Questões da Banca ISAE

Encontre Questões da Banca ISAE com o filtro abaixo,

ISAE - ALE - AM - Jornalista - 2011
Jornalismo / Geral

O Código de Ética do Jornalismo, aprovado em setembro de 1985, estabelece normas para a atuação profissional. Entre outros aspectos, ele considera que o jornalista deve:

a) realizar coberturas jornalísticas, pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas ou privadas em que é funcionário, assessor ou empregado.
b) respeitar as diretrizes contrárias à divulgação correta da informação, se assim for o desejo da corporação onde trabalha.
c) concordar com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, religiosos, políticos, etc. adotada pela empresa a qual está vinculado.
d) buscar a informação sempre que esta for do interesse público, não tendo, nesses casos, que respeitar o direito à privacidade.
e) ser responsável por toda informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros.

ISAE - ALE - AM - Psicólogo - 2011
Psicologia / Geral

Segundo a Psicologia Institucional proposta por Bleger, a atuação de um psicólogo institucional é diferente do trabalho psicológico comum em instituição, porque:

a) o psicólogo institucional age segundo um método de análise da realidade social.
b) o psicólogo institucional realiza intervenção psicológica com significação social.
c) o psicólogo institucional faz uso de instrumento psicológico para medir a satisfação individual.
d) o psicólogo institucional é um elemento psicanalítico com vistas à autonomia dos membros de um grupo.
e) o psicólogo institucional utiliza ferramenta de caráter psicológico e sociológico para melhoria institucional.

ISAE - ALE - AM - Analista de Controle - 2011
Direito Constitucional / Direitos Sociais

Com relação aos direitos sociais, analise as afirmativas a seguir.

I. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a remuneração do trabalho diurno superior à do noturno.
II. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, o repouso semanal remunerado, obrigatoriamente aos domingos.
III. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, o adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres, perigosas ou tediosas, na forma da lei.

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver incorreta.
b) se somente a afirmativa II estiver incorreta.
c) se somente a afirmativa III estiver incorreta.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem incorretas.
e) se todas as afirmativas estiverem incorretas.

ISAE - ALE - AM - Psicólogo - 2011
Psicologia / Geral

As terapias cognitivo-comportamentais têm grande desenvolvimento em diferentes áreas da saúde, o que inclui diferentes abordagens, em função do tipo de transtorno focado. Entretanto, todas as intervenções cognitivo-comportamentais partem de alguns supostos básicos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A atividade cognitiva exerce influência sobre o comportamento.
II. A atividade cognitiva pode ser acompanhada e modificada.
III. Os comportamentos podem ser modificados a partir de mudanças cognitivas.

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas II e II estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

ISAE - ALE - AM - Jornalista - 2011
Jornalismo / Geral

Assinale a alternativa que apresenta, no jargão jornalístico de TV, a definição de espelho.

a) Cobertura de um fato realizada apenas por um repórter ou uma emissora de TV.
b) Relação e ordem de entrada das matérias no telejornal, sua divisão por blocos, previsão dos comerciais, chamadas e encerramento.
c) Reportagem sobre tema de grande interesse, mesmo que não tenha o caráter de atualidade.
d) Gravação do resumo das informações de uma notícia feita pelo repórter para orientar o processo de edição.
e) Ficha que contém as informações específicas sobre a matéria editada, como nome do editor, tempo de entrada e de saída.

ISAE - ALE - AM - Enfermeiro - 2011
Enfermagem / Geral

Em relação às complicações crônicas do diabetes, assinale a afirmativa incorreta.

a) O dignóstico da neuropatia autonômica cardiovascular é feito pela taquicardia em repouso ou por teste provocativo ( levantar-se do decúbito, manobra de Valsalva, respiração Profunda ), e por hipotensão postural medida por redução de pressão sistólica (> 30 mmHg) e/ou da diastólica (> 10 mmHg), um minuto após a mudança da posição deitada para a em pé.
b) O diagnóstico de gastroparesia pode ser feito pela história (dispepsia, plenitude gástrica, náusea, vômito) ou por teste terapêutico com fármaco procinético ( metoclopramida, domperidona ). Casos mais graves, incluindo emagrecimento devem ser encaminhados ao especialista.
c) Sintomas da neuropatia periférica devem ser pesquisados, periodicamente, durante avaliação clínica. As principais manifestações incluem taquicardia em repouso, intolerância ao exercício, hipotensão ortostática, constipação, e sintomas de gastroparesia, disfunção erétil, disfunção sudomotora, bexiga neurogênica, hipoglicemia despercebida, entre outros.
d) O diagnóstico da disfunção erétil é feito pela história (incluindo história de medicamentos que causam a disfunção).
e) O diagnóstico da neuropatia simétrica sensitivomotora distal pode ser iniciado pela história clínica com a manifestação da sensação de queimação, choques, agulhadas, formigamentos, dor a estímulos não-dolorosos, cãibras, fraqueza ou alteração de percepção da temperatura, pode ser em repouso, com exacerbação à noite e melhora com movimentos.

ISAE - ALE - AM - Enfermeiro - 2011
Enfermagem / Geral

A amamentação do recém-nascido prematuro apresenta certas particularidades que devem ser bem informadas à lactante. A respeito das características básicas do leite materno do recém nascido prematuro, analise as afirmativas a seguir.

I. O leite materno do RN prematuro possui menor teor de proteína, lipídeos e calorias, atendendo à maior necessidade de crescimento do pré-termo.
II. O leite materno do RN prematuro possui maior teor de lactose, visto que o pré-termo tem menor quantidade de lgA e de lactoferrina e maior dificuldade na sua digestão.
III. O leite materno do RN prematuro não supre as necessidades de cálcio e fósforo, quando a criança tem peso inferior a 1500g. Assinale:

a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
c) se apenas a afirmativa III estiver correta.
d) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

ISAE - ALE - AM - Enfermeiro - 2011
Enfermagem / Geral

A regulação térmica é um dos fatores críticos na sobrevivência e estabilidade do recém-nascido. No recém-nascido, a atividade muscular voluntária é limitada e a atividade muscular involuntária (calafrios) é inadequada. Assinale a alternativa que apresenta cuidados de enfermagem indicados para evitar a perda de calor por meio do mecanismo de convecção.

a) Secar o RN após o parto, mantê-lo em superfície aquecida; banhar o RN por partes e secando em seguida; RN com menos de 1500)g - banho dentro da incubadora; trocar fralda quando necessário.
b) Evitar correntes de ar no setor; não abrir as portinholas da incubadora desnecessariamente, agrupar os cuidados e aquecer O2 em oxigênio terapia.
c) Aquecer o estetoscópio antes de usá-lo, lavar as mãos com água aquecida e usar mantas e cobertores aquecidos.
d) Forrar as balanças com lençol antes de pesar o RN e utilizar mantas e cobertores aquecidos.
e) Manter o RN em incubadora aquecida/berço aquecidos, RN < 1500g deve ser colocado em incubadora de parede dupla e manter berços e/ou incubadoras afastados de paredes e janelas.

ISAE - ALE - AM - Enfermeiro - 2011
Enfermagem / Geral

A posição do paciente na mesa cirúrgica depende do procedimento cirúrgico a ser realizado. O paciente deve permanecer na posição mais confortável possível e a área operatória deve ser adequadamente exposta. Analise as descrições a seguir.

I. O paciente é deitado sobre o ventre, com as nádegas expostas em plano superior pela flexão do tronco sobre as coxas, lembrando um "V" invertido. Esta posição é utilizada em cirurgia proctológica.
II. O paciente é colocado de lado, sendo o equilíbrio obtido pela flexão da perna colocada inferiormente e pela extensão da superior, separadas com o auxílio de uma pequena almofada ou coxim. Utiliza-se uma fita larga de esparadrapo passada transversalmente sobre o quadril do paciente, fixando-o à mesa operatória.
III. O paciente é colocado em decúbito dorsal com a cabeça em nível superior aos pés. Esta posição é usada em alguns tempos cirúrgicos na mamoplastia.

As descrições acima referem-se, respectivamente, às posições:

a) proclive, Depage ou Kraske e de Sims.
b) proclive, de Sims e Depage ou Kraske.
c) Depage ou Kraske, proclive e de Sims.
d) Depage ou Kraske, de Sims e proclive.
e) de Sims, proclive e Depage ou Kraske.

ISAE - ALE - AM - Jornalista - 2011
Jornalismo / Geral

A declaração de Chapultepec, assinada em março de 1994 no México, é o resultado de conferência organizada pela Sociedade Interamericana de Imprensa. Ela estipula, em dez artigos, os princípios da informação jornalística e da atuação da imprensa nas Américas. A respeito desses princípios, é correto afirmar que asseguram:

a) o controle, por parte de governos, do acesso à informação, para evitar conflitos étnicos, políticos, econômicos e sociais.
b) a garantia de recursos aos meios de comunicação por meio de financiamentos públicos ou privados, como forma de manter a regularidade de suas ações.
c) a imposição de valores éticos e profissionais aos jornalistas e aos meios de comunicação, com o objetivo de regular as suas atividades.
d) a liberdade de expressão e de imprensa como um direito inalienável do povo, assim como o direito ao acesso à informação.
e) o exercício da expressão e da imprensa como concessão das autoridades, podendo haver restrições diante da necessidade de garantia da ordem e da paz.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.