Questões de Fotografia

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CESPE - ANATEL - Técnico Administrativo - Comunicação - 2014
Questões de Fotografia / Geral

O processo de edição de vídeo permite unir, por meio de softwares específicos, imagens e sons em determinada ordem, de modo a formar cenas e sequências que produzem um sentido de continuidade espaço-temporal. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Fusão, também conhecido como fade, é um efeito de transição utilizado entre planos subsequentes com o objetivo de indicar uma passagem de tempo.

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O processo de edição de vídeo permite unir, por meio de softwares específicos, imagens e sons em determinada ordem, de modo a formar cenas e sequências que produzem um sentido de continuidade espaço-temporal. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Fotometria refere-se ao processo de alteração e ajuste de cores na imagem, realizado durante a fase de edição de vídeos.

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O processo de edição de vídeo permite unir, por meio de softwares específicos, imagens e sons em determinada ordem, de modo a formar cenas e sequências que produzem um sentido de continuidade espaço-temporal. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Final Cut Pro, Sony Vegas Pro e Adobe Premiere Pro são softwares utilizados na edição de vídeos.

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O processo de edição de vídeo permite unir, por meio de softwares específicos, imagens e sons em determinada ordem, de modo a formar cenas e sequências que produzem um sentido de continuidade espaço-temporal. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Mixagem é um processo de finalização de som que, realizado juntamente com a edição de imagem, combina diálogos, ruídos, som ambiente e trilha musical em um único canal sonoro.)

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Para montagem e teste de equipamentos utilizados em produções audiovisuais (cabeamento de todos os dispositivos), um técnico de som deverá executar os seguintes passos:

1. gerar sinais de referência a partir de geradores de frequência de som do próprio sistema;
2. testar a qualidade do áudio que chega aos fones de ouvido;
3. ouvir a resposta de cada um dos microfones que será utilizado na cena, avaliando a fidelidade da captação;
4. monitorar, atentamente, a existência de algum humming (ruído elétrico) indesejável que possa trafegar no sistema e tentar eliminá-lo.

Ao empregar a tecnologia atual para o registro sonoro (gravadores digitais multipista), o técnico de som deverá, ainda, fazer a checagem da configuração dos parâmetros para a digitalização do som, organizar o roteamento das entradas de sinal para os canais de gravação, configurar os dispositivos de contagem de tempo e enviar o sinal de time code para a câmera.

João Godoy. O método de trabalho do som direto: manual para captação de som direto em produções audiovisuais. São Paulo: Mnemocine Editorial, 2014, p. 23-4 (com adaptações).

Com base no procedimento descrito acima e nos equipamentos e dispositivos de áudio e vídeo, julgue o item.

O passo 1 pode ser útil para a checagem de chegada de som aos fones de ouvido no passo 2, mas não é suficiente para testar plenamente a qualidade da captação, que dependerá do passo 3.

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Para montagem e teste de equipamentos utilizados em produções audiovisuais (cabeamento de todos os dispositivos), um técnico de som deverá executar os seguintes passos:

1. gerar sinais de referência a partir de geradores de frequência de som do próprio sistema;
2. testar a qualidade do áudio que chega aos fones de ouvido;
3. ouvir a resposta de cada um dos microfones que será utilizado na cena, avaliando a fidelidade da captação;
4. monitorar, atentamente, a existência de algum humming (ruído elétrico) indesejável que possa trafegar no sistema e tentar eliminá-lo.

Ao empregar a tecnologia atual para o registro sonoro (gravadores digitais multipista), o técnico de som deverá, ainda, fazer a checagem da configuração dos parâmetros para a digitalização do som, organizar o roteamento das entradas de sinal para os canais de gravação, configurar os dispositivos de contagem de tempo e enviar o sinal de time code para a câmera.

João Godoy. O método de trabalho do som direto: manual para captação de som direto em produções audiovisuais. São Paulo: Mnemocine Editorial, 2014, p. 23-4 (com adaptações).

Com base no procedimento descrito acima e nos equipamentos e dispositivos de áudio e vídeo, julgue o item.

A utilização de gravadores digitais multipistas reduz as perdas de material de áudio gravado direto, pois, se houver ruído ou falha em um dos canais de áudio, será possível editar o material preservado em outros canais.

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Para montagem e teste de equipamentos utilizados em produções audiovisuais (cabeamento de todos os dispositivos), um técnico de som deverá executar os seguintes passos:

1. gerar sinais de referência a partir de geradores de frequência de som do próprio sistema;
2. testar a qualidade do áudio que chega aos fones de ouvido;
3. ouvir a resposta de cada um dos microfones que será utilizado na cena, avaliando a fidelidade da captação;
4. monitorar, atentamente, a existência de algum humming (ruído elétrico) indesejável que possa trafegar no sistema e tentar eliminá-lo.

Ao empregar a tecnologia atual para o registro sonoro (gravadores digitais multipista), o técnico de som deverá, ainda, fazer a checagem da configuração dos parâmetros para a digitalização do som, organizar o roteamento das entradas de sinal para os canais de gravação, configurar os dispositivos de contagem de tempo e enviar o sinal de time code para a câmera.

João Godoy. O método de trabalho do som direto: manual para captação de som direto em produções audiovisuais. São Paulo: Mnemocine Editorial, 2014, p. 23-4 (com adaptações).

Com base no procedimento descrito acima e nos equipamentos e dispositivos de áudio e vídeo, julgue o item.

O envio do sinal de time code para a câmera tem a finalidade de permitir uma perfeita sincronização entre som e imagem no momento da montagem e edição do produto audiovisual.

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Há diversas formas para recuperar objetos multimídia nos ambientes virtuais. Em bancos de dados convencionais, por exemplo, utiliza-se de forma recorrente a consulta baseada em atributos (metadados) que caracterizam ou descrevem o objeto armazenado.


Internet: < www.academia.edu > (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Nome do autor, locação, data de produção e duração temporal do arquivo são elementos que, embora facilitem a pesquisa e a recuperação de um produto audiovisual, não se classificam como metadados, pois não descrevem o conteúdo do produto.

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Há diversas formas para recuperar objetos multimídia nos ambientes virtuais. Em bancos de dados convencionais, por exemplo, utiliza-se de forma recorrente a consulta baseada em atributos (metadados) que caracterizam ou descrevem o objeto armazenado.


Internet: < www.academia.edu > (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Embora econômica, considerando o reduzido tamanho dos metadados, a metodologia de armazenamento de arquivos multimídia em bancos de dados convencionais e consulta por metadados é limitada, visto que a recuperação depende dos termos descritivos do audiovisual e deixam de lado a riqueza de seu conteúdo imagético e sonoro.

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Julgue os próximos itens, relativos ao uso do software Audacity em trabalhos de edição sonora.

Os efeitos de reverberação e eco, embora de natureza similar, diferenciam-se quanto à duração do intervalo de tempo que separa o som original do repetido: o intervalo de tempo da reverberação é inferior a aproximadamente um décimo de segundo, ao passo que o do eco ocorre quando o intervalo é superior a esse tempo.

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