Questões sobre Ortodontia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ortodontia

Paciente com 39 anos de idade, sexo feminino, procurou tratamento odontológico com queixa quanto à sua aparência facial. O exame clínico mostra o mento proeminente e assimétrico e má oclusão de Classe III. A radiografia cefalométrica mostra prognatismo mandibular e deficiência de maxila. O tratamento indicado consiste em alinhamento ortodôntico e estabilização seguidos de

Paciente de sexo masculino, de vinte e dois anos de idade, livre de cárie e doença periodontal, compareceu a serviço odontológico ambulatorial com queixa de fratura coronária total do dente 21 após acidente (cotovelada) durante jogo de futebol, com perda do fragmento. Como se tratava de dente vital, o serviço de urgência que o atendeu durante o final de semana acessou o canal, instrumentou 2/3, colocou curativo de hidróxido de cálcio e fechou o acesso com ionômero de vidro.

Antes da realização do procedimento descrito, foi constatado que o paciente apresentava linha de sorriso alta, fratura ao nível da crista óssea e remanescente radicular de 17 mm, dente 11 com coroa clínica de 9 mm e distância da junção cemento-esmalte à crista óssea de 2,5 mm, e faixa de gengiva queratinizada na região de 4 mm, com biótipo espesso.

Com base no caso clínico precedente, julgue os itens subsequentes.

A proporção raiz/coroa seria maior que 1 com extrusão ortodôntica e inferior a 1 com cirurgia ressectiva sem extrusão.

Os dois problemas mastigatórios relacionados à articulação têmporo-mandibular (ATM) que mais comumente levam as pessoas ao consultório odontológico são as desordens musculares e as desordens articulares.

O diagnóstico diferencial entre as duas através do exame clínico e dos testes diagnósticos é extremamente importante para se estabelecer um tratamento efetivo.

Sendo assim, é importante:

Um paciente com dezessete anos de idade, sistemicamente saudável, compareceu ao consultório odontológico queixando-se de mobilidade nos dentes 11, 36 e 46. Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista verificou que o paciente apresentava 28 dentes e nenhuma lesão de cárie. O aspecto gengival era aparentemente saudável e não havia presença significativa de cálculo. Contudo, o exame periodontal revelou que os dentes 11, 36 e 46 apresentavam sangramento abundante à sondagem. O dente 11 apresentou 10 mm de profundidade de sondagem na região mesiopalatina, enquanto os dentes 36 e 46 apresentaram 9 mm de profundidade de sondagem na região centro-vestibular e 10 mm na região mesiovestibular, sem recessão gengival. Ambos os dentes (36 e 46) apresentaram lesão de furca de grau 3, sem recessão gengival. A mobilidade registrada no dente 11 foi de grau 2, e a nos dentes 36 e 46, de grau 3. O exame radiográfico demonstrou perda óssea vertical nas respectivas faces dos dentes 11, 36 e 46 e confirmou lesão de furca nos dentes 36 e 46.

No que se refere a esse caso clínico, julgue os próximos itens.

A mobilidade de grau 2 registrada no dente 11 indica, conforme a classificação de Miller, mobilidade visível da coroa acima de 3 mm na direção horizontal, enquanto a mobilidade de grau 3 nos dentes 36 e 46 indica intensa mobilidade nas direções horizontal e vertical.

Determinada paciente adulta procurou atendimento odontológico por apresentar mancha escura no dente anterior superior. Ela relatou que, quando era criança, havia sofrido um acidente de bicicleta que lhe provocara trauma nos dentes anteriores. O exame clínico revelou que o incisivo central superior direito apresentava alteração cromática sem cavitação, e o exame radiográfico evidenciou reabsorção interna, conforme mostrado respectivamente nas seguintes imagens.

Acerca dos múltiplos aspectos relacionados a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Nesse tipo de reabsorção interna em nível de coroa dentária, o ritmo da reposição dentinária não acompanha o da sua reabsorção.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis