Pesquise mais Questões de Pedagogia Utilizando o Filtro abaixo,

CESPE - Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) - Auditor de Controle Externo - 2016
Questões de Pedagogia / Geral

A respeito de trilhas de aprendizagem, julgue os itens a seguir. A opção pela formação por meio das trilhas de aprendizagem reduz a responsabilidade da empresa, uma vez que o empregado traça, de forma autônoma, os caminhos a serem seguidos, buscando a sua formação de maneira independente.

- Prefeitura de Acari - RN - Professor Nível I - 2016
Questões de Pedagogia / Geral

Em relação à compreensão sobre papel da didática, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A. Uma das funções mais relevantes da didática, atualmente, é a de buscar compreender e transformar a escola em local de ensino e formação.
  • B. A abordagem ecológica considera que a didática deve tomar como foco de análise a sala de aula nos seus nexos com os múltiplos contextos curriculares.
  • C. De acordo com a perspectiva crítica, a didática é, acima de tudo, a construção de conhecimentos que possibilitem a mediação entre o que é preciso ensinar e o que é necessário aprender.
  • D. A didática, de acordo a perspectiva crítica, é vista como um campo de estudos e pesquisas voltado para a tarefa de fundamentar o processo ensino-aprendizagem como uma prática social.
  • E. Conforme concepções críticas sobre a didática, a compreensão do fenômeno ensino-aprendizagem se esgota no acontecimento da aula.

CONSULPLAN - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES - Pedagogo - 2016
Questões de Pedagogia / Geral

É notável que as grandes transformações na educação brasileira, em termos de universalização do acesso e consolidação de um projeto de educação para todos, tenham ocorrido muito recentemente. No final da década de 1970 e início da de 1980 iniciou-se a expansão da rede pública de ensino no Brasil. A Constituição Federal de 1988, com todas as contradições enfrentadas, ajudou a consolidar e projetar a ideia política de uma educação republicana e democrática. No Brasil destaca-se, a partir da década de 1990, a estruturação dos elementos centrais que possibilitaram a expansão e a consolidação da educação básica pública: diretrizes, financiamento e avaliação. Nesse sentido, são marcos importantes, EXCETO:

  • A. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece princípios e direitos, determinando competências para sua garantia.
  • B. Os mecanismos transparentes de financiamento, com a criação do Fundef (1996) e posterior Fundeb (2007) – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
  • C. A implantação do programa cultural do MOBRAL, criado com o objetivo de dar prosseguimento à formação acadêmica do indivíduo. Vislumbrava a disseminação da cultura, valorizava e preservava os valores vigentes.
  • D. A implantação de mecanismos de avaliação periódicos com dados publicados. Na década de 1990 teve início o “Provão”, que avaliava os cursos do Ensino Superior e durou de 1996 a 2003. Para a Educação Básica destaca-se a criação, em 2007, do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

CESPE - Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) - Auditor de Controle Externo - 2016
Questões de Pedagogia / Geral

A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes. Os indivíduos que ocupam cargos de liderança destacam-se dos demais colaboradores porque sua habilidade natural de dominar o raciocínio criativo os condiciona a angariar um conhecimento global acerca da empresa.

- Prefeitura de Acari - RN - Professor Nível I - 2016
Questões de Pedagogia / Geral

Sendo uma área da pedagogia, a didática tem no ensino seu objeto de investigação. Em relação aos pressupostos epistemológicos, históricos, sociais e políticos da didática, analise as proposições abaixo e responda:

I. Uma das construções epistemológicas atuais sobre a didática é “descolonização epistemológica da didática”, negando-a como mero campo aplicativo e técnico de uma ciência do conhecimento e como transposição de indicações teóricas externas à compreensão das situações concretas de aprendizagem.

II. Uma das importantes funções da didática é tomar o ensino como prática social e compreender seu funcionamento como tal, sua função social e suas implicações estruturais.

III. Diferentemente dos paradigmas positivistas, a investigação da didática que toma a prática como critério de verdade, entende que teoria e prática devem ser analisados separadamente.

A sequência correta é:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. II e III estão corretas.
  • C. I e III estão corretas.
  • D. I e II estão corretas.
  • E. Apenas a I está correta.

FUNDATEC - Prefeitura de Liberato Salzano - RS - Professor Educação Infantil - 2016
Questões de Pedagogia / Geral

Em Kohan (2005), aparece nitidamente a relação da infância por meio da filosofia e da educação e, ao longo dos textos, transitam pensamentos dos mais diversos filósofos de diferentes períodos da história. Na obra, um dos assuntos de um capítulo é “O que significa aprender?”. De acordo com o autor, sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. A intencionalidade de quem ensina é a garantia para alguém aprender.
  • B. Quem ensina não aprende e quem aprende ensina, se ensinar e aprender tem caráter de experiência.
  • C. Ensinar é oferecer signos e aprender é seguir esses signos por si mesmo.
  • D. Os gregos sugerem que há aprendizagem sem uma experiência de quem aprende, desvinculando, portanto, o ato de aprender da experiência do sujeito que aprende.
  • E. Aprender não é uma virtualidade que se verifica no encontro com outros iguais.

CESPE - Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) - Auditor de Controle Externo - 2016
Questões de Pedagogia / Geral

A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes. Aprender a aprender é uma das competências requeridas dos funcionários no ambiente de trabalho, uma vez que o conhecimento deles compõe o capital intelectual da empresa, e não custos no balanço patrimonial.

CONSULPLAN - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES - Pedagogo - 2016
Questões de Pedagogia / Geral

Sendo a finalidade básica da avaliação trazer subsídios para a tomada de decisão: planejar, intervir ou modificar determinadas situações, relações ou práticas educativas, pode-se afirmar que a avaliação se define em torno de sua função, ou seja, decide-se qual atividade avaliativa será realizada em torno do objetivo que se tem. Considerando a função da avaliação, analise as lacunas de acordo com o tipo de avaliação adequado. 

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. somativa / somativa / formativa
  • B. somativa / formativa / somativa
  • C. formativa / somativa / formativa
  • D. formativa / formativa / somativa

FUNDATEC - Prefeitura de Liberato Salzano - RS - Professor Educação Infantil - 2016
Questões de Pedagogia / Geral

O conteúdo educacional varia de uma sociedade para outra, de acordo com os fatores e interesses dos diversos segmentos sociais. Libâneo (2001) afirma que a pedagogia intervém na prática educativa dando-lhe sentido e condições organizativas e metodológicas, mostrando, assim, a intencionalidade como o traço mais característico da prática educativa. Sobre a intencionalidade, analise as assertivas abaixo:

I. É o fator que reduz drasticamente o poder do docente em relação ao espaço escolar e a sala de aula.

II. É a dimensão ética e normativa da prática educativa.

III. Obriga os educadores a considerarem os conteúdos culturais veiculados pela mídia.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

CESPE - Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) - Auditor de Controle Externo - 2016
Questões de Pedagogia / Geral

A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes. Para ser caracterizada como educação corporativa, a qualificação profissional deve ser promovida mediante a realização de treinamento dentro da organização.

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011