Questões de Educação de Geral

Pesquise mais Questões de Educação de Geral abaixo,

CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área - 2014
Educação / Geral

Tendo em vista que, no cenário contemporâneo, apesar da hibridização sociocultural e da consequente banalização dos artefatos, os públicos interessam-se pelas paisagens históricas devido ao fato de elas serem consideras um dos fundamentos da construção de identidades, julgue os itens subsequentes.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) detém a prerrogativa do tombamento, para incluir sítios históricos urbanos brasileiros na lista do patrimônio mundial.

CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área - 2014
Educação / Geral

Tendo em vista que, no cenário contemporâneo, apesar da hibridização sociocultural e da consequente banalização dos artefatos, os públicos interessam-se pelas paisagens históricas devido ao fato de elas serem consideras um dos fundamentos da construção de identidades, julgue os itens subsequentes.

As paisagens culturais representam nova categoria para a inscrição de bens na lista do patrimônio mundial da UNESCO.

CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área - 2014
Educação / Geral

Tendo em vista que, no cenário contemporâneo, apesar da hibridização sociocultural e da consequente banalização dos artefatos, os públicos interessam-se pelas paisagens históricas devido ao fato de elas serem consideras um dos fundamentos da construção de identidades, julgue os itens subsequentes.

Desde a sua criação, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do qual originou-se o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) voltou-se para o registro de bens culturais brasileiros de natureza imaterial.

CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área - 2014
Educação / Geral

Tendo em vista que, no cenário contemporâneo, apesar da hibridização sociocultural e da consequente banalização dos artefatos, os públicos interessam-se pelas paisagens históricas devido ao fato de elas serem consideras um dos fundamentos da construção de identidades, julgue os itens subsequentes.

O patrimônio urbano da ampla zona da mineração brasileira do século XVIII é expressão singular da cultura hispânica no território.

FCC - ALE - PE - Consultoria Legislativa - Educação, Cultura e Desp - 2014
Educação / Geral

Uma das características centrais da universidade brasileira é

a) servir de mediação entre a educação básica e a especialização e o cultivo do saber historicamente acumulado.
b) ser o nível terminal de formação profissional especializada, para qualquer área ou ramo de atividade laboral.
c) a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão dos serviços à sociedade.
d) a comutatividade entre o ensino e a pesquisa, que deve atender a sociedade através da extensão cultural.
e) a prioridade da pesquisa como condição do desenvolvimento nacional e de competitividade internacional.

CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área - 2014
Educação / Geral

Tendo em vista que, no cenário contemporâneo, apesar da hibridização sociocultural e da consequente banalização dos artefatos, os públicos interessam-se pelas paisagens históricas devido ao fato de elas serem consideras um dos fundamentos da construção de identidades, julgue os itens subsequentes.

Houve uma tendência, no Brasil da década de 30 do século XX, a se pensar a nação como produto cultural de uma elite, em detrimento dos símbolos da formação de territórios híbridos representantes da totalidade de seus construtores.

CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área - 2014
Educação / Geral

Acerca do arranjo federativo brasileiro na política educacional, julgue os itens que se seguem.

Um dos objetivos expressos do Plano Nacional de Educação consiste em articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração.

CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área - 2014
Educação / Geral

Acerca do arranjo federativo brasileiro na política educacional, julgue os itens que se seguem.

A repartição de competências e o regime de colaboração previstos na CF proporcionaram avanços formais em direção a um modelo de federalismo centrífugo na educação brasileira, devido às funções normativa, redistributiva e supletiva atribuídas à União.

CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área - 2014
Educação / Geral

Acerca do arranjo federativo brasileiro na política educacional, julgue os itens que se seguem.

Embora os municípios sejam os entes federados com menor capacidade de arrecadação própria, as redes municipais ampliaram, desde 1995, sua participação no total de matrículas do ensino fundamental, em que compartilham a responsabilidade da oferta com os estados, nos termos da CF.

FCC - ALE - PE - Consultoria Legislativa - Educação, Cultura e Desp - 2014
Educação / Geral

A diversidade marca a vida social brasileira. Encontram-se diferentes características regionais, diferentes manifestações de cosmologias que ordenam de maneiras diferenciadas a apreensão do mundo, formas diversas de organização social nos diferentes grupos e regiões, multiplicidade de modos de relação com a natureza, de vivência do sagrado e de sua relação com o profano. O campo e a cidade propiciam às suas populações vivências e respostas culturais muito diferenciadas que implicam ritmos de vida, ensinamentos de valores e formas de solidariedade distintas. Os processos migratórios colocam em contato grupos sociais com diferenças de fala, de costumes, de valores, de projetos de vida. Considerando o trecho acima e a realidade da educação escolar no Brasil relativamente à diversidade regional e cultural, é correto afirmar que:

a) A educação escolar e os processos educativos promovidos por outras agências de caráter público ou privado se organizam de modo a oferecer serviços especializados com foco na pluralidade cultural e regional.
b) A educação escolar, por ser um direito público subjetivo deve oferecer serviço universal, de qualidade e sem discriminação, ensinando a todos as mesmas coisas e do mesmo jeito.
c) As escolas onde essa diversidade está presente diretamente naqueles que constituem a comunidade escolar, os currículos se orientam e respeitam plenamente a caracterização da população atendida.
d) A finalidade da educação escolar é a integração das raças e etnias por meio do etnocentrismo curricular que produz as condições para a conquista da igualdade social e econômica.
e) Na escola, onde essa diversidade está presente diretamente naqueles que constituem a comunidade escolar, essa presença tem sido ignorada, silenciada ou minimizada.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.