Questões de Administração Pública de Diversos

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ESAF - CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc - 2012
Administração Pública / Diversos

Uma perspectiva crítica sobre o funcionamento das democracias liberais surgiu ao final do século XIX na Alemanha e na Itália e se fundamentou na constatação de que, nas sociedades modernas, o poder se concentrava nas mãos de uma pequena parcela da população, enquanto a grande massa era incapaz de influenciar as decisões sobre políticas públicas. Para os adeptos dessa perspectiva, a concentração de poder era uma característica comum a todos os sistemas políticos, independente da sua orientação ideológica.
Considerando as ideias da chamada Teoria das Elites apresentadas de forma sintética no texto acima, assinale a afirmativa correta sobre as teses elitistas.

a) Foram submetidas a diversos testes e há hoje evidência que aponta para existência de distribuição assimétrica de poder nas decisões sobre políticas públicas em muitas das democracias contemporâneas.
b) Para seus seguidores, os partidos políticos exercem o poder compensatório, reduzindo a influência da classe dirigente nas decisões de políticas públicas.
c) A competição entre grupos de interesse ocupa papel central nas explicações elitistas sobre o desempenho das economias contemporâneas.
d) Em países onde a classe dirigente é pequena e com interesses econômicos bem definidos, é maior a possibilidade de ocorrência de conflitos internos com possibilidade de resultar em paralisia decisória.
e) A aplicação das teses elitistas nos países da América Latina sofre diversas restrições, especialmente pela valorização excessiva do papel exercido pela classe empresarial, desconsiderando a importância da burocracia e dos militares nas decisões sobre políticas públicas.

ESAF - CGU - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fisc - 2012
Administração Pública / Diversos

O estudo sobre a chamada economia política da corrupção tem avançado bastante ao longo dos últimos anos. Centenas de trabalhos importantes foram produzidos sobre o tema, muitos deles fazendo uso de analogias advindas da microeconomia, mais especificamente da chamada economia da informação. Desses trabalhos surgiu uma série de recomendações para a melhoria da qualidade do governo e redução dos níveis de corrupção nos estados contemporâneos. Entre as principais contribuições do estudo da economia política da corrupção, podem-se destacar as seguintes proposições:
1. No contexto de assimetria informacional, a estrutura de incentivos prevista nos contratos entre agente e principal pode ser mais efetiva como instrumento de coibir a corrupção do que a fiscalização realizada por auditores independentes.
2. A alta rentabilidade da busca de privilégios por parte dos "caçadores de renda" (rent seekers) contribui para o desenvolvimento econômico, pois apesar da sua imagem negativa, ela gera renda e oportunidades de emprego para algumas das pessoas mais talentosas do país.
3. O incentivo à corrupção é diretamente proporcional aos custos transacionais envolvidos no relacionamento entre agente e principal.
4. O tamanho do governo está inversamente relacionado à sua qualidade.

É correto o que se afirma em

a) 1, 2, 3, 4.
b) 1, 4.
c) 2, 3.
d) 2, 4.
e) 1, 3.

CETRO - Prefeitura de Campinas - Auditor de Controle Interno - 2012
Administração Pública / Diversos

Com base nos conceitos de Ética, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, buscando servir para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social.
( ) É construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
( ) Existe em diversos grupos ou locais específicos, como por exemplo, ética profissional.

a) F/ F/ V
b) F/ V/ F
c) V/ V/ F
d) V/ V/ V

FCC - SPPREV - Analista em Gestão Previdenciária - 2012
Administração Pública / Diversos

Um elemento central para a credibilidade da administração pública, a transparência, é estabelecida através de mecanismos e instrumentos que reúnem

a) o estabelecimento de planos, orçamentos, relatórios, realização de audiências públicas e incentivo à participação popular.
b) a utilização de accountability, sustentabilidade e responsabilidades e sanções necessárias ao desempenho de agentes públicos.
c) a realização de projetos de tecnologia de informação e comunicação, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho.
d) o desenvolvimento de projetos de modernização e a implementação de modelos organizacionais que melhorem a performance da área pública.
e) a gerência das finanças públicas de forma sustentável, equilibrando os déficits da previdência e as receitas públicas advindas de impostos.

FCC - SPPREV - Analista em Gestão Previdenciária - 2012
Administração Pública / Diversos

Como princípios de ação empreendedora no setor público, podem ser citados:

a) Cooperação entre prestadores de serviço; centralizar autoridade e mensurar performance pelos resultados obtidos.
b) Atuar na prevenção de problemas; cooperação entre prestadores de serviço e orientação por objetivos.
c) Catalisar ações entre o público e o privado; foco no controle exercido pela comunidade e visão de usuários como clientes.
d) Competição entre prestadores de serviços; mensurar performance pelos resultados obtidos e orientação por normas e regulamentos.
e) Implementar normas e regulamentos; foco no controle exercido pela comunidade e atuar na prevenção de problemas.

FCC - TCE - SP - Agente de Fiscalização Financeira Administração - 2012
Administração Pública / Diversos

O conceito de estado moderno, ao contrário dos conceitos de sociedade e mercado, fundamenta-se

a) na associação voluntária dos indivíduos.
b) na hierarquia social dos grupos sociais.
c) no monopólio da coerção legalmente exercida.
d) em consensos contingentes baseados nas preferências individuais.
e) na subordinação resultante da competição no mercado político.

FCC - TST - Técnico Judiciário - Área Administrativa - 2012
Administração Pública / Diversos

No caminho de sua modernização, a Administração pública brasileira, especialmente na administração direta, enfrenta ainda desafios relevantes em termos de modernidade, que podem ser apontados como problemas do ambiente interno da administração direta federal. São eles:
I. A estabilidade funcional após estágio probatório e o ambiente profissional pouco competitivo.
II. Desafios profissionais pouco atrativos e baixo risco quanto a colocar-se em cheque o cargo por ineficiência de desempenho.
III. Excesso de áreas funcionais e de níveis hierárquicos, treinamentos e capacitação sem foco no cotidiano.

Genericamente, são verdadeiros os problemas mencionados em

a) I e II, apenas.
b) I, II e III.
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II, apenas.

ESAF - CGU - Conhecimentos Gerais - 2012
Administração Pública / Diversos

Considerando que o fenômeno da "Judicialização da Política" ocorre sempre que os tribunais, no desempenho normal das suas funções, afetam de modo significativo as condições da ação política, pode-se afirmar corretamente que:

a) a revisão jurisdicional do ato administrativo fere o princípio da separação dos poderes.
b) sua ocorrência gera um fator de imponderabilidade no trato do orçamento e das políticas públicas.
c) no Brasil, tal capacidade é herança direta do Poder Moderador, estatuído por D. Pedro I.
d) é figura desnecessária ao Brasil de hoje, dados o nível de representação social e o poder dos grupos de pressão.
e) esse fenômeno só afeta a política, pouco importando à gestão pública o que (e como) decidem os magistrados.

ESAF - CGU - Conhecimentos Gerais - 2012
Administração Pública / Diversos

Considerando o atual contexto da administração pública brasileira, incluindo-se aí o arcabouço legal, seus desdobramentos e as principais discussões temáticas, é correto afirmar que:

a) além de barrar candidaturas, a Lei da Ficha Limpa tem servido de inspiração para várias iniciativas em outras esferas da vida pública, a exemplo do uso de seus princípios, em diversos estados e municípios, como fator impeditivo à posse em cargos de confiança.
b) tendo por base a transparência nos gastos, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada, essencialmente, para melhorar o desempenho do setor público por meio do equilíbrio orçamentário, o que significa dizer que seus reflexos não alcançam o setor produtivo nem impactam a economia subnacional.
c) tecnicamente ousada desde o nascimento, a Lei n. 4.320/1964, também conhecida como Lei de Responsabilidade Orçamentária, pode ser considerada a pedra angular para a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, haja vista suas fortes exigências em torno da disciplina fiscal e da transparência.
d) ao passo em que limitou a capacidade de atuação dos Tribunais de Contas, a Lei de Responsabilidade Fiscal também contribuiu para o enfraquecimento dos órgãos de controle interno. Daí, em um movimento contrário, ter sido criada a CGU, como forma de se estabelecer novo equilíbrio.
e) ao aceitar o fato de que é possível, para o Estado, adotar formas de gestão consagradas pelo setor privado, a discussão em torno da ética no serviço público passou a admitir o afrouxamento de alguns preceitos, em especial os afetos ao nepotismo e ao patrimonialismo.

FCC - TRT 23ª - Analista Judiciário - Estatística - 2011
Administração Pública / Diversos

De acordo com a Resolução 49 do Conselho Nacional de Justiça, as informações estatísticas produzidas pelos Tribunais devem ser reunidas e supervisionadas

a) pelo Superior Tribunal de Justiça.
b) pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias.
c) pelo Sistema de Estatística do Poder Judiciário.
d) pelo Supremo Tribunal Federal.
e) pela Comissão de Estatística e Gestão Estratégica.



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