Questões de Filosofia de Geral

Pesquise mais Questões de Filosofia de Geral abaixo,

CESPE - SEE - AL - Professor - Filosofia - 2014
Filosofia / Geral

No que se refere aos marcos legais do ensino de filosofia no ensino médio, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é de duas horas a carga horária mínima semanal para a disciplina de filosofia em todas as séries do ensino médio.

CESPE - SEE - AL - Professor - Filosofia - 2014
Filosofia / Geral

No que se refere aos marcos legais do ensino de filosofia no ensino médio, julgue os itens que se seguem.

Com a publicação da Lei Federal n.º 11.684/2008, a filosofia foi incluída como disciplina obrigatória em todas as séries do ensino médio.

CESPE - SEE - AL - Professor - Filosofia - 2014
Filosofia / Geral

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de filosofia, julgue os seguintes itens.

O ensino de filosofia deve deter-se exclusivamente na leitura de textos filosóficos, que trazem todos os elementos necessários à discussão filosófica.

CESPE - SEE - AL - Professor - Filosofia - 2014
Filosofia / Geral

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de filosofia, julgue os seguintes itens.

A competência da contextualização é fundamental para o ensino de filosofia, pois a compreensão de conteúdo filosófico é facilitada pela localização nos contextos nos quais foi elaborado.

CESPE - SEE - AL - Professor - Filosofia - 2014
Filosofia / Geral

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de filosofia, julgue os seguintes itens.

As competências e habilidades necessárias à disciplina de filosofia são organizadas em dois eixos: o de investigação e compreensão e o de contextualização sociocultural.

CESPE - SEE - AL - Professor - Filosofia - 2014
Filosofia / Geral

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de filosofia, julgue os seguintes itens.

Entre os elementos constantes do eixo de investigação e compreensão inclui-se a interdisciplinaridade no trabalho com a disciplina de filosofia.

CESPE - SEE - AL - Professor - Filosofia - 2014
Filosofia / Geral

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de filosofia, julgue os seguintes itens.

Debater, tomar uma posição, defendê-la argumentativamente e mudar de posição face a argumentos mais consistentes são competências e habilidades que trazem a dimensão do debate público para o ensino da filosofia.

CESPE - SEE - AL - Professor - Filosofia - 2014
Filosofia / Geral

Segundo Thomas Kuhn, revoluções científicas são aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo, nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior, conforme defende na obra A Estrutura das Revoluções Científicas. No que diz respeito à filosofia da ciência de Thomas Kuhn, julgue os itens que se seguem.

A incompatibilidade entre paradigmas, quando da ocorrência de revoluções científicas, pode conduzir à incomensurabilidade de conceitos e as dificuldades de comunicação entre comunidades que adotam paradigmas diferentes.

CESPE - SEE - AL - Professor - Filosofia - 2014
Filosofia / Geral

Segundo Thomas Kuhn, revoluções científicas são aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo, nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior, conforme defende na obra A Estrutura das Revoluções Científicas. No que diz respeito à filosofia da ciência de Thomas Kuhn, julgue os itens que se seguem.

Para ocorrer uma revolução científica, é necessário que haja a passagem de um período de ciência normal para outro período de ciência normal, intercalada por um período de ciência revolucionária, no qual, em geral, os paradigmas entram em crise.

CESPE - SEE - AL - Professor - Filosofia - 2014
Filosofia / Geral

Segundo Thomas Kuhn, revoluções científicas são aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo, nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior, conforme defende na obra A Estrutura das Revoluções Científicas. No que diz respeito à filosofia da ciência de Thomas Kuhn, julgue os itens que se seguem.

Paradigma é considerado uma das principais noções da filosofia da ciência de Thomas Kuhn, visto que ela se articula diretamente à noção de revolução científica.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.