Questões de Administração Pública de Gestão pública estratégica e de resultados

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FCC - TRT 19ª - Analista Judiciário - 2014
Administração Pública / Gestão pública estratégica e de resultados

O planejamento estratégico, uma metodologia criada nos Estados Unidos nos anos de 1960, tem como principal funcionalidade estabelecer a direção a ser seguida pela organização. A respeito do tema, considere:

I. Constitui-se em um processo de construção de consenso, bem como uma forma de aprendizagem organizacional.
II. Envolve a definição da missão, visão e valores da organização, bem como um diagnóstico institucional que identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização.
III. Permite julgar os processos e produtos de acordo com sua efetividade, que constitui o grau de alcance das metas.

Está correto o que consta APENAS em

a) I e III.
b) II e III.
c) I e II.
d) I.
e) II.

ESAF - MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern - 2013
Administração Pública / Gestão pública estratégica e de resultados

As afirmativas abaixo relacionadas à Gestão por Resultados estão corretas, exceto:

a) a Gestão por Resultados prescreve o monitoramento e a avaliação do desempenho da organização ou da política pública a partir do alcance dos resultados buscados inicialmente expressos em termos objetivos.
b) a contribuição esperada do modelo de Gestão por Resultados para o aumento da eficiência da administração pública é bastante clara, definida eficiência como a relação entre resultados e recursos utilizados.
c) no modelo de Gestão por Resultados, a transparência dos objetivos, resultados e metas da organização diminuiria os problemas relacionados aos déficits de informação quanto aos fins e permitiria o compartilhamento e o engajamento coletivo em torno dos mesmos objetivos, o que favoreceria a racionalidade do sistema e da organização.
d) o modelo de Gestão por Resultados não permite um controle mais efetivo sobre o desempenho dos governos e sobre o desempenho dos burocratas, pelo cidadão e pelos demais stakeholders porque os objetivos muitas vezes não são quantificáveis e as metas serem subjetivas, variando de acordo com cada gestor.
e) modelo de Gestão por Resultados ao liberar os gerentes do excessivo controle burocrático, expresso em rotinas, e conceder-lhes algum grau de autonomia, ainda que limitado pelas normas e atribuição que o cargo estabelece, sobre a gestão dos recursos, pretende aumentar as possibilidades de adequação eficiente entre recursos, processos e metas.

ESAF - MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern - 2013
Administração Pública / Gestão pública estratégica e de resultados

Por Gestão por Resultados pode-se entender o ciclo que começa com o estabelecimento dos resultados desejados e retro-alimenta o sistema de gestão, propiciando ações corretivas decorrentes dessa avaliação. As afirmativas listadas a seguir são características integrantes do modelo de gestão por resultados, exceto:

a) alinhamento de expectativas de forma clara e transparente, entre todos os agentes políticos, externos e internos, sobre quais são as diretrizes e os objetivos da organização, por meio da tradução destes em resultados e metas a serem atingidas, o que inclui a definição de indicadores para sua apuração.
b) concessão de plena autonomia aos executores e implementadores das políticas públicas na busca do maior impacto possível de suas ações e políticas.
c) contratualização ou Pactuação de resultados, metas, autonomias e sanções.
d) avaliação dos resultados e retro-alimentação do sistema de gestão para eventuais correções de rota, constituindo assim uma ferramenta gerencial.
e) fortalecimento de uma modalidade de relação principal - agente cujos principais são tanto os cidadãos em relação aos políticos, quanto estes em relação à burocracia - baseada no desempenho mensurado a partir de indicadores de resultados.

ESAF - MPOG - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Govern - 2013
Administração Pública / Gestão pública estratégica e de resultados

O modelo de Gestão por Resultados é uma das principais recomendações do receituário da Nova Gestão Pública. Isso decorre do argumento de ser este modelo apropriado a, simultaneamente, focar na efetividade ou no que de fato interessa ao cidadão e à sociedade. Entre as opções abaixo, assinale a afirmativa correta acerca de Gestão por Resultados.

a) A Gestão por Resultados se caracteriza, na etapa de formulação da política pública, pela tradução dos objetivos em resultados e, na etapa de implementação das ações para atingi-los, pela predominância da orientação por resultados em substituição aos outros mecanismos de coordenação.
b) A Gestão por Resultados se caracteriza pela ênfase na coordenação por supervisão direta e pela padronização de procedimentos.
c) A Gestão por Resultados está focada nos produtos (policy outputs) do que os governos estão fazendo, de suas prioridades, e das demandas, dos interesses que estão sendo articulados e dos benefícios e dos objetivos inicialmente traçados em termos de produtos imaginados.
d) Uma Gestão por Resultados trabalha voltada para o impacto das Políticas Públicas baseada nas perspectivas definidas originalmente pelos gestores.
e) A Gestão por Resultados se assemelha ao Planejamento Estratégico no sentido que estabelece uma Missão, uma Visão e Valores a serem alcançados e trabalha com três variáveis.

ESAF - CGU - Analista de Finanças e Controle - Administrativa - 2012
Administração Pública / Gestão pública estratégica e de resultados

Nos moldes atuais, a adoção de estratégias competitivas, pela administração pública como um todo, afigura-se tarefa pouco sustentável uma vez que

a) é impensável supor a possibilidade de concorrência entre órgãos públicos.
b) sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas.
c) os serviços públicos entregues aos usuários não podem ser diferenciados.
d) a administração pública carece de uma contabilidade de custos efetiva.
e) sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas e às sociedades de economia mista.

ESAF - CGU - Analista de Finanças e Controle - Administrativa - 2012
Administração Pública / Gestão pública estratégica e de resultados

Acerca da aplicabilidade da Gestão Estratégica ao setor público, é correto afirmar que

a) a Gestão Estratégica é dispensável para uma instituição como a Câmara dos Deputados, já que sua missão e seu papel encontram-se inteiramente demarcados na Constituição Federal.
b) o modelo tradicional de BSC é totalmente adequado aos órgãos da administração pública, sendo desnecessárias quaisquer adaptações.
c) o uso dos preceitos de Gestão Estratégica apenas se justifica nas entidades da administração indireta, dadas sua natureza e finalidade.
d) a aplicação do BSC na administração pública dispensa preocupações com a perspectiva financeira, já que o lucro não é um de seus objetivos.
e) a perspectiva cliente é ponto fundamental de Gestão Estratégica ainda que, na administração pública, o conceito de clientela seja menos desenvolvido que na iniciativa privada.

ESAF - CGU - Analista de Finanças e Controle - Administrativa - 2012
Administração Pública / Gestão pública estratégica e de resultados

Ao realizar uma abordagem estratégica sobre o papel dos órgãos de controle, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República ( SAE ), por meio da Agenda Nacional de Gestão Pública, apresenta uma série de problemas atuais, propostas de soluções e desafios para o futuro. Nesse contexto, é correto afirmar que à SAE interessa

a) o aumento da judicialização da gestão pública, por meio do fortalecimento do caráter repressor e punitivo do direito administrativo.
b) a redução da profunda desconfiança com que os órgãos de controle costumam olhar o terceiro setor e a atividade empresarial.
c) o incremento do viés legalista, em desfavor do enfoque fiscalizatório voltado a resultados.
d) a redução da transparência na tramitação de processos que envolvam o setor público e o setor privado.
e) a promoção de uma nova postura dos órgãos administrativos, a fim de que se aliem à cultura vigente dos órgãos de controle.

CESPE - TJ - AL - Analista Judiciário Especializado - Administrativa - 2012
Administração Pública / Gestão pública estratégica e de resultados

A definição do motivo central do planejamento estratégico, que representa a razão de ser da organização, é o que se denomina

a) estratégia organizacional.
b) cenário estratégico.
c) visão organizacional.
d) objetivos estratégicos.
e) missão organizacional.

FCC - SPPREV - Analista em Gestão Previdenciária - 2012
Administração Pública / Gestão pública estratégica e de resultados

São elementos da gestão de resultados na produção de serviços públicos:

a) Capacidade gerencial de aferir resultados e avaliação focada em objetivos, metas e indicadores.
b) A capitalização política de resultados obtidos com os serviços públicos e avaliação focada nos processos.
c) Performance obtida a partir de relações de custo-benefício e trade-off entre insumos e projetos.
d) Controles e documentos legais e validação de sistemas de acompanhamento informatizados.
e) Acompanhamento contínuo de processos e premiação de departamentos com performances superiores.

FCC - Prefeitura de São Paulo - Auditor Fiscal Tributário Municipal - Gestão Tribu - 2012
Administração Pública / Gestão pública estratégica e de resultados

Uma organização pública que pretende incorporar uma orientação empreendedora em seu planejamento estratégico deve priorizar

a) a conexão das expectativas de desempenho com objetivos pontuais individualizados.
b) a vinculação entre remuneração individual e produtividade pessoal.
c) o desenvolvimento de ações de controle centralizado dos processos administrativos.
d) o uso de qualificação formal para obter uma avaliação mais subjetiva do desempenho.
e) o alinhamento das expectativas de desempenho individuais com os objetivos organizacionais.



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