Questões de Música da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música da FGV

#Questão 1040166 - Música, , FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Desporto e Cultura

O Grupo Música Viva (1938-52), criado por obra de H. J. Koellreutter, visou a instaurar uma nova ordem na música brasileira, em diálogo com a vanguarda internacional:
A música, traduzindo ideias e sentimentos na linguagem dos sons, é um meio de expressão; portanto, produto da vida social. MÚSICA VIVA, compreendendo este fato, combate pela música que revela o eternamente novo, isto é: por uma arte musical que seja a expressão real da época e da sociedade. MÚSICA VIVA estimulará a criação de novas formas musicais que correspondam às ideias novas. MÚSICA VIVA, adotando os princípios de arteação, abandona como ideal a preocupação exclusiva de beleza; pois, toda a arte de nossa época não organizada diretamente sobre o princípio da utilidade será desligada do real”.
Manifesto de 1946, assinado por H. Alimonda, Egídio de Castro e Silva, Guerra-Peixe, Eunice Katunda, H-J. Koellreutter, E. Krieger, G. Marcondes, S. Parpinelli, C. Santoro.
Com base no trecho e em seus conhecimentos, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente contribuições políticas e estéticas do Música Viva para a música moderna brasileira.

#Questão 581016 - Música, Geral, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”.

As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.

#Questão 581017 - Música, Geral, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições.

1. Amplitude.

2. Melodia.

3. Ritmo.

4. Timbre.

( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade.

( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo.

( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências.

( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.

Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.

#Questão 581018 - Música, Geral, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.

( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos de PVC.

( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente será ouvida se ele passar pelo corredor.

( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor atravessa o corredor.

As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 581019 - Música, Geral, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis