Questões de Fonoaudiologia

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FUMARC - Polícia Civil - MG - Analista da Polícia Civil - Fonoaudiologia - 2013
Questões de Fonoaudiologia / Geral

Leia a definição dos seguintes processos fonológicos:

I. No processo de anteriorização, ocorre substituição de um som anterior por outro mais posterior.
II. No processo de plosivização, ocorre substituição de um fonema fricativo por um plosivo.
III. No processo de assimilação, ocorre influência total ou parcial de um som da palavra em outro.
IV. No processo de semivocalização de líquida, o fonema é substituído por uma semivogal.
V. No processo de metátese, ocorre um reordenamento na sequência dos sons da palavra.

Estão de acordo com a definição as afirmativas:

a) I, III e IV, apenas.
b) II, III e V, apenas.
c) II, III, IV e V, apenas.
d) I, II, III, IV e V.

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Com o intuito de diferenciar o Distúrbio Específico de Linguagem, o Transtorno do Espectro Autista, o Distúrbio Pragmático-semântico e a Síndrome de Asperger, Bishop (2000) considerou a afetação de três aspectos: a estrutura linguística, o uso social da linguagem e o interesse restrito. Considerando a proposta de Bishop, analise as afirmativas que se seguem:

I. Crianças com Síndrome de Asperger não apresentam tantos problemas com a estrutura linguística nem em interesses restritos.
II. Crianças com Distúrbio Pragmático-semântico apresentam dificuldades no uso social da linguagem.
III. Crianças com Síndrome de Asperger apresentam problemas no uso social da linguagem.
IV. Crianças com Transtorno do Espectro Autista são as que apresentam mais dificuldade nos três aspectos.
V. Crianças com Distúrbio Pragmático-semântico têm dificuldades na compreensão de estruturas linguísticas.

Estão de acordo com a diferenciação proposta por Bishop, apenas as afirmações:

a) I e IV.
b) I, III e IV.
c) II, III e V.
d) II, III, IV e V.

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O Atraso de Linguagem apresenta-se como uma alteração ou defasagem da oralidade que, porém, respeita as etapas habituais do desenvolvimento. Como orientação para o diagnóstico diferencial, qual das opções abaixo NÃO condiz com o quadro de Atraso de Linguagem?

a) Sintaxe primitiva e telegráfica.
b) Manifestações linguísticas desviantes.
c) Resposta positiva ao processo de intervenção.
d) Vocabulário restrito e simplificações fonológicas.

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As variedades terminológicas abaixo relacionadas podem ser usadas para denominar o quadro de Distúrbio Específico de Linguagem, EXCETO:

a) Déficit de Atenção e Hiperatividade.
b) Distúrbio Grave da Expressão Verbal.
c) Transtorno de Linguagem Expressiva.
d) Transtorno Misto da Linguagem Receptivo-Expressiva.

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Analise as asserções a seguir:

O quadro de Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) tem sido estudado sob o ponto de vista neurobiológico, por meio de pesquisas genéticas e por neuroimagem
PORQUE
as manifestações linguísticas do DEL são variadas e possibilitam formas clínicas distintas, o que levou os pesquisadores a propor subclassificações para o quadro.

Acerca dessas asserções, é CORRETO afirmar:

a) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

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Leia as afirmativas abaixo sobre desenvolvimento da leitura e da escrita:

I. No processo de aquisição de leitura e escrita, a criança passa por três fases (a logográfica, a alfabética e a ortográfica), cada uma delas caracterizada por uma estratégia diferente para lidar com o texto escrito.
II. As três estratégias de leitura e escrita não são mutuamente excludentes, coexistindo simultaneamente no leitor e no escritor competente, uma vez que cada estratégia pode ser usada em qualquer momento, dependendo do tipo de item a ser lido ou escrito.
III. Na fase logográfica, a criança usa as pistas contextuais assim como a decodificação alfabética e adquire um vocabulário visual de palavras, entre elas seu próprio nome, não sendo afetada pela ordem em que as letras aparecem na palavra, com exceção da letra inicial.
IV. Na fase alfabética, a criança desenvolve primeiramente a leitura e depois a escrita, por meio das correspondências entre fonemas e grafemas, do acesso à representação fonológica das palavras e do mapeamento dos fonemas nas letras correspondentes.
V. Ao evoluir para a fase alfabética, a criança inicia a decodificação fonológica da maior parte dos itens escritos e relega a estratégia logográfica à leitura de materiais aos quais essa decodificação é mais apropriada, como, por exemplo, numerais, logotipos, marcas e sinais de trânsito.

São VERDADEIRAS apenas as afirmativas:

a) I, II e V.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) III, IV e V.

CESPE - SESA - ES - Fonoaudiólogo - 2013
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Acerca de desvio fonológico, que se manifesta pela ininteligibilidade da fala em graus variáveis, assinale a opção correta.

a) O tratamento fonoaudiológico com base em pares mínimos é uma abordagem que contém o som alvo ou uma sequência de sons alvo com e sem amplificação.
b) Um dos princípios centrais do Metaphon é o de que a terapia deve focalizar as mudanças fonológicas por meio da consciência metalinguística.
c) Histórico de audição normal, ausência de infecções das vias aéreas superiores e início tardio da fala são características de sujeitos que apresentam distúrbio fonológico.
d) No distúrbio fonológico, identificam-se os componentes fonêmico e fonético. Neste, o modo como a informação sonora é armazenada é afetado, pois a base da dificuldade de comunicação é linguístico congnitiva.
e) O diagnóstico e o tratamento precoce nos casos de desvios fonológicos não diminuem o risco de ocorrerem dificuldades no aprendizado da leitura e escrita.

CESPE - SESA - ES - Fonoaudiólogo - 2013
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As alterações da linguagem causadas por lesão neurológica que acometem produção e compreensão da linguagem oral e escrita são denominadas afasia. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

a) A afasia de Broca corresponde a uma lesão nas áreas corticais primárias e o mutismo é irreversível.
b) Os pacientes com afasia de condução não apresentam dificuldade para formular preposição de modo simbólico e figurativo e apresentam boa orientação espacial.
c) A afasia de Wernicke caracteriza-se pela presença de logorreia, prosódia muito rica, anomia nas provas de denominação e presença de parafasias verbais fonêmicas.
d) Distúrbios sintáticos, ausência de anomia, leitura fluente e leve dificuldade na compreensão da linguagem oral são sintomas da afasia transcortical.
e) A ecolalia patológica encontra-se apenas nas lesões centrais.

CESPE - SESA - ES - Fonoaudiólogo - 2013
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Assinale a opção correta no que concerne a fisiopatologia, atendimento e tratamento de disfagias.

a) Na estimulação intraoral, no caso de bochechas hipertônicas, o objetivo da estimulação é aumentar o tônus das bochechas e lábios e facilitar a arrumação da saliva e do bolo alimentar na língua.
b) As vantagens do atendimento fonoaudiológico hospitalar para o paciente disfágico incluem sair do risco de broncoaspiração, orientar quanto à alimentação parenteral, diminuir os engasgos e aumentar o número de deglutições.
c) Disfagias por neuropatias são alterações que atingem os nervos periféricos.
d) O paciente traqueostomizado comumente realiza movimentos em monobloco, o que gera alterações de tônus e postura, e o movimento colabora para a evolução da disfagia.
e) O objetivo da facilitação da respiração costodiafragmática inclui inibir a respiração costal e despertar a atividade dos músculos diafragma e intercostais, os quais são ideais para a respiração, o que melhora a qualidade da deglutição.

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Com relação às alterações que causam distúrbios na motricidade oral, assinale a opção correta.

a) Nas disfunções da articulação temporomandibular (ATM), não há comprometimento da função mastigatória.
b) Com relação à deglutição, a fase oral propriamente dita é consciente e involuntária.
c) As possíveis causas de o padrão da mastigação ser unilateral são: mordida cruzada posterior unilateral, disfunção da ATM, dor de dente, doenças periodontais, interferências oclusivas e ausência de dentes.
d) A deglutição com interposição de língua tem como causa provável a mastigação ineficiente.
e) A mastigação, assim como a respiração e a deglutição é uma função inata inicialmente reflexa, importante para o desenvolvimento harmônico do sistema estomatognático.

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