Questões de Auditoria de Transações com Partes Relacionadas

 /   /   /  Transações com Partes Relacionadas

Pesquise mais Questões de Auditoria de Transações com Partes Relacionadas abaixo,

CESPE - AUGE - MG - Auditor Interno - 2009
Auditoria / Transações com Partes Relacionadas

Algumas preocupações exigem a opinião de alguém não ligado ao negócio e que confirme, de forma independente, a qualidade e precisão das informações. Essas situações ensejam o aparecimento do auditor. Assinale a opção que não corresponde a esse tipo de preocupação.

a) cumprimento da legislação
b) comportamento da economia
c) consecução dos objetivos e atingimento das metas
d) correta aplicação do capital investido
e) avaliação do retorno do investimento

CONSULPLAN - Pref- Paulo Afonso BA - Auditor Fiscal - 2008
Auditoria / Transações com Partes Relacionadas

As normas de execução dos trabalhos dizem respeito aos itens abaixo, EXCETO:

A) Carta de responsabilidade da administração.
B) Transações entre as partes coligadas.
C) Continuidade normal dos negócios da entidade.
D) Processamento eletrônico de dados.
E) Estudo e avaliação do sistema contábil e de controles internos.

ESAF - CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc - 2006
Auditoria / Transações com Partes Relacionadas

Ao tratar da independência, as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Independente definem "entidade relacionada" como aquela que possui uma das seguintes relações com a entidade auditada, exceto a

a) entidade que tem controle direto ou indireto sobre a entidade auditada, desde que a entidade auditada seja relevante para essa entidade.
b) entidade com interesse financeiro direto na entidade auditada, qualquer que seja a signifi cância desse interesse financeiro na entidade auditada.
c) entidade sobre a qual a entidade auditada tenha controle direto ou indireto.
d) entidade na qual a entidade auditada, ou uma entidade a esta relacionada, tenha um interesse financeiro direto que lhe proporcione influência significativa, ou seja, preponderância nas deliberações sociais, sobre essa entidade e o interesse seja relevante para a entidade auditada e sua entidade relacionada.
e) entidade sob controle comum ao da entidade auditada desde que essa entidade e a entidade auditada sejam, ambas, relevantes para a entidade controladora.

FCC - Estado - PB - Auditor Fiscal da Receita Estadual - 2006
Auditoria / Transações com Partes Relacionadas

No processo de consolidação de demonstrações contábeis, em que o auditor da controladora não é o mesmo das empresas coligadas e controladas a serem consolidadas, é correto afirmar que o auditor da controladora

a) deverá aceitar as demonstrações contábeis apresentadas, somente fazendo menção que foram auditadas por outra firma de auditoria, sempre que as demonstrações forem auditadas por outros auditores independentes, regularmente habilitados.
b) deverá, uma vez a cada cinco anos, auditar todas as empresas objeto da consolidação, a fim de garantir a uniformidade dos procedimentos de auditoria aplicados sobre as demonstrações.
c) por questões éticas, em nenhuma hipótese poderá reavaliar ou questionar demonstrações contábeis que foram auditadas por auditores regularmente registrados nos órgãos competentes.
d) poderá, em algumas situações, ter a necessidade de revisar os papéis de trabalho das empresas coligadas e controladas a serem consolidadas e que foram objeto de auditoria por outro auditor independente.
e) sempre deverá auditar as empresas controladas e coligadas, não podendo auditar a empresa controladora, caso a mesma não aceite a condição.

FCC - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas - 2006
Auditoria / Transações com Partes Relacionadas

Analise as seguintes proposições:
I. As transações com partes relacionadas são normalmente irrelevantes para determinação da extensão dos procedimentos de auditoria uma vez que são efetuadas sob condições comutativas.
II. O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação a eventos ocorridos entre a data do balanço e a de seu parecer que possam demandar ajustes específicos nas demonstrações ou a divulgação em notas explicativas.
III. A carta de responsabilidade da administração deve ser emitida com a mesma data do parecer dos auditores sobre as demonstrações contábeis a que ela se refere.
IV. O auditor deve obter carta de advogados da entidade quanto à existência de passivos contingentes da entidade na época da execução dos trabalhos finais de auditoria.
Está correto o que se afirma APENAS em

a) I.
b) II.
c) I, II e III.
d) II e III.
e) II, III e IV.

ESAF - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - 2001
Auditoria / Transações com Partes Relacionadas

A empresa auditada possui investimento permanente relevante em subsidiária integral. O principal procedimento de auditoria aplicável é:

a) acompanhamento de inventário físico das cautelas de ações
b) conferência do cálculo da correção monetária integral
c) confirmação dos investimentos através de circularizações
d) conferência do cálculo de equivalência patrimonial
e) exame dos subsídios recebidos para investimentos

ESAF - PM Natal-RN - Auditor Fiscal (auditoria) - 2001
Auditoria / Transações com Partes Relacionadas

De acordo com as normas de auditoria, a identificação de partes relacionadas e o exame das transações relevantes efetuadas entre estas e a entidade auditada:

a) impõe ao auditor independente de demonstrações contábeis a emissão de parecer com parágrafo de ênfase.
b) resulta na evidência em notas explicativas e ressalva no parecer do auditor independente de demonstrações contábeis.
c) é uma tarefa de responsabilidade exclusiva do auditor interno, na condição de empregado da entidade auditada.
d) é uma obrigação precípua do auditor independente das demonstrações contábeis da entidade auditada.
e) não é obrigação do auditor independente a identificação das partes relacionadas, mas somente o exame das transações com estas.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.