Questões da Banca Instituto Neo Exitus

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Instituto Neo Exitus - Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Ciências - 2013
Pedagogia / Geral

A história das ideias pedagógicas nesses últimos anos apresenta importantes marcos teóricos. Entre os mais significativos deles está, inquestionavelmente, a obra de Paulo Freire. Tendo sua produção por referência, muitos educadores, principalmente da América Latina, consolidaram um dos paradigmas mais ricos da pedagogia contemporânea: a educação popular - a grande contribuição do pensamento pedagógico latino-americano à pedagogia mundial (MOACIR GADOTTI, 1996).
A respeito da influência de Paulo Freire na educação do mundo, marque a opção INCORRETA.

a) A Pedagogia do oprimido, que é sem dúvida uma de suas principais obras, foi traduzida e vem sendo publicada em mais de vinte idiomas. Isso prova a atualidade de seu pensamento, pois o problema da libertação do oprimido, continua se apresentando como o maior desafio dos homem e das mulheres que constroem o seu tempo e o seu espaço histórico.
b) Em homenagem aos que lutaram contra a opressão, a artista sueca Pye Engstron o esculpiu, em 1972, em pedra, ao lado de Pablo Neruda, Angela Davis, Mao TséTung, Sara Lidman, Elise Ottosson-Jense e Georg Borgström.
c) O pensamento de Paulo Freire - a sua teoria do conhecimento - deve ser entendido no contexto em que surgiu - Sudeste brasileiro -, onde, no início da década de 1990, metade de seus 30 milhões de habitantes viviam na "cultura do silêncio", como ele dizia, isto é, eram analfabetos.
d) Todo o seu pensamento tem uma relação direta com a realidade. Essa é sua marca. Ele não se comprometeu com esquemas burocráticos, sejam os esquemas do poder político, sejam os esquemas do poder acadêmico. Comprometeu-se acima de tudo com uma realidade a ser transformada.
e) O diálogo consiste em relação horizontal e não vertical entre as pessoas implicadas, entre as pessoas em relação. No pensamento de Paulo Freire, a relação homem-homem, homem-mulher, mulher-mulher e homem-mundo são indissociáveis. Como ele afirma: "ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam juntos, na transformação do mundo".

Instituto Neo Exitus - Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB II - Ciências - 2013
Pedagogia / Geral

A escola de décadas atrás serviu aos interesses das camadas dominantes da sociedade e para isso estabeleceu os seus objetivos, conteúdos, métodos e sistema de organização de ensino. Aos filhos dos ricos fornecia educação geral e formação intelectual, aos pobres, o ensino profissional visando o trabalho manual. A escola pela qual devemos lutar hoje visa o desenvolvimento científico e cultural do povo, democraticamente, preparando as crianças e jovens para a vida, para o trabalho e para a cidadania, através da educação geral, intelectual e profissional. (LIBÂNEO, 1994)
Dentre as afirmativas a seguir, assinale a INCORRETA, referente as tarefas da escola pública democrática.

a) Assegurar uma organização interna da escola em que os processos de gestão e administração e os de participação democrática de todos os elementos envolvidos na vida escolar estejam voltados para o atendimento da função básica da escola, o ensino.
b) Proporcionar a todas as crianças e jovens a escolaridade básica e gratuita, assegurando a todos as condições de assimilação dos conhecimentos sistematizados e a cada um o desenvolvimento de suas capacidades físicas e intelectuais.
c) Assegurar a transmissão e assimilação dos conhecimentos e habilidades que constituem as matérias de ensino, ou seja, a democratização do ensino supõe sólido domínio das matérias escolares, com especial destaque à leitura e à escrita, como pré-condição para a formação do cidadão ativo e participativo.
d) Assegurar o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais, sobre a base dos conhecimentos científicos, que formem o pensamento crítico e independente, permitam o domínio de método e técnicas de trabalho intelectual, bem como a aplicação prática dos conhecimentos na vida escolar e na prática social.
e) Conscientizar toda a comunidade escolar, que o ensino se reduz à transmissão de conhecimento na forma de transferência da cabeça do professor para a do aluno e somente ao desenvolvimento e exercitação das capacidades e habilidades.

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Pedagogia / Geral

Recursos didáticos, desde que empregados de forma adequada, são componentes facilitadores e enriquecedores do processo de ensino e aprendizagem. Em relação às funções dos recursos didáticos, marque a opção INCORRETA.

a) Visualizar ou concretizar os conteúdos de aprendizagem.
b) Assegurar a aquisição e a troca dos diferentes saberes.
c) Ilustrar noções mais abstratas.
d) Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação.
e) Colaborar com a fixação da aprendizagem.

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Pedagogia / Geral

As sequências didáticas são estratégias de organização do ensino, tendo em vista os objetivos para a aprendizagem dos alunos. Tal organização envolve diversos procedimentos didáticos, bem como a avaliação. Acerca dessas estratégias, analise as proposições a seguir.

I. As sequências didáticas podem ser consideradas instrumentos de organização da prática docente, orientando os professores na execução de suas tarefas.
II. As sequências didáticas propiciam uma intervenção qualificada na prática pedagógica, no sentido de dar consistência ao ensino.
III. As sequências didáticas são, de fato, um conjunto integrado de atividades ligadas entre si, organizadas por etapas, considerando a complexidade do ensino.

Marque a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

a) II.
b) I - II.
c) I - III.
d) II - III.
e) I - II - III.

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Pedagogia / Geral

Oliveira (2005), indica pressupostos norteadores da elaboração do projeto político pedagógico. Associe a coluna "B" pala coluna "A".


COLUNA A

I. Autoridade.
II. Qualidade.
III. Participação.
IV. Autonomia.
V. Democracia.
VI. Igualdade.


COLUNA B

( ) Envolvimento com a comunidade, ação coletiva.
( ) Decorrente da prática democrática. Os direitos emergem como legítimos e reconhecidos.
( ) Faz uso de valores sociais adequadamente respeitados.
( ) Responsabilidade para assegurar a consecução de objetivos e metas.
( ) Reconhecimento e respeito entre si, para que todos tenham sua oportunidade.
( ) Construção de seus próprios caminhos para obtenção de resultados positivos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

a) IV - VI - I - III - V - II.
b) III - II - I - V - IV - VI.
c) VI - III - I - II - V - IV.
d) I - III - V - II - IV - VI.
e) III - V - II - I - VI - IV.

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Pedagogia / Geral

Analise as afirmações a seguir de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

I. É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.
II. As crianças que completarem 6 (seis) anos após 31 de março deverão ser matriculadas na Educação Infantil (Pré-Escola ).
III. O Ensino Fundamental abrange as pessoas de faixa etária dos 4 (quatro) aos 14 (quatorze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
IV. A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 800 (oitocentas) horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

a) I - II - III.
b) I - II - IV.
c) II - III - IV.
d) I - III - IV.
e) I - II - III - IV.

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Pedagogia / Geral

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental apresentam algumas orientações para avaliação, analise as afirmações a seguir:

I. Registro das atividades de escrita e leitura.
II. Observação sistemática.
III. Divulgação dos objetivos dos programas das disciplinas para as famílias.
IV. Análise das produções dos alunos.
V. Atividades específicas para a avaliação.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

a) I - III - V.
b) II - III - IV.
c) III - IV - V.
d) II - IV - V.
e) I - II - IV.

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Pedagogia / Geral

Analise a afirmação do Art. 29 da LDB a seguir:

"A educação infantil, ___________ da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até ________ de idade, em seus aspectos _______, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da ________ e da comunidade".

Marque a opção que completa corretamente e respectivamente as lacunas.

a) Primeira etapa / seis anos / físico / família.
b) Segunda etapa / três anos / emocional / escola.
c) Etapa preliminar / seis anos / físico / escola.
d) Segunda etapa / três anos / emocional / família.
e) Primeira etapa / seis anos / emocional / escola.

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Pedagogia / Geral

Em meados da década de 1980, surgiu no Brasil um novo conceito de alfabetização conhecido como letramento. Marque a opção CORRETA que apresenta o objetivo deste conceito.

a) Ensinar codificação e decodificação de signos linguísticos.
b) Ensinar crianças a ler, escrever e calcular.
c) Alfabetizar utilizando livros didáticos.
d) Tornar o indivíduo capaz de comportar-se adequadamente na sociedade.
e) Situar os aspectos sócios históricos da aquisição da escrita.

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Pedagogia / Geral

"A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana".

(Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural)


Refletindo sobre essa afirmativa, marque a opção CORRETA em relação ao posicionamento do professor em sala de aula.

a) Em nome do pluralismo cultural, separar os diversos grupos que compõem a comunidade escolar para que não haja nenhum tipo de aculturação.
b) Garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais, plurais, variadas e dinâmicas.
c) Equiparar os diversos grupos em um único universo de referências comuns para que não ocorra nenhum tipo de desigualdade.
d) Impedir o uso da tecnologia e dos modernos meios de comunicação e expressão, pois esses se apresentam como a forma mais poderosa de destruição da diversidade cultural.
e) Evitar práticas de contato e inclusão de minorias, pois isso pode representar uma violação aos direitos humanos.

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