Questões de Arquitetura de Poluição Ambiental

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FCC - ALE - SP - Agente Téc- Legislativo - Arquitetura - 2010
Arquitetura / Poluição Ambiental

Considere a Lei da Cidade Limpa, em vigor desde janeiro de 2007, que tem como objetivo eliminar a poluição visual em São Paulo, e o texto de Lucrécia D´Alessio Ferrara, a seguir.


O contexto urbano contribui para o significado da cidade e toda mudança do contexto implica alteração daquele significado. (...) Levar em consideração o contexto urbano supõe selecionar e relacionar, em constantes remodelações, seus elementos constitutivos a fim de permitir que o usuário urbano seja capaz de apreender a cidade como unidade, como percepção global e contínua.

(FERRARA, 1896:119)


É correto afirmar que

a) a publicidade de rua e seus signos são elementos constitutivos e, como tal, interferem no significado social e histórico de uma área.
b) a imagem do contexto urbano, sem interferências publicitárias, terá um único significante para todos.
c) a fluidez da propaganda de rua impõe um ritmo de renovação da paisagem urbana importante para a identificação espacial do usuário.
d) a qualidade estrutural que dá unidade ao ambiente urbano pode ser obtida também pela organização imagética.
e) a organização visual no contexto urbano torna o ambiente refratário à percepção do usuário.

FCC - METRO - SP - Analista Trainee - Arquitetura - 2008
Arquitetura / Poluição Ambiental

O trecho sul do Rodoanel Mario Covas, em Sao Paulo, tem intersecoes com eixos rodoviarios; atravessa os reservatorios Guarapiranga e Billings e cruza trechos urbanizados. De modo a reduzir o seu impacto ambiental, a implantacao do trecho sul do Rodoanel deve

a) reduzir os volumes de material de corte e aterro; aumentar as areas de terraplenagem; suprimir prioritariamente a vegetacao em estado medio de regeneracao; ocasionar a menor interferencia nos recursos hidricos.
b) reduzir os volumes de material de corte e aterro e equilibrar o balanceamento de terraplenagem; evitar a supressao de vegetacao em estado medio a avancado de regeneracao; ocasionar a menor interferencia nos recursos hidricos.
c) aumentar o volume de material de corte e aterro; equilibrar o balanceamento de terraplenagem, suprimir a vegetacao em estagio de regeneracao; priorizar a construcao ao nivel do solo na area dos reservatorios.
d) aumentar o numero de conexoes com os eixos rodoviarios e avenidas; implantar prioritariamente a rodovia ao nivel do solo; aumentar a extensao das pontes na travessia dos reservatorios.
e) reduzir os volumes de material de corte e aterro; aumentar o numero de conexoes com os eixos rodoviarios e avenidas; implantar prioritariamente a rodovia ao nivel do solo; diminuir a extensao das pontes na travessia dos reservatorios.



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