Questões de Estatística de Medidas de Posição

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VUNESP - SEFAZ - SP - Analista em Planejamento Orçamento e Finanças Públ - 2013
Estatística / Medidas de Posição

O conjunto de dados a seguir constitui uma pequena amostra colhida para uma pesquisa:

20, 23, 25, 26, 26, 27, 27, 27, 31


Comparando as três medidas, a saber: média, mediana e moda do conjunto, pode-se afirmar corretamente que

a) as três medidas são iguais.
b) a média é a menor entre elas.
c) o gráfico da distribuição de frequência é perfeitamente simétrico.
d) a mediana é a maior entre elas.
e) a soma da mediana com a moda é igual a 57.

CESGRANRIO - BNDES - Técnico Administrativo - 2013
Estatística / Medidas de Posição

Considere o seguinte conjunto:

{15; 17; 21; 25; 25; 29; 33; 35}


A média, a mediana e a moda desse conjunto de dados são, respectivamente,

a) 1, 2 e 3
b) 5, 7 e 9
c) 7, 9 e 5
d) 25, 25 e 25
e) 25, 27 e 29

CESGRANRIO - BNDES - Técnico Administrativo - 2013
Estatística / Medidas de Posição

Em um departamento de uma empresa, o gerente decide dar um aumento a todos os empregados, dobrando o salário de todos eles.
Em relação às estatísticas dos novos salários, considere as afirmativas abaixo.

I - A média dobra.
II - A variância dobra.
III - A moda dobra.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas
b) II, apenas
c) I e III, apenas
d) II e III, apenas
e) I, II e III

VUNESP - Polícia Civil - SP - Perito Criminal - 2013
Estatística / Medidas de Posição

Em um treinamento de tiro, Rafael atirou num alvo em sequências de vários tiros, executando no total 8 sequências. Foram computados como acertos os tiros que atingiram o alvo dentro de um determinado círculo fixo. Os números de acertos obtidos por Rafael em cada sequência foram: 3, 6, 4, 7, 3, 3, 8 e 6. Em relação ao número de acertos em cada sequência, pode-se afirmar que

a) a média aritmética foi maior que a mediana.
b) a moda foi maior que a média aritmética.
c) a moda foi 6.
d) a mediana foi 5.
e) a moda foi maior que a mediana.

FCC - DNOCS - Administrador - 2010
Estatística / Medidas de Posição

Em uma empresa com 320 funcionários, 37,5% deles ( Grupo A ) possuem somente o ensino fundamental e 12,5% ( Grupo C ) possuem o ensino superior. O restante ( Grupo B ) possui o ensino médio completo e não o ensino superior. A média aritmética dos salários de todos os funcionários da empresa é igual a R$ 1.800,00, do Grupo A igual a R$ 800,00 e do Grupo C igual a R$ 4.000,00. Então, a média aritmética dos salários do Grupo B é igual a

a) R$ 2.000,00.
b) R$ 2.100,00.
c) R$ 2.200,00.
d) R$ 2.400,00.
e) R$ 2.800,00.

FCC - METRÔ - Analista Trainee - Matemática ou Estatística - 2010
Estatística / Medidas de Posição

Com relação às definições e às propriedades das medidas de tendência central, é correto afirmar:

a) Subtraindo de cada elemento de um conjunto de números positivos o valor da respectiva mediana obtém-se um novo conjunto de valores com média aritmética igual a zero.
b) Multiplicando por 10 todos os elementos de um conjunto unimodal de valores e posteriormente subtraindo 2 unidades de cada elemento do novo conjunto formado, tem-se que, no último conjunto obtido, as novas média aritmética, moda e mediana também ficam multiplicadas por 10 e diminuídas de 2 com relação aos primeiros valores.
c) Dado um conjunto de números positivos em ordem crescente, tem-se que a respectiva média geométrica é igual à raiz quadrada dos produtos do menor número pelo maior.
d) Em qualquer distribuição de valores estritamente positivos, o valor da moda supera o valor da mediana.
e) Multiplicando por 2 todos os 4 elementos de um conjunto de números positivos, tem-se que a média geométrica do novo conjunto é igual à anterior multiplicada por 16.

FCC - METRÔ - Analista Trainee - Matemática ou Estatística - 2010
Estatística / Medidas de Posição

Em uma cidade, a média aritmética dos salários dos trabalhadores que possuem nível superior completo (Grupo 1) supera em R$ 1.000,00 a média aritmética do restante dos trabalhadores ( Grupo 2 ). O coeficiente de variação do Grupo 1 é igual a 10% e do Grupo 2 igual a 15%. As variâncias dos salários dos 2 grupos são iguais e a quantidade de trabalhadores do Grupo 2 é o triplo da quantidade de trabalhadores do Grupo 1.

A média aritmética dos salários de todos os trabalhadores desta cidade é igual a

a) R$ 3.250,00.
b) R$ 3.000,00.
c) R$ 2.750,00.
d) R$ 2.500,00.
e) R$ 2.250,00.

CESPE - SAD - PE - Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão - 2010
Estatística / Medidas de Posição

Uma amostra dos registros de dezoito empresas mostrou os seguintes números de acidentes de trabalho no último mês:



Com base nas informações apresentadas acima, é correto afirmar que

a) o intervalo interquartil foi inferior a 1,2.
b) a mediana do número de acidentes de trabalho no último mês foi igual a zero.
c) a moda da amostra foi igual ou superior a 2.
d) a amplitude dos valores observados na amostra foi igual ou inferior a 3.
e) o número médio de acidentes de trabalho no último mês foi inferior a 0,8.

CESPE - FHS - ES - Sanitarista - 2009
Estatística / Medidas de Posição

Quando estamos analisando muitos indivíduos, torna-se obrigatório seguir uma metodologia que facilite a interpretação de dados dessa amostra da população para poder compará-la com outras amostras ou com ela mesma em outros momentos. De acordo com as necessidades do pesquisador, informações numéricas contínuas podem ser transformadas em duas ou mais categorias, por exemplo, a pressão arterial, um valor contínuo, pode ser transformada em normotensão e hipertensão, uma variável dicotômica que poderia ser traduzida por zero ou um.

Benseñor e Lotufo. Epidemiologia: abordagem prática. 2005, p. 30 ( com adaptações ).

Acerca da análise de dados em saúde, julgue os próximos itens.

Uma escala de dor pode ser exemplo de variável ordinal.

CESPE - FHS - ES - Sanitarista - 2009
Estatística / Medidas de Posição

Quando estamos analisando muitos indivíduos, torna-se obrigatório seguir uma metodologia que facilite a interpretação de dados dessa amostra da população para poder compará-la com outras amostras ou com ela mesma em outros momentos. De acordo com as necessidades do pesquisador, informações numéricas contínuas podem ser transformadas em duas ou mais categorias, por exemplo, a pressão arterial, um valor contínuo, pode ser transformada em normotensão e hipertensão, uma variável dicotômica que poderia ser traduzida por zero ou um.

Benseñor e Lotufo. Epidemiologia: abordagem prática. 2005, p. 30 ( com adaptações ).

Acerca da análise de dados em saúde, julgue os próximos itens.

Nas variáveis discretas, os números representam rótulos, e não, quantidades. Essas variáveis podem ser expressas por números inteiros ou frações.



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