Questões da Banca CETRO

Encontre Questões da Banca CETRO com o filtro abaixo,

CETRO - SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - 2013
Educação / Geral

Considerar o tempo como variável que interfere na construção da autonomia permite que o professor seja somente um orientador do trabalho, cabendo aos alunos o planejamento e a execução, o que os levará a decidir e a vivenciar o resultado de suas decisões sobre o uso do tempo. Sendo assim, para desenvolver esta habilidade nos alunos, o professor deve I. definir claramente as atividades.
II. estabelecer organização dos alunos em grupos.
III. disponibilizar recursos materiais adequados.
IV. definir um período previsto para a execução da atividade. É correto o que está contido em

a) I e II, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

CETRO - SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - 2013
Educação / Geral

A sala de aula deve ser um espaço que privilegie o trabalho em grupo, o diálogo e a cooperação. Para que isso ocorra,

a) deve ser um ambiente que possua carteiras fixas e enfileiradas.
b) deve possuir armários trancados.
c) deve-se considerar a possibilidade de os alunos assumirem a responsabilidade pela decoração, ordem e limpeza da classe.
d) deve-se restringir a aprendizagem ao espaço escolar.
e) deve-se manter os materiais fora do alcance das crianças.

CETRO - SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - 2013
Educação / Geral

A avaliação deve ser compreendida como um processo

a) com visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos.
b) em que se restringe o aluno ao julgamento sobre sucessos ou fracassos deste.
c) que não influencia diretamente o planejamento do professor.
d) que integra o ensino e a aprendizagem em um conjunto de ações cujo objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica.
e) que acontece em dias pré-estipulados, caracterizando a finalização de uma etapa.

CETRO - SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - 2013
Educação / Geral

Sobre avaliação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Ela pode ocorrer através da análise do próprio aluno sobre sua produção.
( ) Ela pode ocorrer através de uma observação sistemática.
( ) Ela pode ocorrer através da análise da produção dos alunos.
( ) Ela deve acontecer de maneira contínua e sistemática, por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

a) V/ V/ V/ V
b) F/ V/ F/ V
c) V/ F/ V/ F
d) F/ V/ V/ F
e) V/ V/ F/ V

CETRO - SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - 2013
Educação / Geral

A educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Sendo assim, assinale a alternativa que não condiz com o conceito de diversidade.

a) Atender a necessidades singulares de determinados alunos.
b) Atender esses alunos fora do ensino regular para garantir sua participação e aprendizagem.
c) Ter consideração com os interesses e motivações dos alunos.
d) Levar em conta fatores sociais, culturais e a história educativa de cada aluno.
e) Garantir condições de aprendizagens iguais a todos os alunos.

CETRO - SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - 2013
Educação / Geral

Uma proposta curricular voltada para a cidadania deve preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes na sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os preceitos éticos. É a ética que norteia e exige de todos, principalmente da escola e dos educadores em particular, propostas e iniciativas que visem à superação do preconceito e da discriminação. A contribuição da escola na construção da democracia, de acordo com os PCNs - Temas Transversais e Pluralidade, é a de promover os princípios éticos de I. liberdade.) II. dignidade.
III. respeito mútuo.
IV. justiça e equidade.
V. solidariedade.
VI. diálogo no cotidiano. É correto o que está contido em

a) I, II, III, IV e V, apenas.
b) II, IV, V e VI, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) IV, V e VI, apenas.
e) I, II, III, IV, V e VI.

CETRO - SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - 2013
Educação / Geral

O tema da Pluralidade Cultural busca contribuir para a construção da cidadania na sociedade pluriétnica e pluricultural. Tendo esse objetivo maior em vista, propõe o desenvolvimento de algumas capacidades. Dessa forma, assinale a alternativa que não está de acordo com este conceito.

a) Conhecer a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia.
b) Valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira.
c) Aceitar a diversidade, negando as características comuns das pessoas.
d) Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação.
e) Repudiar toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais.

CETRO - SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - 2013
Educação / Geral

O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, o de sujeito histórico e o de tempo histórico. Sobre fato histórico, analise as assertivas abaixo. I. São personagens que desempenham ações individuais, ou consideradas como heroicas, de poder de decisão política de autoridades.
II. São as ações humanas significativas, escolhidas por professores e alunos, para análises de determinados momentos históricos.
III. É a compreensão dos acontecimentos como sendo pontuais, como uma data, organizados em uma longa e infinita linha numérica. É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.

CETRO - SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - 2013
Educação / Geral

Assinale a alternativa correta em relação à aprendizagem significativa.

a) Acontece de maneira receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade.
b) Os conhecimentos prévios dos alunos são valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.
c) É uma aprendizagem baseada no desempenho.
d) A capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade.
e) Ocorre a partir da transmissão de conteúdos acumulados em um processo cumulativo.

CETRO - SESI - DF - Professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - 2013
Educação / Geral

A prática educativa é bastante complexa, pois o contexto de sala de aula traz questões de ordem afetiva, emocional, cognitiva, física e de relação pessoal. Sobre autonomia, é incorreto afirmar que

a) os conceitos de atitudes de independência e construção da autonomia são os mesmos.
b) considera a atuação do aluno na construção de seus conhecimentos, valorizando suas experiências, saberes e a interação professor/aluno e aluno/aluno.
c) se refere à capacidade de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar enunciativa e cooperativamente de projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em função de metas eleitas, governar-se, participar da gestão de ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios éticos etc..
d) o desenvolvimento da autonomia depende de suportes materiais, intelectuais e emocionais.
e) para que o desenvolvimento da autonomia aconteça, é importante considerar o trabalho individual e o coletivo-cooperativo.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.