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IADES - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH - BA (HUPES - UFBA/BA) 2014 - Assistente Administrativo - 2014
Questões de Arquivologia / Arquivos Permanentes

No que se refere à arquivologia, assinale a alternativa que apresenta a conceituação do termo catálogo.

  • A. Conjunto de documentos.
  • B. Móvel para guarda de documentos.
  • C. Local em que o acervo documental será conservado.
  • D. Instrumento de pesquisa que inclui todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos, de acordo com critério temático, cronológico ou geográfico.
  • E. Órgão institucional que visa à guarda e à conservação de documentos.

FUNRIO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - BA (IFB/BA) - Arquivista - 2014
Questões de Arquivologia / Arquivos Permanentes

O instrumento de pesquisa que descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico é chamado

  • A. catálogo.
  • B. repertório.
  • C. inventário sumário.
  • D. inventário analítico.
  • E. guia.

FUNRIO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - BA (IFB/BA) - Arquivista - 2014
Questões de Arquivologia / Arquivos Permanentes

Para elaborar instrumentos descritivos utilizando a ISAD-G, em uma das áreas coloca-se informação sobre as condições legais, o estado físico do suporte, idiomas, outras descrições já publicadas. Essa é a área de

  • A. conteúdo e estrutura.
  • B. acesso e uso.
  • C. fontes relacionadas.
  • D. contexto de produção.
  • E. identificação.

Exatus - Companhia Energética de Brasília - DF (CEB/DF) - Arquivista - 2014
Questões de Arquivologia / Arquivos Permanentes

Instrumento de pesquisa que descreve as unidades documentais com o intuito de indicar a localização de cada documento:

  • A. Tesauro.
  • B. Plano de registro.
  • C. Catálogo.
  • D. Plano de distribuição.

CESGRANRIO - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) - Arquivista - 2014
Questões de Arquivologia / Arquivos Permanentes

O arranjo de documentos é uma atividade ao mesmo tempo material e intelectual. Em uma instituição, antes de se proceder à ordenação dos documentos e das séries documentais, é necessário, como operação preliminar,

  • A. classificar os fundos
  • B. descrever os documentos
  • C. microfilmar a massa documental
  • D. preservar o acervo histórico
  • E. digitalizar as sinaléticas

CONSULPLAN - Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) - Analista de Gestão - 2014
Questões de Arquivologia / Arquivos Permanentes

São INCORRETOS apenas os comentários

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. III e V.
  • D. I, II e IV.

CESGRANRIO - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) - Arquivista - 2014
Questões de Arquivologia / Arquivos Permanentes

Ao desenvolver arranjo de documentos permanentes de uma empresa, um arquivista analisa o material a ser arranjado em termos de: 1- conteúdo, 2- proveniência, 3- tipo de material, 4- origens funcionais; 5- história da entidade. Destes, somente dois podem ser detectados por meio do exame da documentação, que são os de números

  • A. 1 e 2
  • B. 2 e 3
  • C. 2 e 4
  • D. 1 e 3
  • E. 4 e 5

CESPE - Tribunal de Contas do Distrito Federal - DF (TCDF/DF) (2ª edição) - Técnico de Administração Pública - 2014
Questões de Arquivologia / Arquivos Permanentes

Julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia. O instrumento utilizado para a classificação dos documentos do arquivo permanente é o quadro de arranjo.

CESPE - Departamento de Polícia Federal (DPF) - Arquivista (Classe A, Padrão I) - 2014
Questões de Arquivologia / Arquivos Permanentes

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens. A preparação de catálogos, guias e inventários é considerada atividade de difusão.

CESPE - Departamento de Polícia Federal (DPF) - Arquivista (Classe A, Padrão I) - 2014
Questões de Arquivologia / Arquivos Permanentes

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens. A função arquivística denominada criação de documentos é operacionalizada na fase de produção do programa de gestão de documentos.

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