Questões da Banca PUC - PR

 /   /  PUC - PR

Encontre Questões da Banca PUC - PR com o filtro abaixo,

PUC - PR - URBBS - Agente de Trânsito - 2006
Trânsito / Geral

Analise as infrações de trânsito abaixo descritas e assinale a alternativa que corretamente estabelece a seqüência de pontos, que são computados no prontuário do infrator, pelo cometimento dessas infrações.

I.Dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação cassada ou com suspensão do direito de dirigir.
II. Deixar o passageiro do seu carro transitar sem o uso do cinto de segurança.
III. Avançar o sinal vermelho do semáforo.

a) 7, 7, 7.
b) 3, 5, 5.
c) 7, 5, 7.
d) 5, 7, 7.
e) 3, 3, 5.

PUC - PR - URBBS - Agente de Trânsito - 2006
Trânsito / Geral

Sobre as regras gerais de circulação e conduta, previstas no Código de Trânsito Brasileiro, é correto afirmar:

a) O trânsito de veículos pelas calçadas e passeios, em hipótese alguma, é permitida.
b) Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, é obrigação de todo condutor verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.
c) Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros e os ciclos motorizados deverão sempre utilizar-se de farol de luz baixa aceso, durante o dia e a noite.
d) O condutor que for ingressar numa via, procedente de um lote lindeiro a essa via, terá preferência sobre os veículos que por ela estejam transitando.
e) O pisca-alerta somente deve ser utilizado em imobilizações ou situações de emergência.

PUC - PR - URBBS - Agente de Trânsito - 2006
Trânsito / Geral

Segundo a classificação de gravidade das infrações, contida no Código de Trânsito Brasileiro, é correto afirmar:

a) Dirigir sob a influência de álcool, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica, é considerada uma infração grave.
b) Deixar o condutor ou passageiro de usar cinto de segurança, é considerada infração média.
c) Dirigir sem atenção ou sem cuidados indispensáveis à segurança, é considerada infração leve.
d) Usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos, é considerada infração gravíssima.
e) Utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus, é considerada infração grave.

PUC - PR - URBBS - Agente de Trânsito - 2006
Trânsito / Geral

Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para este fim, não existindo sinalização semafórica, terão prioridade de passagem.
b) Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem, será dada preferência de passagem aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.
c) O pedestre, para atravessar uma via sobre a faixa a ele destinada e onde houver semáforo que não possui foco de pedestre, deverá aguardar que o semáforo interrompa o fluxo dos veículos.
d) O ciclista desmontado, empurrando a bicicleta, para cruzar a pista de rolamento, não precisa utilizar a faixa de pedestres caso ela exista numa distância de até 50 metros dele.
e) O pedestre, para atravessar uma via sobre a faixa a ele destinada e onde houver semáforo que possui foco de pedestre, deverá obedecer à indicação das luzes.

PUC - PR - URBBS - Agente de Trânsito - 2006
Trânsito / Geral

Assinale a alternativa correta:

a) Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso é uma infração gravíssima.
b) Transitar pela contramão de direção em vias de duplo sentido de circulação, exceto para ultrapassar outro veículo e apenas pelo tempo necessário, respeitada a preferência do veículo que transitar em sentido contrário, é uma infração grave.
c) Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes, é uma infração leve.
d) Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamento, marcas de canalização, gramados e jardins públicos, é uma infração média.
e) Deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea é uma infração grave.

PUC - PR - URBBS - Agente de Trânsito - 2006
Trânsito / Geral

Considerando a inexistência de sinalização regulamentadora em contrário e considerando que no estado do Paraná não existem vias de trânsito rápido, é correto afirmar:

a) A velocidade máxima permitida para os automóveis em uma estrada é 110km/h.
b) A velocidade máxima permitida nas vias urbanas do Paraná é de 60km/h.
c) A velocidade máxima permitida para os ônibus em via arterial é de 40km/h.
d) A velocidade máxima permitida para qualquer veículo numa rodovia é de 110km/h.
e) A velocidade máxima permitida para vias locais é de 40km/h.

PUC - PR - URBBS - Agente de Trânsito - 2006
Trânsito / Geral

Quanto à infração de estacionar o veículo onde houver guia de calçada rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos, afirma-se: I. É uma infração grave. II. Prevê como penalidade somente multa. III. Prevê a medida administrativa de remoção do veículo. É correta ou são corretas:

a) Somente I e II.
b) I, II e III.
c) Somente I e III.
d) Apenas a I.
e) Somente II e III.

PUC - PR - URBBS - Agente de Trânsito - 2006
Trânsito / Geral

Dentre as normas gerais de circulação e conduta é correto afirmar: I. Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência. II. Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem. III. Nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de segurança. IV.O condutor que for ingressar numa via, procedente de um lote lindeiro a essa via, deverá dar preferência somente aos veículos que por ela estejam transitando. V.O condutor poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestre, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem. É correta ou são corretas:

a) I, II e III.
b) I, II e V.
c) III, IV e V.
d) II, III e IV.
e) Somente a III.

PUC - PR - URBBS - Agente de Trânsito - 2006
Trânsito / Geral

A punição prevista para o condutor que parar o veículo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal: I. É uma infração média. II. Prevê como medida administrativa a remoção do veículo. III. Prevê como penalidade multa. É correta ou são corretas:

a) Apenas a I.
b) Apenas a II.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e a III.

PUC - PR - URBBS - Agente de Trânsito - 2006
Trânsito / Geral

Quando o policial, com o apito da sinal com "um silvo longo", ele está indicando que o condutor deve:

a) manter-se à direita.
b) manter-se à esquerda.
c) parar o veículo.
d) acender a lanterna.
e) diminuir a marcha do veículo.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.