Questões de Matemática de Geral

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CESPE - CAIXA - Técnico Bancário Novo - Administrativa - TI - 2014
Matemática / Geral

Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em determinado dia comparecem à agência no período compreendido entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em 3/2/2014.


Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.

No dia 30/1/2014, o 61.º cliente que compareceu à agência foi atendido depois das 12 h 35 min.

CESPE - CAIXA - Técnico Bancário Novo - Administrativa - TI - 2014
Matemática / Geral

Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em determinado dia comparecem à agência no período compreendido entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em 3/2/2014.


Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.

O tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 3/2/2014 diminuiu em relação ao tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.

CESPE - CAIXA - Técnico Bancário Novo - Administrativa - TI - 2014
Matemática / Geral

Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em determinado dia comparecem à agência no período compreendido entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em 3/2/2014.


Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.

O tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 31/1/2014 aumentou em relação ao tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.

FGV - TCE - BA - Agente Público - 2014
Matemática / Geral

Amélia tem quatro filhas. Cada uma dessas quatro filhas, também tem quatro filhas ou não tem filha alguma. Amélia não tem bisnetas. Ao todo, somando filhas e netas, Amélia tem 16 descendentes mulheres.
O número de descendentes mulheres de Amélia que não têm filhas é

a) 10.
b) 11.
c) 12.
d) 13.
e) 14.

FGV - TCE - BA - Agente Público - 2014
Matemática / Geral

Severino gastava com a alimentação da família 30% do seu salário líquido. Certo mês foi promovido no trabalho e seu salário líquido aumentou 20%. Entretanto, nessa época, seus sogros vieram morar com ele e a despesa de alimentação aumentou 40% em relação à anterior.
Após essas mudanças, a porcentagem do salário líquido que Severino gasta com a alimentação de sua família é de

a) 30%.
b) 35%.
c) 40%.
d) 48%.
e) 58%.

FGV - TCE - BA - Agente Público - 2014
Matemática / Geral

Uma formiga está em um plano cartesiano no qual os eixos estão graduados na mesma unidade e a formiga só pode se mover para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda. Não é permitido movimento em nenhuma outra direção. A formiga está no ponto (1, 8) e deseja chegar ao ponto (7, -3).
O número mínimo de unidades de comprimento que a formiga deve percorrer é

a) 12.
b) 14.
c) 15.
d) 17.
e) 18.

FGV - TCE - BA - Agente Público - 2014
Matemática / Geral

Em uma serraria há dez varas de madeira: cinco de 1,40m de comprimento, três de 1,80m e duas de 2,40m. Essas varas devem ser cortadas em pedaços iguais, com o maior comprimento possível e aproveitando toda a madeira.
A quantidade de pedaços que será obtida é

a) 30.
b) 43.
c) 86.
d) 172.
e) 344.

FGV - TCE - BA - Agente Público - 2014
Matemática / Geral

Caetano sai de casa todo dia à mesma hora e vai de bicicleta até a escola.
Quando vai a uma velocidade média de 12 km/h, chega cinco minutos atrasado.
Quando vai a uma velocidade média de 18 km/h, chega cinco minutos adiantado.
A distância da casa de Caetano até a escola, em km, é de

a) 4.
b) 6.
c) 8.
d) 9.
e) 12. )

CESGRANRIO - FINEP - Apoio Administrativo - 2014
Matemática / Geral

Maria tinha 450 mL de tinta vermelha e 750 mL de tinta branca. Para fazer tinta rosa, ela misturou certa quantidade de tinta branca com os 450 mL de tinta vermelha na proporção de duas partes de tinta vermelha para três partes de tinta branca.
Feita a mistura, quantos mL de tinta branca sobraram?

a) 75
b) 125
c) 175
d) 375
e) 675 )

CESGRANRIO - FINEP - Apoio Administrativo - 2014
Matemática / Geral

Um menino estava parado no oitavo degrau de uma escada, contado a partir de sua base (parte mais baixa da escada ). A escada tinha 25 degraus. O menino subiu mais 13 degraus. Logo em seguida, desceu 15 degraus e parou novamente.
A quantos degraus do topo da escada ele parou? )

a) 8
b) 10
c) 11
d) 15
e) 19 )



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