Questões de Engenheiro Naval de Geral

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CESGRANRIO - TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval - 2012
Engenheiro Naval / Geral

Um navio possui calado na linha de carga tropical igual a 12,25 m.
Qual é o valor, em metros, da leitura de calado correspondente à linha de carga de verão desse navio?

a) 11,50
b) 11,75
c) 12,00
d) 12,50
e) 13,00

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Engenheiro Naval / Geral

Um campo de velocidade é dado por u = 3x² e v = 2xy. Qual é o componente do vetor aceleração na direção x?

a) 6x²
b) 18x³
c) 10x²y
d) 5xy²
e) 16y³

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Engenheiro Naval / Geral

Ao se realizar uma prova de inclinação, foi utilizado um peso de 4 t.
Sabendo-se que o seu percurso transversal é de 6,3 m, o deslocamento do navio no momento da prova, em t, é de


Dados
tan 2º = 0,035
GM (altura metacêntrica ) = 1,8 m

a) 81
b) 162
c) 200
d) 400
e) 581

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Engenheiro Naval / Geral

Um navio possui volume submerso de 162 m³, comprimento de linha d"água igual a 25 m, boca igual a 8 m e calado igual a 1,5 m. Seu coeficiente prismático vale 0,8.
Sendo assim, constata-se que a(o)

a) área imersa da seção mestra possui 8,1 m².
b) área imersa da seção mestra possui 9,6 m².
c) área imersa da seção mestra possui 12 m².
d) coeficiente de seção mestra vale 0,432.
e) coeficiente de seção mestra vale 0,48.

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Engenheiro Naval / Geral

Um navio que desloca 5.000 t movimenta uma carga de 700 t do fundo para o convés principal, fazendo um percurso vertical de 8 m.
A alteração, em metros, da posição vertical do centro de gravidade do navio é de

a) 0,89
b) 0,98
c) 1,12
d) 1,30
e) 1,45

CESGRANRIO - PROMINP - Grupo G - Nível Superior - Naval - 2012
Engenheiro Naval / Geral

Quais são as informações que se pretende obter ao final dos cálculos de um ensaio de inclinação?

a) Calados e deslocamento leve
b) Posição do centro de gravidade e deslocamento leve
c) Inércia transversal e posição do metacentro
d) Braço de restauração e inércia transversal
e) Braço de restauração e posição do centro de gravidade

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Engenheiro Naval / Geral

De acordo com os procedimentos previstos para preparação de um ensaio de inclinação, procurou-se estimar o valor total do peso inclinante para se provocar uma banda de 2º. A embarcação, no momento do ensaio, estava com um deslocamento de 2000 t e GM (altura metacêntrica inicial) igual a 0,5 m.

Se o seu percurso transversal é de 7 m, qual o valor calculado para o peso?


Dado: tan 2º = 0,035

a) 1 t
b) 2 t
c) 5 t
d) 7 t
e) 20 t

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Engenheiro Naval / Geral

As curvas de estabilidade estática ( CEE ) são uma ferramenta importante para a avaliação da estabilidade de uma embarcação.
Considere as informações a seguir, concernentes às curvas de estabilidade estática.
I - As CEE independem do deslocamento do navio.
II - As CEE representam o braço de endireitamento em função do ângulo de inclinação.
III - O ângulo de perda de estabilidade estática é marcado pela interseção da curva com o eixo das abscissas.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

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Engenheiro Naval / Geral

Dois navios (M e N) possuem as mesmas dimensões na carena para o comprimento de linha d"água, calado e boca. O navio N possui um volume de deslocamento 50% superior ao do navio M, e o coeficiente prismático do navio N é 20% maior do que o do navio M.
Sendo assim, em relação ao navio M, o( a )

a) coeficiente de bloco do navio N tem o mesmo valor.
b) coeficiente de seção mestra do navio N é 25% menor.
c) coeficiente de seção mestra do navio N é 50% maior.
d) área de seção imersa à meia nau do navio N é 20% maior.
e) área de seção imersa à meia nau do navio N é 25% maior.

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Engenheiro Naval / Geral

Em relação à estabilidade transversal de um navio, constata- se que o efeito de superfície livre

a) aumenta com o uso de anteparas transversais.
b) é maior quando os tanques estão cheios.
c) contribui para o aumento da estabilidade.
d) ocorre em todos os tanques do navio.
e) diminui com o uso de anteparas longitudinais.



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