Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Listagem de Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

Sobre o projeto de drenagem em rodovias, é incorreto o que se afirma em:

A respeito dos conceitos relacionados com o projeto geométrico de rodovias, é incorreto o que se afirma em:

Define-se terraplenagem como a arte de mudar intencionalmente a configuração de um terreno.

Com relação a um serviço de terraplenagem, é incorreto afirmar:

Em uma obra da construção civil, para vencer um desnível de 6 m, será construída uma rampa. O projetista apresentou ao fiscal do contrato o projeto de rampa mostrado na figura precedente. Sabendo que a inclinação transversal será de 2%, o fiscal fez as seguintes observações ao projetista.

I A rampa atende a inclinação admissível em cada segmento, dados os desníveis máximos observados.

II As dimensões dos patamares no início e no término do segmento são adequadas.

III Como há paredes laterais, não será necessária a instalação de corrimão de duas alturas.

IV A inclinação transversal da rampa está compatível com o estabelecido na norma.

Nessa situação, estão certas apenas as observações constantes dos itens

Um viaduto é formado por duas pistas de rolamento independentes uma da outra. A superestrutura de cada pista é formada por 3 vigas pré-moldadas em forma de I, de concreto protendido, sendo duas vigas para suporte direto à pista de rolamento e a terceira, com altura menor, para suporte do passeio lateral. As vigas estão apoiadas em consolos curtos localizados no bordo inferior das travessas de apoio no topo dos pilares. A sustentação das vigas é feita por aparelhos de apoio de neoprene fretado. Os pilares, um para cada via, possuem seção retangular vazada com dimensões externas de 2,0 m × 1,50 m. Antes da inauguração da obra, uma vistoria constatou fissuras nas travessas de apoio no topo dos pilares, na ligação dos consolos com a alma das travessas, prolongando-se para baixo dos consolos, conforme esquematizado na figura a seguir.

Considerando-se que os danos tenham ficado restritos à mesoestrutura do viaduto, não havendo nenhuma anomalia na superestrutura, as fissuras observadas foram possivelmente causadas por

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