Questões de Biblioteconomia de metodologias e indicadores de resultados

 /   /   /  metodologias e indicadores de resultados

Pesquise mais Questões de Biblioteconomia de metodologias e indicadores de resultados abaixo,

CESPE - CEHAP - PB - Bibliotecário - 2009
Biblioteconomia / metodologias e indicadores de resultados

A pesquisa, na área da Ciência da Informação, enquadrase nas atividades dos alunos, dos professores e dos profissionais. Para os alunos, a pesquisa é uma constante, estando presente em todas as disciplinas e, mais especificamente , naquelas que focam esse tema e no trabalho de conclusão de curso. Professores que não pesquisam acabam por não acompanhar as transformações da área, por não se atualizarem. Isso se reflete nas atividades de sala de aula. Já em relação aos profissionais, a pesquisa faz parte de muitos de seus trabalhos, como o estudo de usuário, como parte na elaboração de projetos, no acompanhamento das ações dos usuários etc.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior. Sobre os métodos e as técnicas de pesquisa: reflexões.
In: Marta Lígia Pomim Valentim. Métodos qualitativos de pesquisa em ciência da informação.
São Paulo: Polis, 2005, p. 161.

Com base no tema tratado no texto, assinale a opção correta.

a) O pesquisador deve ser neutro.
b) Nas pesquisas, mais importantes do que a metodologia são as análises propiciadas pelos dados levantados. Os dados em si não alicerçam ações ou tomada de decisões.
c) O questionário é a melhor opção para coleta de dados nas pesquisas, pois não apresenta problemas de entendimento.
d) O modelo representacional enfatiza o aspecto quantitativo da análise de conteúdo, segundo Bardin

FUNRIO - SUFRAMA - Bibliotecário - 2008
Biblioteconomia / metodologias e indicadores de resultados

Em sistemas de circulação automatizados é possível empreender uma série de análises sobre como o acervo está sendo utilizado aplicando-se métodos específicos de avaliação. Dentre as análises propostas abaixo qual NÃO se refere ao caso descrito?

A) Identificar os títulos mais utilizados.
B) Revelar o número de empréstimos dos itens adquiridos no ano passado.
C) Determinar o nível de satisfação do usuário.
D) Produzir dados sobre a distribuição dos assuntos na circulação.
E) Verificar as taxas de obsolescência.

FCC - TRF 2ª - Analista Judiciário - Biblioteconomia - 2007
Biblioteconomia / metodologias e indicadores de resultados

Unidades de informação podem obter benefícios pela utilização das chamadas ferramentas da qualidade. Dentre essas, destaca-se o gráfico que, por meio das coordenadas cartesianas, mostra o comportamento de uma variável específica, durante um período de tempo definido, e que pode também ser utilizado para acompanhar o atendimento a questões de referência ou empréstimo interbibliotecas. Essa ferramenta é conhecida como

a) carta de tendências.
b) diagrama de dispersão.
c) gráfico espinha-de-peixe.
d) diagrama de Pareto.
e) análise do campo de forças.

FCC - TRF 2ª - Analista Judiciário - Biblioteconomia - 2007
Biblioteconomia / metodologias e indicadores de resultados

Em serviços de informação, os indicadores são escolhidos

a) em função do ambiente, dos procedimentos e dos processos.
b) a partir de conceitos de consenso de determinado grupo.
c) pela definição dos aspectos que se deseja avaliar ou pelas perguntas avaliativas.
d) em correlação com diferentes parâmetros de avaliação.
e) de acordo com as tendências predominantes no ambiente organizacional.

FCC - TRF 2ª - Analista Judiciário - Biblioteconomia - 2007
Biblioteconomia / metodologias e indicadores de resultados

Para solucionar o fenômeno a que se refere a questão anterior, os bibliotecários empregaram

a) características especificadoras para definir a cadeia descendente.
b) termos sincategoremáticos para determinar uma relação associativa.
c) remissivas cruzadas para indicar relações de subordinação.
d) facetas para estabelecer a abrangência de cada entrada.
e) qualificadores para esclarecer o significado dos conceitos.

FCC - TRT 24ª - Analista Judiciário - Biblioteconomia - 2006
Biblioteconomia / metodologias e indicadores de resultados

Para a aplicação de programas de qualidade em serviços, é importante ter em mente como estes se diferenciam dos produtos. Nesse sentido, entre as características dos serviços destacam-se as de

a) possibilidade de reposição e produção customizada.
b) interação do cliente na produção e possibilidade de armazenamento para uso futuro.
c) intangibilidade e simultaneidade de produção e consumo.
d) contato direto com o produtor e padronização.
e) maior variabilidade e avaliação subjetiva da qualidade.

CESPE - TJ-PA - Analista Judiciário (biblioteconomia) - 2006
Biblioteconomia / metodologias e indicadores de resultados

Em metodologia científica, o método desenvolvido por Francis Bacon

a) considera que o processo de abstração e o silogismo propiciam um conhecimento completo do universo.
b) assinala serem essenciais a observação e a experimentação dos fenômenos, pois somente esta última pode confirmar a verdade.
c) considera que uma autêntica demonstração acerca do que é verdadeiro ou falso somente é proporcionada pelo conhecimento abstrativo.
d) assinala que o conhecimento da essência íntima das substâncias individuais deve ser substituído pelo conhecimento da lei que preside os fenômenos.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.