Questões de Ciência Política de Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

 /   /   /  Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

Pesquise mais Questões de Ciência Política de Políticas Sociais e de Infra-Estrutura abaixo,

FCC - ALE - PE - Consultoria Legislativa - Administração e Política - 2014
Ciência Política / Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

Considere: O aumento no número de mulheres assassinadas em Pernambuco e o dever legal de confeccionar cadastro sobre o tema levaram o Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) e a Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação (CMTI) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a criarem um software para verificar os possíveis entraves na apuração e julgamento dos delitos de gênero. O software irá possibilitar ao MPPE levantar dados estatísticos sobre o problema e a partir daí, planejar ações e sugerir políticas públicas, a fim de diminuir os índices de violência contra a mulher. Quase metade das mulheres assassinadas no estado em 2013 foi vítima de violência doméstica. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), das 251 mortes, 108 casos (43%), tiveram como motivação os conflitos afetivos ou familiares.

(Extraídode:http://blogs.diariodepernambuco.com.br/segurancapublica/?tag=violencia-contra-mulher. Acesso em 16/03/2014)

Tendo como base as informações da notícia e levando-se em conta o grave e alarmante histórico social da matéria, deve-se concluir que:

I. As políticas públicas já existentes de defesa da mulher em Pernambuco foram suficientes para diminuir a violência que se pratica contra elas no Estado.
II. Nos dias de hoje é de grande importância o auxílio da tecnologia para a elaboração das políticas públicas, buscando torná-las mais precisas e efetivas a partir das análises que antecedem aos próprios projetos.
III. Há que ser combatida, também por meio de políticas educacionais e de conscientização social, a cultura machista, ainda forte, que assombra a sociedade brasileira.
IV. Políticas públicas de conscientização da mulher são necessárias, a fim de que se previnam e se evitem outros casos fatais pela denúncia da prática de maus tratos e de ameaças em casa.
V. A diminuição nos números da violência doméstica contra mulheres depende também de uma justiça mais ágil nos processos penais, como sugere, segundo a nota, o próprio Ministério Público.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e III.
b) I, II, III e IV.
c) II e IV.
d) II, III, IV e V.
e) I, IV e V.

FCC - ALE - PE - Consultoria Legislativa - Administração e Política - 2014
Ciência Política / Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

Considere o texto e as afirmativas abaixo. Cultura, como agenda política, é oportuna e necessária para o fortalecimento da democracia, da economia e do trabalho, no combate às desigualdades sociais e na promoção da paz. Uma maneira de enxergar o acesso à cultura não apenas como algo que diverte e emociona, mas que, acima disso, permite pensar e agir.

(BRANT, Leonardo. O poder da cultura. São Paulo, Peirópolis, 2009. p. 108)

I. A cultura é um importante instrumento civilizatório das massas incultas.
II. Políticas de disseminação da cultura e de facilitação de acesso às atividades culturais promovem a igualdade social.
III. As ações culturais contribuem para a conscientização política, a autonomia dos indivíduos e o exercício da cidadania.
IV. As políticas culturais estão, por natureza, dentre as mais elitistas que se tem notícia na prática política.
V. A agenda política não deve encampar manifestações da cultura popular, pois lhes falta refinamento acadêmico e artístico.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) II e IV.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) I, IV e V.
e) IV e V.

FCC - ALE - PE - Consultoria Legislativa - Administração e Política - 2014
Ciência Política / Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

Tomando-se em conta que legisladores e governantes são representantes do povo, que em instância absoluta os elegeu para trabalhar em seu nome e a seu favor, conclui-se que a elaboração/administração de políticas públicas

a) visa a superpor a vontade do aparato do Estado às aspirações da sociedade civil.
b) são meios de por em prática as ideias políticas particulares dos representantes eleitos, combinadas minimamente às aspirações populares.
c) resulta no exercício de uma modalidade de democracia direta.
d) busca atender às necessidades e solicitações populares, para as quais tais representantes devem, exclusiva e continuamente, estar voltados.
e) deve atender precipuamente aos setores da sociedade civil que sejam os mais influentes nas casas legislativas e junto aos governos.

ESAF - MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern - 2013
Ciência Política / Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

O economista John Maynard Keynes defendia a superioridade dos sistemas políticos democráticoliberais sobre o liberalismo econômico clássico, o socialismo e o fascismo afirmando que apenas nos primeiros era possível combinar o máximo de eficiência econômica com a promoção de justiça social e a vigência das liberdades individuais. Os enunciados a seguir referem-se às características dessas correntes ideológicas. Assinale a opção correta.

a) O liberalismo político clássico prega a ação do Estado na promoção da justiça social sempre que esta for previamente submetida à expressa e prévia aprovação da sociedade por defender a primazia das liberdades individuais sobre as políticas sociais.
b) Tanto o nazismo quanto o fascismo não podem ser comparados aos sistemas políticos democráticos- liberais porque, além de suprimirem as liberdades individuais, foram incapazes de eliminar o desemprego e de promover políticas sociais redistributivas.
c) O comunismo, ao centralizar o planejamento econômico e estatizar a produção econômica, revelou-se mais eficiente economicamente e mais capaz de promover a justiça social que o capitalismo, mas sucumbiu devido à sua incapacidade de conviver com as liberdades individuais.
d) A situação que mais se aproxima dos sistemas políticos democrático-liberais, tal como indicado no enunciado desta questão, é a que correspondeu à existente nos países ocidentais na segunda metade do século XX.
e) Os programas de governo propostos por partidos socialistas são incompatíveis com os sistemas democrático-liberais porque, ao promoverem estatizações e intervenções nas relações econômicas privadas, impedem o livre funcionamento dos mercados e tolhem as liberdades individuais.

ESAF - MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern - 2013
Ciência Política / Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

A noção de Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) é geralmente identificada com as políticas econômicas implementadas por governos socialdemocratas europeus ocidentais e democratas (nos EUA a partir do New Deal), embora algumas formulações teóricas a respeito sejam encontradas antes disso. De um modo geral, objetivavam proporcionar aos cidadãos padrões de vida mínimos, por meio de políticas fiscais, sociais e de redução das desigualdades econômicas. Políticas dessa natureza também têm sido implementadas no Brasil. Os enunciados a seguir referem-se a isso. Assinale a opção correta.

a) O aumento da expectativa de vida da população gerou um desequilíbrio estrutural nos sistemas de seguridade social - processo denominado de crise fiscal - que levou ao colapso dos Estados de Bem-Estar Social.
b) Após a Revolução de 1930, o governo federal tomou uma série de medidas de caráter social. Estas, entretanto, não podem ser classificadas como componentes de um Estado de Bem-Estar Social porque não beneficiavam a população rural.
c) A adoção de políticas que caracterizam um Estado de Bem-Estar Social foi tardia em relação a países como Estados Unidos e Alemanha porque a natureza agroexportadora da economia brasileira foi empregada como justificativa ideológica para a suposta impossibilidade de implantação de um Estado de Bem-Estar Social no País.
d) A seguridade social pública, uma das características essenciais dos Estados de Bem-Estar Social, foi ampliada gradualmente no Brasil ao longo do século XX.
e) A adoção de políticas características dos Estados de Bem-Estar Social historicamente ocorreu em períodos de expansão da produção industrial e da ampliação das receitas tributárias dos governos centrais.

ESAF - CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc - 2006
Ciência Política / Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

Um dos aspectos mais importantes para assegurar a autonomia que deve caracterizar a atuação das agências reguladoras é o que diz respeito às suas fontes de financiamento. Sobre esse assunto, analise os enunciados abaixo e depois marque a resposta certa.
1) Para suportar financeiramente a execução das atividades descentralizadas, a ANEEL repassa recursos financeiros provenientes do Tesouro Nacional e da Taxa de Fiscalização recolhida pelos agentes setoriais à ANEEL.
2) A Anatel, em sua proposta orçamentária anual e no plano plurianual, deve destinar recursos ao Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), bem como os valores a serem recolhidos junto ao Tesouro Nacional.
3) A ANA deve fornecer todo o suporte técnico para a cobrança pelo uso dos rios mas, de acordo com a Lei, é o comitê de bacia que decide sobre o valor, como e quando cobrar e sobre a aplicação dos recursos que devem retornar para a própria bacia.
4) São fontes de financiamento da ANP os recursos provenientes de convênios, acordos ou contratos celebrados com entidades, organismos ou empresas, as doações, legados, subvenções e outros recursos, exceto os decorrentes da venda de dados e informações técnicas para fins de licitação, que é proibida por lei.

a) Apenas o enunciado 3 está certo.
b) Os enunciados 1 e 2 estão certos.
c) Apenas o enunciado 1 está certo.
d) Apenas o enunciado 4 está certo.
e) Os enunciados 2, 3 e 4 estão certos.

ESAF - CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc - 2006
Ciência Política / Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

A análise da evolução das políticas sociais brasileiras durante a segunda metade do século XX permite sustentar que:
1) Desde o governo Vargas vem ocorrendo um processo lento e persistente de expansão das políticas sociais que foram deixando de ser privilégio dos trabalhadores formais e se estenderam a setores mais amplos da população.
2) Apesar do aumento da desigualdade ao longo das décadas de 60 e 70, existem evidências de que todos os estratos de renda no Brasil beneficiaram-se do crescimento econômico.
3) A regulamentação da Constituição Federal brasileira, a partir da década de 90, trouxe importantes mudanças nas políticas sociais e na distribuição dos recursos entre os entes federativos, fortalecendo o papel de coordenação do governo federal. Analise os enunciados acima e assinale a resposta certa.

a) Os enunciados 1 e 3 estão corretos.
b) Os enunciados 2 e 3 estão corretos.
c) Os enunciados 1 e 2 estão corretos.
d) Somente o enunciado 1 está correto.
e) Somente o enunciado 3 está correto.

ESAF - CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc - 2006
Ciência Política / Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

Com a falência do modelo nacional desenvolvimentista estabeleceu-se no Brasil a partir do final da década de 1980, um novo padrão de atuação do estado, que passa de executor a regulador. Analise os enunciados sobre o processo e o modelo que compõem esse novo padrão e indique a resposta certa.
1) Diferentemente do que ocorreu na reforma do Estado em outros países, no Brasil somente depois da regulamentação da Constituição Federal de 1988 é que foram fixadas as regras disciplinadoras da ordem econômica, atribuindo ao Estado o papel de fiscalização.
2) O processo de desestatização se caracteriza pelo incremento da delegação ou prestação indireta, na qual as empresas privadas concessionárias ou permissionárias atuam como longa manus em setores que permanecem sob a responsabilidade constitucional do Estado.

3) Enquanto forma de retirada do Estado da prestação de serviços públicos, a privatização difere da delegação porque nela o Estado se retira por completo da prestação do serviço, não restando responsabilidade nem direta nem residual.

a) Somente a primeira está certa.
b) A segunda e a terceira estão certas.
c) Somente a segunda está certa.
d) A primeira e a terceira estão certas.
e) A primeira e a segunda estão certas.

ESAF - CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc - 2006
Ciência Política / Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

É conseqüência da estrutura do gasto social no Brasil:

a) o alto custo do sistema de previdência social, com desestímulo ao aumento da poupança privada.
b) a redução da competitividade da economia pela elevação da carga tributária.
c) a redução da escolaridade média da população.
d) a escassez de recursos para o financiamento da acumulação de capital humano.
e) o incentivo à informalidade das relações de trabalho.

ESAF - CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc - 2006
Ciência Política / Políticas Sociais e de Infra-Estrutura

Um dos aspectos da política social brasileira que tem gerado mais insatisfação na sociedade é a má qualidade dos serviços públicos básicos, especialmente em educação e saúde. Sobre tal problema, analise os enunciados abaixo e assinale a resposta certa.
1) A má qualidade dos serviços resulta tanto de problemas de gestão organizacional como de lacunas institucionais que dificultam a coordenação intergovernamental.
2) Faltam mecanismos de acesso e de organização interna das entidades de participação e controle social para que sejam asseguradas não apenas a cobertura, mas a qualidade desses serviços.
3) Nos últimos vinte anos reduziu-se a visibilidade das demandas por qualidade dos serviços públicos de saúde e educação porque as camadas médias e altas desertaram desses serviços.
4) A má qualidade dos serviços públicos de saúde e educação resulta da impossibilidade da alocação dos recursos crescer na mesma proporção em que se expande o numero de beneficiários, devido à universalização dos direitos de acesso, ao aumento da expectativa de vida e ao crescimento de população.

a) Os enunciados 1 e 4 estão corretos.
b) Os enunciados 2 e 3 estão corretos.
c) Apenas o enunciado 4 está correto.
d) Apenas o enunciado 1 está correto.
e) Os enunciados 1 e 2 estão corretos.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.