Questões de Contabilidade Privada de Políticas Contábeis Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

 /   /   /  Políticas Contábeis Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

Pesquise mais Questões de Contabilidade Privada de Políticas Contábeis Mudança de Estimativa e Retificação de Erro abaixo,

CESGRANRIO - BNDES - Contabilidade - 2013
Contabilidade Privada / Políticas Contábeis Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

Nos termos do CPC 23 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que trata de políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erros, a entidade deve selecionar suas políticas contábeis e aplicá-las de modo uniforme em transações semelhantes. Entretanto, o próprio CPC oferece à entidade a probabilidade de fazer mudança nas práticas contábeis.
Nesse aspecto da mudança de práticas contábeis, o CPC informa que a entidade deve alterar uma política contábil apenas se a mudança

a) atender às necessidades gerenciais de ordem interna.
b) contribuir de forma mais relevante para a evidenciação e segurança dos ativos.
c) for imposta pela Assembleia Geral dos Acionistas, controladores e não controladores.
d) resultar em informação confiável e mais relevante nas demonstrações contábeis sobre os efeitos de transações, posição patrimonial e financeira, desempenho ou dos fluxos de caixa.
e) ocorrer por livre decisão dos órgãos administrativos para gerar informações gerenciais mais confiáveis e relevantes para a tomada de decisão.

CESPE - Banco Central - Contabilidade e Finanças - 2013
Contabilidade Privada / Políticas Contábeis Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

Julgue o item a seguir, com base no Pronunciamento Técnico CPC 23, que trata de políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erros.

Não constitui mudança nas políticas contábeis nem a adoção de política contábil para transações, outros eventos ou condições que difiram em essência daqueles que ocorriam anteriormente nem a adoção de nova política contábil para transações, outros eventos ou condições que não ocorriam anteriormente ou eram imateriais.

CFC - CFC - Exame Suficiência - Técnico em Contabilidade - 2012
Contabilidade Privada / Políticas Contábeis Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

De acordo com a NBC TG 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, classifique as situações a seguir em: erro de período anterior, mudança na política contábil ou mudança na estimativa contábil, conforme seja o caso.

I. Em 28.3.2009, uma empresa adquiriu um equipamento e, a partir de um estudo, estabeleceu que a vida útil deste bem seria de 8 anos. Ao fazer a revisão das demonstrações contábeis do ano de 2010, para publicação, verificou-se que o responsável pelo controle do sistema de patrimônio imobilizou o bem e atribuiu a vida útil de 10 anos.
II. De acordo com a NBC TG 16, os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. Suponha que esta norma seja alterada e passe a determinar que os estoques devam ser mensurados pelo custo de aquisição corrigido monetariamente.
III. Uma determinada empresa adotou, até a data de elaboração das demonstrações contábeis de 31.12.2010, o método de depreciação baseada na vida útil estimada dos bens. Em 2011, a empresa elaborou um estudo alterando o seu processo produtivo e definiu que determinadas máquinas deveriam ser substituídas após a produção de um determinado volume de produção, alterando, desta forma, o padrão para depreciação destas máquinas, que passaram a ser depreciadas de acordo com o volume de produção.

A sequência CORRETA é:

a) Erro de período anterior, mudança na estimativa e mudança na política contábil.
b) Mudança na política contábil, erro de período anterior e mudança de estimativa contábil.
c) Erro de período anterior, mudança na política contábil e mudança na estimativa contábil.
d) Mudança na política contábil, mudança na estimativa e erro de período anterior.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.