Questões de Educação Artística de Geral

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CESGRANRIO - SEDUC - TO - Professor de Arte - 2009
Educação Artística / Geral

Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades. Qualquer proposta de ensino que considere essa diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música para a sala de aula, acolhendo-a, contextualizando-a e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para o seu desenvolvimento pessoal. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I - Composições, improvisações e interpretações são os produtos da música, sendo que as improvisações se situam entre as composições e as interpretações, porque são momentos de composição coincidindo com momentos de interpretação.
II - Nas produções musicais em sala de aula, é importante compreender claramente a diferença entre composição e interpretação, como no exemplo de uma canção, na qual elementos como a melodia ou a letra fazem parte da interpretação, mas a canção só se faz presente pela integração de todos os demais elementos.
III - O processo de criação de uma composição é conduzido pela intenção do compositor a partir de um projeto musical no qual os sons da voz, do meio ambiente, de instrumentos conhecidos ou de outros materiais sonoros eletrônicos fornecem ao compositor a construção de uma sintaxe.
IV - Do ponto de vista da organização das alturas dos sons, o sistema modal/tonal já não permanece como grande referência, haja vista os compositores que criam seus próprios sistemas.
V - A canção oferece a possibilidade de contato com toda a riqueza e profusão de ritmos do Brasil e do mundo, que nela se manifestam, principalmente, por meio de um de seus elementos, que é o arranjo de base.

Estão corretas APENAS as afirmações

a) I e II.
b) III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e V.
e) II, IV e V.

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Para que o jogo teatral se configure, é necessário levar em conta seus elementos constitutivos. Três elementos são fundamentais:

a) música, texto e personagem.
b) ação, música e personagem.
c) espaço, ação e personagem.
d) tempo, espaço e ritmo.
e) texto, plateia e improvisação.

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“O mundo contemporâneo coloca, mais do que nunca, a
necessidade de que a educação trabalhe a formação ética
dos alunos. Cabe à escola assumir-se enquanto instância
de discussão dos referenciais éticos, não enquanto instância
normativa e normatizadora, mas como espaço social
de construção dos significados éticos necessários e
constitutivos de toda e qualquer ação de cidadania.”


Parâmetros Curriculares Nacionais


Com base no enunciado acima, é correto afirmar que

a) a questão ética é irrelevante no ensino da Arte.
b) a renovação da linguagem artística amplia o universo da comunicação.
c) as linguagens artísticas ajudam a construir o conhecimento estético.
d) o desenvolvimento da capacidade de reflexão é um elemento de interferência na renovação de valores socioculturais pela linguagem da Arte.
e) o ensino da Arte deve seguir regras rígidas para a construção da cidadania.

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Durante uma aula de Arte, a professora, incentivando a criatividade dos alunos, citou esta passagem de Guimarães Rosa:

“Nuvens, fiapos de sorvete de coco.”

Um determinado aluno, não entendendo a relação entre os objetos, pediu à professora que explicasse o que o artista quis dizer. Ela, então, esclareceu que o artista criou um(a )

a) conteúdo regionalista, pois sua intenção foi valorizar um elemento popular em sua região, o sorvete de coco, ao fundi-lo com um objeto de fácil assimilação, a nuvem.
b) discurso linear sobre objetos separados que automaticamente se aglutinam na imaginação do observador quando vê uma nuvem, ao saborear um sorvete de coco.
c) ritmo artístico entre o observador e a autoexpressão do escritor, que, no fundo, apenas explora áreas de conhecimento diferentes, formando um verdadeiro eufemismo visual.
d) forma artística na qual a substituição de uma imagem por outra reuniu elementos que, na realidade, estavam separados, mas que se juntaram pela ação criadora do artista.
e) organização estética entre um fenômeno da natureza e um gosto particular do artista, criando um novo fenômeno natural, pois uma nuvem se compara a um sorvete de coco para qualquer pessoa.

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Sobre o uso de histórias em quadrinhos para o desenvolvimento do senso estético, em associação ao aprendizado da leitura e da escrita, considere as afirmações a seguir.

I - A adoção desse tipo de material está relacionada ao núcleo da ideologia dominante, que considera a verdadeira cultura inacessível à grande massa dos brasileiros, demonstrando que a educação ainda é elitista e que dificulta o acesso dos despossuídos à cultura formal.
II - O uso de histórias em quadrinhos demonstra que a escola está adaptada ao universo do educando e, desta forma, busca despertar o interesse pelos saberes escolares tradicionais, mesmo que se utilize diretamente dos meios provenientes da cultura de massa.
III - Esse tipo de obra gera imbricação de educação com entretenimento, cedendo à adaptação da escola ao gosto das mídias.
IV - O fato de este material ser cogitado para as escolas indica de que maneira é reproduzida a exclusão, pois os mais pobres são educados para permanecerem na pobreza, obstruindo, com isso, seu acesso à cultura formal.

Tratando-se de um processo educacional que se desenvolve em um contexto cultural, faz(em) uma análise coerente APENAS a(s) afirmação(ões)

a) I.
b) II.
c) IV.
d) II e III.
e) III e IV.

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A respeito da interculturalidade, afirma-se que se trata de um(a )

a) termo que vem sendo utilizado com frequência nas teorias e ações pedagógicas, mas desprovido da necessária amplitude para se referir às práticas culturais e às políticas públicas.
b) sinônimo de multiculturalidade, que indica a coexistência de diversos grupos culturais na mesma sociedade, apontando para um política de convivência cultural homogênea.
c) conjunto de propostas de convivência democrática entre diferentes culturas, buscando integração sem anular a diversidade, por meio do fomento ao potencial criativo de diferentes agentes e seus respectivos contextos.
d) expressão da limitação das tecnologias de comunicações e das dificuldades de deslocamento, que permitiriam um aumento dos contatos entre pessoas, ideias, bens e signos artísticos.
e) interface entre culturas diversas e entre dois conceitos que costumam se confundir, como o de diferença, produzido pelo desequilíbrio socioeconômico, e o de desigualdade, transparecido nas práticas culturais.

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Nas aulas de Artes, os alunos observaram obras dos denominados artistas primitivos brasileiros, além de lerem suas biografias e como a arte surgiu em suas vidas. Concluiram, então, que um artista primitivo é alguém que

I - seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os organiza plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética;
II - geralmente é autodidata e criador dos recursos e técnicas com que trabalha;
III - adquiriu uma experiência diversificada no campo das Artes, ao longo de muitos anos de atividade artística.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) II.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.

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O conhecimento artístico envolve uma experiência estética direta da obra de arte e a necessidade de investigar o campo artístico como atividade humana. É função da escola capacitar os alunos para que sua produção artística ganhe sentido e possa se enriquecer pela reflexão sobre a Arte como objeto de conhecimento. Nessa perspectiva, o conhecimento da Arte envolve a experiência de

a) reconhecer os trajetos percorridos na aprendizagem artística que propiciam noções específicas sobre a relação do aluno consigo mesmo e com a produção estética moderna.
b) tornar o fazer artístico uma atividade poética, na qual a técnica e o fazer produzem discussão de significados, desconsiderando a experimentação de materiais e suportes, visto que são secundários para o desenvolvimento do conhecimento.
c) entender que o aprendizado de Arte supõe não apenas uma atividade de produção artística, mas a conquista da significação do que ainda não foi criado, por meio do desenvolvimento da percepção estética criadora.
d) reproduzir formas artísticas criadas, como recursos pessoais e pesquisas de materiais e técnicas, para resultar em uma obra pessoal apreendida de forma unívoca pelas pessoas.
e) fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato em que as formas tenham significados diferenciados para cada pessoa.

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Um professor de Artes propôs a seus alunos a construção de um painel multimídia cujo tema seria "O Retirante". A partir da proposta, pesquisas nas diferentes linguagens artísticas foram realizadas para a seleção do material necessário à montagem do painel. Que artistas poderiam ter suas obras contempladas pelos alunos?

a) Machado de Assis, Alfredo Volpi e Villa-Lobos.
b) Cândido Portinari, João Cabral de Melo Neto e Luiz Gonzaga.
c) Graciliano Ramos, Manuel Bandeira e Machado de Assis.
d) Heitor dos Prazeres, Luiz Gonzaga e Cândido Portinari.
e) Oswald de Andrade, Monteiro Lobato e Graciliano Ramos.

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Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade, que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro. Desta forma, analise as afirmativas a seguir, sobre o conhecimento e a compreensão da produção artística como expressão de identidade etnocultural.

I - Na música, há possibilidades de explorar a identidade etnocultural pela origem dos ritmos, pelas características melódicas e pelos instrumentos utilizados.
II - Na escultura, é possível encontrar elementos para o trabalho escolar no uso de materiais, conforme a tradição - pedra, barro, ferro, cobre, metal - e a criação da forma, na relação do homem com os elementos da natureza.
III - Na pintura, essa expressão dificilmente é reconhecida pelo efeito do sentido na interação das cores, traços, movimentos e figuras, manifestando as relações do ser humano com uma identidade que não é plural, mas universal.
IV - No teatro, podem-se desenvolver estudos e atividades sobre o caráter sacro-profano do espaço teatral, com arenas, olimpos e púlpitos, o que atrai a atenção do aluno, ao proporcionar uma evasão de suas vivências e a dissolução de sua identidade.
V - Na literatura, há um trabalho fértil a ser realizado sobre os movimentos e as escolas literárias, tendo em vista a constituição da identidade nacional como obra constante e coletiva, que inclua a visão crítica dos valores de diferentes épocas.

Estão corretas APENAS as afirmações

a) I e II.
b) I, II e V.
c) I, III e IV.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.



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