Questões de Administração de Pesquisa organizacional

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FCC - ARCE - Analista de Regulação - Administrador - 2012
Administração / Pesquisa organizacional

A metodologia de trabalho na execução do levantamento de dados para a realização da análise de função que leva à descrição de cargos deve responder sempre a três questões fundamentais na análise de uma tarefa. São elas:

a) o que, como e porque o ocupante faz.
b) quando, quanto e como o ocupante faz.
c) cuidados, controles e supervisão do ocupante.
d) fatores e motivações da avaliação do ocupante.
e) quem indicou, salário recebido e requisitos mentais do ocupante.

CESGRANRIO - PETROBRAS - Administrador Júnior - 2012
Administração / Pesquisa organizacional

Uma pesquisa de mercado recente mostrou que o mercado de consumidores de combustíveis é dividido em três segmentos: esportistas, que apreciam estilo de vida audacioso e consomem combustível Premium; familiares, que estão ligados a valores familiares e consomem combustível aditivado; e ecológicos, que procuram viver com qualidade de vida e consomem combustível comum.
Sendo assim, verifica-se que a pesquisa de mercado realizada está baseada em variáveis de segmentação

a) situacionais
b) geográficas
c) demográficas
d) psicográficas
e) comportamentais

VUNESP - Prefeitura de São José dos Campos - Analista em Gestão Municipal - Administração de Em - 2012
Administração / Pesquisa organizacional

Com base em análises de pesquisa e experiência de trabalho com muitas organizações e gestores distintos, surgiram quatro perspectivas ou referenciais que são a base das lideranças eficazes. Cada uma dessas perspectivas ou referenciais vê o mundo a partir de um conjunto específico de valores e de suposições básicas. Um referencial, em que a organização é como uma máquina e cabe a seu líder ou líderes a reorganização, cujo esforço deve encaminhar para a restauração do equilíbrio dessa mesma organização, é o

a) simbólico.
b) político.
c) dos recursos humanos.
d) pós-moderno.
e) estrutural.

VUNESP - Prefeitura de São José dos Campos - Analista em Gestão Municipal - Nível Superior - 2012
Administração / Pesquisa organizacional

A produção de conhecimentos administrativos por meio da aplicação de métodos científicos é semelhante a outras formas de pesquisa, que se dedicam ao estudo de outros fenômenos. Há cinco métodos mais comuns usados na pesquisa de administração: experimento, levantamento simples, levantamento correlacional,

a) método do caso e incidente crítico.
b) grupo experimental e grupo de controle.
c) modelo de Fiedler e modelo diretivo.
d) modelo de Hersey-Blanchard e modelo holístico.
e) modelo de Tannenbaum e Schmidt e modelos de decisão.

CESGRANRIO - FINEP - Analista - Recursos Humanos - 2011
Administração / Pesquisa organizacional

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ( Idec ) lançou no dia 28 de abril de 2011 um site onde publicou os resultados da Pesquisa sobre Responsabilidade Social Empresarial dos Bancos. Nesse estudo, são analisadas as práticas e as políticas das instituições financeiras em relação aos consumidores, trabalhadores e ao financiamento disponibilizado pelas instituições. No site, o consumidor encontra o relatório completo de tal pesquisa, pode comparar as práticas das instituições financeiras e também enviar um cartão amarelo para o banco como forma de manifestar sua insatisfação. No contexto da governança corporativa, tem-se que a(s)

a) transparência apresenta-se como um modelo de gestão para empresas que buscam atingir um nível diferenciado de relação com os investidores e o mercado.
b) força corporativa de manter uma atitude ética e transparente cria um valor acrescentado que nada influi na atração de investimentos.
c) governança corporativa se desenvolve num momento em que as empresas não precisam comprometer-se com o padrão de transparência nos negócios.
d) atuais práticas de governança corporativa veem com indiferença a divulgação de suas informações, embora tais informações sejam uma forma de atrair novos investimentos.
e) empresas se preocupam com a qualidade e o volume das informações divulgadas para o mercado somente por conta das exigências legais brasileiras.

FCC - TCE - PR - Analista de Controle - Área Administrativa - 2011
Administração / Pesquisa organizacional

Pesquisas na área acadêmica apontaram a produtividade como produto de duas variáveis: Tecnologia (20%) e Desempenho humano (80%); e que o desempenho humano por sua vez, é conseguido por meio das variáveis: Conhecimento (30%) e Motivação (70%). Na área de Gestão de Pessoas, o caminho ideal para atingir índice de ideias de desempenho humano e, por consequência, de produtividade inicia-se pela implementação de

a) motivações forçadas e estrutura rígida.
b) hierarquia flexível e promoções pessoais.
c) confrontos e punições.
d) treinamento e meritocracia.
e) ações e políticas.

CESGRANRIO - PETROBRAS - Administrador Jr- - 2011
Administração / Pesquisa organizacional

Depois de realizar uma pesquisa de mercado, o diretor de marketing de uma rede de postos de combustíveis percebeu que deveria atuar mais fortemente junto aos consumidores que abastecem semanalmente seus carros. A segmentação realizada pela empresa foi feita com base

a) no comportamento de compra.
b) em pensamentos e sentimentos.
c) em dados demográficos.
d) em análise psicográfica.
e) em fontes geográficas.

CESPE - MCT-FINEP - Administração - Processos Organizacionais, Planeja - 2009
Administração / Pesquisa organizacional

Determinado departamento da administração pública federal desenvolveu uma pesquisa para munir de informações o programa de excelência do qual participa. O resultado da pesquisa constatou que o nível médio de satisfação do seu grupo estava inadequado, consolidado pelos índices de turnover, absenteísmo e reclamações trabalhistas. Quanto às dimensões que afetam a satisfação das necessidades, é correto afirmar o contexto descrito na situação hipotética acima refere-se à dimensão de

a) qualidade, que é medida por meio das características da qualidade do produto ou dos serviços finais ou intermediários da organização.
b) custos, pois relaciona não só o custo final do produto ou serviço, mas também seus custos intermediários.
c) entrega, pois são medidas as condições de entrega dos produtos ou serviços finais e intermediários de uma organização.
d) moral, pois envolve a avaliação das necessidades motivacionais de um grupo de pessoas inserido na organização.
e) segurança, pois avalia a segurança dos empregados e a segurança dos usuários do produto.

CESPE - FHS - ES - Analista Administrativo - Gestão de Pessoal - 2009
Administração / Pesquisa organizacional

Este estudo descreve como se estruturam as redes informais dos empresários participantes das incubadoras de empresas de base tecnológica do Recife. Trata-se de um estudo de caso, com uma amostra que reúne mais de 60% dos empresários das sete incubadoras de base tecnológica do Recife. Fez-se um corte epistemológico ao limitar o estudo aos padrões de rede caracterizados por conteúdos específicos nela transacionados, a saber: as redes de amizade, de informação e de confiança. Para o mapeamento das redes, foi utilizado o software UCINET 6. Identificou-se que a rede de confiança é maior do que a rede de informação e que laços fortes de interação predominam no ambiente das incubadoras. Essas características não favorecem os processos de inovação, uma vez que as redes de laços fortes frequentemente se fecham à entrada de informações novas. Os achados também mostraram que a construção da rede dos empresários incubados é baseada na diversidade de papéis.

Régis, Helder P., et all. Redes artificiais informais In: Revista Psicologia, Organizações e Trabalho - rPOT, Vol 7, número 1, 2007. ( com adaptações ).

Considerando a descrição acima, julgue os itens seguintes quanto a métodos e técnicas em pesquisa organizacional.

No resumo está claro que os dados foram coletados por meio de questionário estruturado com questões objetivas.

CESPE - FHS - ES - Analista Administrativo - Gestão de Pessoal - 2009
Administração / Pesquisa organizacional

Este estudo descreve como se estruturam as redes informais dos empresários participantes das incubadoras de empresas de base tecnológica do Recife. Trata-se de um estudo de caso, com uma amostra que reúne mais de 60% dos empresários das sete incubadoras de base tecnológica do Recife. Fez-se um corte epistemológico ao limitar o estudo aos padrões de rede caracterizados por conteúdos específicos nela transacionados, a saber: as redes de amizade, de informação e de confiança. Para o mapeamento das redes, foi utilizado o software UCINET 6. Identificou-se que a rede de confiança é maior do que a rede de informação e que laços fortes de interação predominam no ambiente das incubadoras. Essas características não favorecem os processos de inovação, uma vez que as redes de laços fortes frequentemente se fecham à entrada de informações novas. Os achados também mostraram que a construção da rede dos empresários incubados é baseada na diversidade de papéis.

Régis, Helder P., et all. Redes artificiais informais In: Revista Psicologia, Organizações e Trabalho - rPOT, Vol 7, número 1, 2007. ( com adaptações ).

Considerando a descrição acima, julgue os itens seguintes quanto a métodos e técnicas em pesquisa organizacional.

A fonte humana de informações (empresários) adotada é denominada primária.

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