Questões de Comunicação Social de Geral

Pesquise mais Questões de Comunicação Social de Geral abaixo,

FCC - CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc - 2015
Comunicação Social / Geral

O teórico Marshall McLuhan em seu Os meios de comunicação como extensões do homem divide os meios entre quentes e frios. Ele sintetiza que Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos, acrescentando também que Um meio quente permite menos participação do que um frio. Segundo o próprio McLuhan, são meios frios o,

a) rádio e a televisão.
b) cinema e o telefone.
c) rádio e o cinema.
d) telefone e a televisão.
e) rádio e o telefone.

FCC - CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc - 2015
Comunicação Social / Geral

A chamada Escola de Frankfurt revelou grandes estudiosos e teóricos da comunicação tais como Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas e Walter Benjamin. Alguns dos textos desses autores são considerados capitais para o estudo da mídia. Entre eles podemos destacar Razão e Revolução, Eclipse da razão e A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica, respectivamente escritos por,

a) Benjamin, Habermas e Adorno.
b) Adorno, Marcuse e Benjamin.
c) Horkheimer, Habermas e Benjamin.
d) Marcuse, Horkheimer e Benjamin.
e) Habermas, Adorno e Marcuse.

FCC - CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc - 2015
Comunicação Social / Geral

O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre foi implantado no país pelo Decreto nº 5.820/2006) Esse padrão brasileiro de televisão digital teve como base o japonês, também conhecido por,

a) DVB.
b) ISDB-T.
c) ATSC.
d) IBOC.
e) DRM.

FCC - CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc - 2015
Comunicação Social / Geral

As empresas de rádio possuem em seu quadro funcional um profissional chamado radioescuta. Entre suas várias funções, destaca-se, como a principal, a audição das,

a) entrevistas realizadas pelos repórteres da emissora.
b) várias músicas utilizadas como BG na programação.
c) emissoras concorrentes daquela em que ele trabalha.
d) sugestões enviadas pelos ouvintes da emissora.
e) matérias veiculadas pela sua própria emissora.

FCC - CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc - 2015
Comunicação Social / Geral

No momento em que um telejornal está sendo apresentado, a sala de controle na qual se encontram o editor-chefe e o sonoplasta recebe o nome de,

a) switch.
b) teaser.
c) travelling.
d) cue.
e) feature,

FCC - CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc - 2015
Comunicação Social / Geral

A redação de uma chamada requer cuidados especiais, pois ela figurará na primeira página do jornal, residindo aí muito de sua importância. NÃO constitui parte de suas características,

a) apresentar informações sobre matéria interna.
b) esgotar o assunto da notícia em poucas linhas.
c) convidar o leitor à leitura da notícia completa.
d) incentivar o leitor a comprar a publicação.
e) valorizar o conteúdo editorial da publicação.

FCC - CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc - 2015
Comunicação Social / Geral

O jornalismo digital ampliou o conteúdo de sua produção, indo muito além do conhecido trinômio utilizado pelo jornalismo impresso: texto, fotos e gráficos. Há uma série de outros elementos que foram e estão sendo incorporados ao webjornalismo, tais como áudios, vídeos, animações e até informações vindas de e-mails. Isso fez com que o texto no jornalismo digital deixasse de ser,

a) informativo.
b) isento.
c) definitivo.
d) imparcial.
e) analítico.

FCC - CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc - 2015
Comunicação Social / Geral

Entre os vários gêneros jornalísticos, este se caracteriza por ser um texto assinado que reflete a opinião de seu autor ou um determinado ponto de vista. Trata-se,

a) da notícia.
b) da suíte.
c) da reportagem.
d) do editorial.
e) do artigo.

FCC - CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc - 2015
Comunicação Social / Geral

As assessorias de imprensa, no seu dia a dia, exercem inúmeras atividades técnicas. Dentre elas:

I. Realizar visitas pessoais e contatos telefônicos com os vários veículos de imprensa.
II. Cuidar da organização e convocação das entrevistas coletivas que forem necessárias ao assessorado.
III. Sugerir temas para elaboração de artigos ou matérias que despertem o interesse da imprensa.
IV. Fazer a cooptação de profissionais da mídia usando artifícios não retóricos.

Está correto o que se afirma em

a) II e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.

FCC - CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc - 2015
Comunicação Social / Geral

As redações dos veículos recebem diariamente centenas de sugestões de pautas de inúmeras assessorias de comunicação. Para certificar-se de que o material enviado foi recebido pelo pauteiro, o instrumento da comunicação organizacional que deve ser utilizado é o,

a) mailing list.
b) press kit.
c) clipping.
d) clipping eletrônico.
e) follow up,



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.