçoamento de um núcleo comum.
e) a defasagem de aprendizagem dos alunos das escolas públicas, requerendo auxílio dos pais no incentivo aos estudos.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Pedagogia / Geral

Dentre outras, são condições para uma escola democrática:

I. O livre fluxo das ideias, independentemente de sua popularidade, que permite às pessoas estarem tão bem informadas quanto possível.
II. O uso da reflexão e da análise crítica para avaliar ideias, problemas e políticas.
III. Preocupação com a dignidade e os direitos dos indivíduos e das minorias.
IV. A organização de instituições sociais para promover e ampliar o modo de vida democrático.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e IV, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) II e III, apenas.
e) III e IV, apenas.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Pedagogia / Geral

Diretamente ligada à certificação está a vontade de dominar os saberes escolares na expectativa de que esse domínio permita a ascensão social, seja pela possibilidade de aprovação em concurso público ou teste para preenchimento de vagas de melhores empregos, seja pela vontade de alcançar e cursar o ensino superior [...] De qualquer modo existe, por parte do aluno de educação de jovens e adultos, um desejo de saber, cuja criticidade pode ser maior ou menor em razão das experiências da pessoa e do tipo de programa em que ela se inserir. Outra forte razão para a procura de programas de ampliação de escolaridade é a

a) empregabilidade exigida pela sociedade de consumo.
b) busca do reconhecimento social e da afirmação da autoestima.
c) necessidade de especialização para inserção no mercado informal.
d) grande demanda por trabalhadores que dominam múltiplas habilidades.
e) oferta da bolsa de estudo a partir do ensino médio.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Pedagogia / Geral

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB no 9394/96), a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade

I. o pleno desenvolvimento do educando; seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
II. o desenvolvimento integral das habilidades do educando: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.
III. o desenvolvimento intelectual do educando e a maturação gradativa de suas etapas emocionais.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) III.
b) I e II.
c) I.
d) II e III.
e) I, II e III.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Pedagogia / Geral

O predomínio do caráter intelectual corresponde às etapas em que a ênfase está na elaboração do real e no conhecimento do mundo físico. A dominância do caráter afetivo e, consequentemente, das relações com o mundo humano, correspondem às etapas que se prestam à construção do eu. Diante disso, Wallon

a) concebe o desenvolvimento afetivo como uma estrutura de apoio para que possa haver o desenvolvi mento intelectual do ser humano.
b) indica o desenvolvimento do pensamento concreto e a aquisição da linguagem como elementos funda mentais para a organização afetiva de uma pessoa.
c) defende que sem o desenvolvimento afetivo, a pessoa não adquire a capacidade plena de realizar o pensamento abstrato.
d) vê o desenvolvimento da pessoa como uma construção progressiva em que se sucedem fases com pre dominância alternadamente afetiva e cognitiva.
e) defende uma concepção dialética para o desenvolvimento de pessoas jovens e adultas que não puderam vivenciar sua afetividade quando era criança.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Pedagogia / Geral

Considere as afirmativas abaixo, enquanto propostas para superar as críticas ao caráter apenas instrumental e neutro da didática.

I. Sua perspectiva fundamental assume a multidimensionalidade do processo de ensinoaprendizagem e coloca a articulação das três dimensões: técnica, humana e política, no centro configurador de sua temática.
II. Procura partir da análise da prática pedagógica concreta e de seus determinantes.
III. Tem na competência técnica a melhor direção para um ensino de qualidade.
IV. Contextualiza a prática pedagógica e procura repensar as dimensões técnica e humana, sempre situando- as.
V. Analisa as diferentes metodologias explicitando seus pressupostos, o contexto em que foram geradas, a visão de homem, de sociedade, de conheci mento e de educação que veiculam.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I, III e V.
b) II, III e IV.
c) II, III e V.
d) I, II, IV e V.
e) I, III, IV e V.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Pedagogia / Geral

As afirmações a seguir referem-se ao princípio da autonomia na capacitação do aluno. Analise a sua veracidade e se existe relação entre elas. A autonomia, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, é apresentada como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e como princípio orientador das práticas pedagógicas PORQUE O aluno, para refletir, participar e assumir responsabilidades, necessita inserir-se em um processo pedagógico, cuja opção metodológica, priorize estas ações e o considere construtor do próprio conhecimento.

a) A primeira afirmação é verdadeira, a segunda é falsa e não a justifica.
b) As duas afirmações são falsas, não havendo relação entre elas.
c) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
d) As duas afirmações são verdadeiras, entretanto a segunda não justifica a primeira.
e) A primeira afirmação é falsa, a segunda é verdadeira e não estão relacionadas.

FCC - TCE - PI - Pedagogo - 2014
Pedagogia / Geral

A evasão escolar constitui preocupação para o gestor local, para os sistemas de ensino e para a sociedade como um todo, que se afasta dos mínimos desejados de educação para todos. Para evitá-la, é necessário que a escola inclua, entre as suas responsabilidades,

a) a moderação nos processos avaliativos e a adoção da promoção automaticamente, de forma que todos possam atingir níveis de aprovação e fiquem satisfeitos.
b) o controle efetivo da permanência do aluno, permitindo seu desligamento apenas em situações especiais.
c) a distribuição de recompensas para garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola.
d) a moderação nos critérios para o acesso de forma que as salas fiquem sempre cheias e a evasão natural não prejudique a escola.
e) o combate ao bullying e à discriminação, de qualquer ordem, além do cuidado com a apreciação e autoestima de cada um aluno, em particular.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.