Questões da Banca ESAG

Encontre Questões da Banca ESAG com o filtro abaixo,

ESAG - TJ-MA - Auxiliar Judiciário (motorista) - 2005
Trânsito / Geral

Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo caracteriza infração:

a) média.
b) leve.
c) gravíssima.
d) grave.

ESAG - TJ-MA - Analista Judiciário (pedagogo) - 2005
Pedagogia / Geral

As políticas dirigidas à democratização da gestão partem da premissa de que cabe ao cidadão decidir os rumos daquilo que é público. No âmbito da educação é de fundamental importância que o pedagogo contemporâneo oportunize a discussão com a comunidade, no processo de planejamento das ações educativas. Em relação ao planejamento, como instrumento de mobilização popular, é correto afirmar que:

a) O planejamento popular não envolve partilha de poder. A participação no processo substitui a deliberação sobre as prioridades.
b) O planejamento popular envolve partilha de poder. A participação no processo não substitui a deliberação sobre as prioridades definidas por um grupo gestor. c) O planejamento popular é fruto da ação de um grupo gestor, que repassa os encaminhamentos aos grupos envolvidos.
d) O planejamento popular é fruto de uma ação coletiva, que explicita as tensões e os anseios dos grupos envolvidos.

ESAG - TJ-MA - Auxiliar Judiciário (motorista) - 2005
Trânsito / Geral

Deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea caracteriza uma infração:

a) leve.
b) média.
c) grave.
d) gravíssima.

ESAG - TJ-MA - Analista Judiciário (pedagogo) - 2005
Pedagogia / Geral

Proporcionar a todas as crianças e jovens o acesso e a permanência na escola básica, provendo-lhes de uma sólida formação cultural e cientifica é dever da sociedade e particularmente do poder público. O pedagogo insere-se também nesta luta e tarefa. Entre a escolarização e as lutas democráticas, por sua efetivação a toda população é correto afirmar que:

a) Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação com mais rigor, na dimensão política.
b) O pedagogo precisa ter claro, que a atuação política tem caráter pedagógico e que nem sempre a atuação pedagógica tem caráter político.
c) Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação, com mais rigor, em duas dimensões, a política e a pedagógica.
d) Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação, com mais rigor, na dimensão pedagógica.

ESAG - TJ-MA - Analista Judiciário (pedagogo) - 2005
Pedagogia / Geral

O educando é caracterizado pelas múltiplas determinações da realidade. É um sujeito ativo que pela ação e a aprendizagem ao mesmo tempo se constrói ou se aliena. A educação visa a aquisição de um patamar novo pelo educando, uma participação ativa na cultura elaborada. Dentro dessa perspectiva é correto afirmar que:

a) O educando necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber elaborado e socialmente válido.
b) O educando não necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber socialmente imposto.
c) O educando necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui, não interagindo, mais apropriandose do saber elaborado e socialmente imposto.
d) O educando não necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber elaborado e socialmente válido.

ESAG - TJ-MA - Analista Judiciário (pedagogo) - 2005
Pedagogia / Geral

O ensino e a aprendizagem são tão antigos quanto a própria humanidade. Nas tribos primitivas os filhos aprendiam com os pais a atender suas necessidades, a superar as dificuldades do clima e desenvolver-se na arte da caça. Com o passar do tempo, muitas pessoas começaram a se dedicar, exclusivamente, às tarefas relacionadas com o ensino. Em relação ao conceito etimológico do ensino é correto afirmar que:

a) "Ensinar é transmitir conhecimentos".
b) "Ensinar é gravar no espírito".
c) "Ensinar é eficiência e produtividade".
d) "Ensinar é criar condições de aprendizagem" .

ESAG - TJ-MA - Analista Judiciário (pedagogo) - 2005
Pedagogia / Geral

Toda atividade humana é mediada pelo signo. Percebemos isso quando comparamos a atividade mental humana com a dos outros animais. Eles dirigem suas ações pelo imediatismo, enquanto, o homem é capaz de romper com essa dimensão imediata do comportamento, dirigindo e controlando suas ações. Compreendendo os signos como mediadores da interação humana é correto afirmar que:

a) O signo possibilita ao homem fazer planos, imaginar algo ou criar intenções.
b) O homem é capaz de tomar decisões baseadas em intenções e de dirigir sua ação através do universo simbólico do qual o signo não faz parte.
c) O signo não permite ao homem libertar-se do tempo e do espaço presentes e fazer relações mentais mesmo quando os objetos não estão ali à sua frente.
d) O homem é capaz de tomar decisões baseadas em intenções e de dirigir sua ação através do universo simbólico do qual o signo faz parte parcialmente.

ESAG - TJ-MA - Analista Judiciário (pedagogo) - 2005
Pedagogia / Geral

Se analisarmos com cuidado as reformas educacionais ocorridas no Brasil é correto afirmar que:

a) Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os estudiosos em educação de outras partes do mundo.
b) Teríamos que reconhecer melhor os nossos problemas, o que só recentemente vem ocupando os políticos e gestores educacionais de algumas partes do país.
c) Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, adequados à nossa realidade.
d) Temos sido fortemente influenciados por modelos estrangeiros, inadequados à nossa realidade.

ESAG - TJ-MA - Analista Judiciário (pedagogo) - 2005
Pedagogia / Geral

Ao nascer, a criança ingressa num mundo de relações sociais que lhe abrirá todas as possibilidades de aprendizado e de constituição de si mesma como sujeito. Nesta direção é correto afirmar que:

a) A criança se desenvolverá no processo de apropriação das formas de agir, pensar e sentir da cultura sintetizados nos objetos e materiais simbólicos das práticas humanas que as gerações atuais produziram.
b) A ação pedagógica, para crianças, não deve ser estruturada em correspondência com as particularidades físicas, psicológicas e sociais levando em conta os seus diferentes níveis de desenvolvimento.
c) O mundo social em que a criança se desenvolve é a sua fonte e força motriz, pois nele se encontram todas as capacidades e valores do gênero humano, desenvolvidos ao longo da história da espécie.
d) A criança tem uma participação ativa e independente no seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.

ESAG - TJ-MA - Auxiliar Judiciário (motorista) - 2005
Trânsito / Geral

Qual a função da biela em um motor?

a) Transformar o movimento retilíneo alternado do pistão em movimento circular contínuo do eixo do motor.
b) Auxiliar na refrigeração do motor.
c) Transformar a corrente contínua da bateria em corrente alternada.
d) Transportar o lubrificante até os cilindros.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.