Pesquise mais Questões de Medicina Utilizando o Filtro abaixo,

CESPE - Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (2ª edição) - Médico Residente (Pré Requisito: Urologia Programa: Transplante) - 2016
Questões de Medicina / Geral

Um homem de vinte e oito anos de idade, com vida sexual ativa, chega ao consultório com úlcera peniana de 1 cm, indolor, há cinco dias. Não apresenta adenomegalia inguinal palpável.

Em relação a esse caso clínico e aos seus possíveis diagnósticos, julgue os itens a seguir.

No caso em questão, testes não treponêmicos têm alta sensibilidade para diagnóstico e índice de resultados falsos positivos de 1% a 2%.

CESPE - Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (2ª edição) - Médico Residente (Pré Requisito: Cirurgia Geral - 2016
Questões de Medicina / Geral

Um paciente com história de etilismo crônico procurou atendimento médico por apresentar dor recorrente em andar superior do abdome. A tomografia computadorizada realizada no paciente mostrou dilatação de 8 mm e estenoses com calcificação ao longo do ducto pancreático principal.

Considerando esse caso clínico e os múltiplos aspectos a ele associados, julgue os itens a seguir.

Nesse caso clínico, o tratamento cirúrgico deve ser instituído para alívio da dor e tratamento de complicações.

CESPE - Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (2ª edição) - Médico Residente (Pré Requisito: Gastroenterologia - 2016
Questões de Medicina / Geral

As hepatites virais, a despeito do avanço das vacinas e da terapêutica, ainda acometem uma porcentagem significativa da população. Com relação a essa afirmação, julgue os itens que se seguem. O diagnóstico de hepatite por vírus E se dá por detecção do vírus E no tecido hepático, já que não existe teste sorológico confiável para seu diagnóstico.

CESPE - Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) - Médico Residente (Pré Requisito: Cirurgia Torácica - 2016
Questões de Medicina / Geral

Acerca da miastenia, julgue os itens a seguir. É raro encontrar tecido tímico ectópico na gordura mediastinal.

CESPE - Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (2ª edição) - Médico Obstetra - 2016
Questões de Medicina / Geral

Conforme o volume e a descida da cistocele, do prolapso uterino ou da retocele, as distopias podem ser classificadas em diferentes graus. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir. Considera-se distopia de terceiro grau a protrusão que envolve a parede vaginal e órgão adjacente, chegando a atingir o introito vaginal, sem, contudo, ultrapassá-lo completamente.

- Prefeitura de Ituiutaba - MG - Médico Nefrologista - 2016
Questões de Medicina / Geral

A prevalência da doença renal crônica (DRC) está aumentando em todo o mundo. A maior parte das nefropatias crônicas não tem tratamento e progride inexoravelmente para estágios avançados da doença. Nesse contexto, a noção de renoproteção ganhou muita força e baseia-se, sobretudo, numa abordagem terapêutica combinada no tratamento das doenças renais, objetivando, principalmente, redução da pressão arterial e da proteinúria. Sobre a doença renal crônica, a afirmativa CORRETA é:

  • A. A DRC, particularmente nas fases mais avançadas (estágios 4 e 5), pode levar a alterações importantes no estado nutricional e no metabolismo, por causar redução do apetite, distúrbios gastrintestinais, acidose metabólica, resistência à insulina, hiperparatireoidismo secundário e inflamação.
  • B. Pacientes com DRC (pré-terapia substitutiva renal) que fazem treinamento de resistência apresentam redução do processo inflamatório, com diminuição da albumina sérica, redução do peso corporal, aumento da massa muscular, aumento do fator de crescimento de insulina 1 (IGF-1) e até aumento da taxa de filtração glomerular.
  • C. Um aspecto que merece destaque, por ser muito preocupante, é o risco de morte desses pacientes. O acompanhamento de pacientes com DRC estágio 4 (TFG entre 50 e 70 ml/ min), pelo período de 5 anos, demonstrou que o risco de óbito (principalmente por causas cerebrovasculares e cardiovasculares) foi cerca de três vezes maior do que a instituição de tratamento dialítico (47,5% versus 19,9%).
  • D. Nenhuma das alternativas.

CONSULPLAN - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES - Médico do Trabalho - 2016
Questões de Medicina / Geral

Conceitua-se como cardiopatia grave, no âmbito médico-pericial, toda enfermidade que, em caráter permanente, reduz a capacidade funcional do coração a ponto de acarretar alto risco de morte prematura ou impedir o indivíduo de exercer definitivamente suas atividades, não obstante tratamento médico e/ou cirúrgico em curso. São considerados portadores de cardiopatia grave, EXCETO:

  • A. CLASSE III da classificação funcional cardíaca adotada pela NYHA.
  • B. CLASSE IV da classificação funcional cardíaca adotada pela NYHA.
  • C. Cardiopatias congênitas, independente da classe funcional da NYHA.
  • D. Anginas classes III e IV da CCS (Canadian Cardiovascular Society), apesar da terapêutica máxima adequadamente usada.

CESPE - Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (2ª edição) - Médico da Família e Comunidade - 2016
Questões de Medicina / Geral

Julgue os próximos itens, com relação à abordagem clínica dos pacientes portadores de nefropatia diabética e da introdução desta nas diversas modalidades dialíticas. As biguanidas devem ser suspensas nos pacientes com taxa de filtração glomerular menor que 30 mL/min/1,73 m2.

CESPE - Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) - Auditor de Controle Externo - 2016
Questões de Medicina / Geral

Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue os itens a seguir. A monoterapia contínua com corticosteroides inalados é o tratamento indicado para pacientes com DPOC e VEF1 (volume expiratório forçado no 1.º segundo) inferior a 80% do previsto.

CESPE - Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) - Residência em Área Profissional da Saúde (Modalidade: Multiprofissional em Atenção Oncológica - 2016
Questões de Medicina / Geral

A respeito da utilização de anticoncepcionais, julgue os itens que se seguem. O uso de contraceptivos orais à base de progesterona é indicado a mulheres que amamentam e às que não podem usar estrógenos, em razão de expressa contraindicação médica.

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011