Questões da Banca CETAP

Encontre Questões da Banca CETAP com o filtro abaixo,

CETAP - PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde - 2011
Informática / Hardware

Em informática, cópia de segurança (em inglês: backup) é a cópia de dados para um dispositivo de armazenamento para que estes possam ser restaurados em caso de perda acidental ou corrupção dos dados originais. Analise a seguinte listagem de dispositivos e selecione a alternativa CORRETA:
I- CD;
II- DVD;
III- Scanner;
IV- XML;
V- Disco rígido externo.

a) Somente I é um dispositivo utilizado para realizar cópias de segurança.
b) Somente I, II e IV são dispositivos utilizados para realizar cópias de segurança.
c) Somente I, II e V são dispositivos utilizados para realizar cópias de segurança.
d) Somente V é um dispositivo utilizado para realizar cópias de segurança.
e) Todos os dispositivos listados podem ser utilizados para realizar cópias de segurança.

CETAP - PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde - 2011
Informática / Linux

O comando man no sistema operacional Linux é utilizado para:

a) editar arquivos de texto em modo gráfico.
b) testar conectividade com outros equipamentos na rede.
c) mostrar a informação dos manuais de referência online.
d) configurar os aplicativos que serão inicializados junto com o sistema operacional.
e) transferir arquivos pela rede.

CETAP - PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde - 2011
Informática / Linux

A variável de ambiente PATH contém uma lista de diretórios que são acessados durante uma busca do Shell. Selecione a alternativa que indica um método CORRETO no Sistema Operacional Windows Vista para adicionar o diretório "d:programas" nessa variável:

a) No prompt (linha ) de comando, executar a sentença: "set PATH=%PATH%;d:programas".
b) No prompt (linha ) de comando, executar a sentença: "echo PATH;d:programas".
c) No gerenciador de dispositivos no painel de controle.
d) No explorador de Windows (Windows Explorer), criando um arquivo chamado PATH.txt na pasta d:programas.
e) No explorador de Windows (Windows Explorer), deve-se clicar com o botão direito do mouse na pasta d:programas, selecionando a opção "Adicionar a PATH".

CETAP - PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde - 2011
Informática / Windows - Diversos

O Firewall do sistema operacional Windows Vista é um utilitário que protege o computador de ameaças da Internet e atua como um portão entre o computador e as redes às quais ele está conectado, inclusive a Internet. Selecione, dentre as seguintes alternativas sobre o Firewall de Windows Vista, a alternativa ERRADA:

a) Permite escolher quais das conexões de rede do computador serão protegidas por ele.
b) Permite configurar uma lista de programas aos quais será permitido estabelecer conexões a partir de outros computadores da rede ou da internet.
c) Permite configurar as portas pelas quais o computador poderá estabelecer conexões com outros computadores da rede.
d) Pode ser ativado ou desativado em qualquer momento por um usuário Administrador.
e) Verifica se os arquivos descarregados (download ) têm vírus.

CETAP - PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde - 2011
Informática / Arquivos

Quando um arquivo encontra-se armazenado em um computador com Sistema Operacional Windows Vista, ele possui alguns atributos. Selecione qual das alternativas a seguir NÃO é um atributo de arquivo:

a) Nome e extensão.
b) Data e hora de criação.
c) Oculto.
d) Compartilhado.
e) Tamanho em disco.

CETAP - PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde - 2011
Veterinária / Geral

O abate de bovinos e suínos, assim como de outras espécies animais, é realizado para obtenção de carne e de seus derivados, destinados ao consumo humano. Esta operação, bem como os demais processamentos industriais da carne, são regulamentados por uma série de normas sanitárias destinadas a dar segurança alimentar aos consumidores destes produtos. Julgue os itens seguintes e assinale a alternativa INCORRETA sobre os procedimentos considerados adequados para o abate de um lote de bovinos após a chegada ao abatedourofrigorífico:

a) O gado é transportado em caminhões até os abatedouros ou frigoríficos. Ao chegar, é descarregado nos currais de recepção por meio de rampas adequadas, preferencialmente na mesma altura dos caminhões. Os animais são inspecionados, separados por lotes de acordo com a procedência e permanecem nos currais, em repouso e jejum, por 16 a 24 horas. Desta forma, recuperam-se do estresse da jornada e diminuem o conteúdo estomacal e intestinal. O descanso propicia melhora da qualidade da carne, restabelecendo-se os níveis normais de adrenalina e de glicogênio presentes no sangue.
b) O objetivo do atordoamento é promover a morte do animal. Chegando ao local do abate, os animais entram, um após o outro, em um "box" estreito com paredes móveis, para o atordoamento. O equipamento de atordoamento normalmente é a marreta pneumática, com pino retrátil, que é aplicada na parte superior da cabeça dos animais. O pino perfura o osso do crânio e destrói parte do cérebro do animal, deixando-o inconsciente. Um outro método usa uma pistola, sem dispositivos penetrantes, que faz o atordoamento por concussão cerebral. Após esta operação, uma parede lateral do "box" é aberta e o animal atordoado cai para um pátio, ao lado do "box", de onde é içado com auxílio de talha ou guincho e de uma corrente presa a uma das patas traseiras, sendo pendurado em um trilho aéreo ("nória"). Nesta etapa, todo o cuidado é pouco para que os animais não vomitem, pois tal situação prejudicaria a maciez da carne.
c) Um dos passos é a secção dos grandes vasos sangüíneos do pescoço com uma faca. O sangue que escorre do animal suspenso é coletado na calha e direcionado para armazenamento em tanques, gerando de 15 a 20 litros de sangue por animal. A morte ocorre por falta de oxigenação no cérebro. Parte do sangue pode ser coletada assepticamente e vendida in natura para indústrias de beneficiamento, onde serão separados os componentes de interesse (albumina, fibrina e plasma ). O sangue armazenado nos tanques pode ser processado para a obtenção de farinha de sangue, utilizada na alimentação de outros animais.
d) Na esfola, primeiro, cortam-se as patas dianteiras antes da remoção do couro, para aproveitamento dos mocotós. Via de regra, as patas traseiras só são removidas depois da retirada do úbere e dos genitais. O ânus e a bexiga são amarrados para evitar a contaminação da carcaça por eventuais excrementos.
e) As carcaças dos animais são abertas manualmente com facas e com serra elétrica. A evisceração envolve a remoção das vísceras abdominais e pélvicas, além dos intestinos, bexiga e estômagos. Normalmente, todas estas partes são carregadas em bandejas, da mesa de evisceração para inspeção, e transportadas para a área de processamento, ou então direcionadas para as graxarias, se condenadas. A partir dos intestinos, são produzidas as tripas, normalmente salgadas e utilizadas para fabricação de embutidos ou para aplicações médicas. O bucho (rúmen e outras partes do estômago) é esvaziado, limpo e salgado, ou pode ser cozido e por vezes submetido a branqueamento com água oxigenada, para posterior refrigeração e expedição. A bílis, retirada da vesícula biliar, também é separada e vendida para a indústria farmacêutica.

CETAP - PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde - 2011
Veterinária / Geral

O complexo Teníase/Cisticercose é constituído por duas entidades mórbidas distintas, causadas pela mesma espécie de cestódio, em fases diferentes do seu ciclo de vida. Sobre este complexo, é CORRETO afirmar que:

a) a Cisticercose é causada pela larva da Taenia solium nos tecidos, ou seja, é uma enfermidade somática. Etiologicamente, as cisticercoses correspondem, no estágio adulto, aos cestódeos Taenia solium e Taeniasaginata e às suas formas larvares, respectivamente, Cysticercus bovis e Cysticercus cellulosae.
b) a Taenia solium é a tênia da carne de boi e a Taenia saginata é a da carne suína. Esses dois cestódeos causam doença intestinal (Teníase ) e os ovos da T. solium desenvolvem infecções somáticas (Cisticercose ).
c) o homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta da T. solium e da T. saginata. O suíno doméstico ou javali é o hospedeiro intermediário da T. saginata e o bovino é o hospedeiro intermediário da T. solium, por apresentarem a forma larvária (Cysticercus bovis e C. cellulosae, respectivamente ) nos seus tecidos.
d) as manifestações clínicas da Cisticercose dependem da localização, do tipo morfológico, do número de larvas que infectaram o indivíduo, da fase de desenvolvimento dos cisticercos e da resposta imunológica do hospedeiro. As formas graves estão localizadas no sistema nervoso central e apresentam sintomas neuropsiquiátricos (convulsões, distúrbio de comportamento, hipertensão intracraniana ) e oftálmicos.
e) os casos raros e isolados de cisticercose em humanos indicam que atualmente esta doença não representa mais risco para saúde coletiva.

CETAP - PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde - 2011
Veterinária / Geral

No mundo moderno, grande parte da segurança alimentar repousa no controle de remanescentes residuais nos alimentos, em decorrência do uso de pesticidas e drogas veterinárias, ou por acidentes envolvendo contaminantes ambientais. O Brasil, detentor de uma pecuária exuberante, e um dos mais importantes parceiros comerciais, necessita desse controle, particularmente nos dias de hoje, em que essa prática é quase uma imposição no contexto do comércio internacional de produtos pecuários "in natura" e processados. Com base no Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal (PNCR) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, julgue os itens subseqüentes e indique a alternativa INCORRETA:

a) Especificamente, o Plano desenvolve suas atividades visando: conhecer o potencial de exposição da população aos resíduos nocivos à saúde do consumidor, impedir o abate para consumo de animais oriundos de criatórios onde se tenha constatado violação dos limites de segurança ou limites máximos de resíduos (LMR"s) e, sobretudo, o uso de drogas veterinárias proibidas no território nacional.
b) O Subprograma de Monitoramento tem como objetivo gerar as informações sobre a freqüência, níveis e distribuição dos resíduos no país, ao longo do tempo. No controle das violações dos limites máximos de resíduo das drogas de uso permitido, é essencial que a amostragem seja aleatória, em base anual, e feita na cadeia agroalimentar. No controle dos resíduos das drogas de uso proibido, a amostragem também é aleatória, em base anual ou sazonal, de acordo com o tipo de produto animal e resíduo considerado. Os resíduos a serem pesquisados são selecionados com base no potencial de risco e disponibilidade de metodologia analítica adequada aos objetivos do monitoramento. O número de amostras, o limite máximo de resíduo, a metodologia analítica, as matrizes e drogas a serem analisadas e os laboratórios oficiais e credenciados constarão da programação anual dos programas específicos para Carne, Mel, Leite e Pescado.
c) Subprograma de Investigação tem como meta investigar e controlar o movimento de produtos potencialmente adulterados. A amostragem é tendenciosa e dirigida, em função de informações obtidas no Subprograma de Monitoramento. Investiga pois, produtos e propriedades suspeitas de violação dos limites máximos de resíduo ou do emprego de drogas proibidas, por fundadas denúncias, por requerimento do Serviço de Sanidade Animal, das Autoridades de Saúde Pública ou devida a observações durante a inspeção antemortem. Nos casos em que os objetivos buscam a aplicação de sanções previstas em legislação específica, as amostras são colhidas em duplicata (prova e contraprova ). O número de amostras não é possível quantificar, por isso, não consta da programação anual das análises de resíduos.
d) O Subprograma Exploratório é desenvolvido em situações especiais, frente aos mais variados objetivos, tendo em comum o fato dos resultados das análises não serem utilizados para a promoção de ações regulatórias, nem conduzirem ao Subprograma de Investigação. A amostragem, nesse caso, pode ser aleatória, como a utilizada no Subprograma de Monitoramento, ou dirigida à obtenção de informações, como por exemplo, os mais elevados índices de resíduos de uma determinada substância.
e) Subprograma de Controle de Produtos Importados - consiste na análise dos dados obtidos junto aos países exportadores (relatórios e pareceres) para posterior submissão a câmara técnica de pesquisadores nacionais. Esta câmara deverá avaliar e decidir se os dados fornecidos estão de acordo com a literatura nacional, bem como parâmetros internacionais, para posterior liberação do material importado.

CETAP - PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde - 2011
Veterinária / Geral

A Febre Aftosa representa uma importante ameaça para o bem estar da população, devido ao seu impacto sobre a economia nacional de diversos países, onde o comércio com o exterior e estabilidade dependem diretamente da confiabilidade dos alimentos de origem animal, que devem ser oriundos de animais isentos desta enfermidade, demonstrando a estreita relação que existe entre saúde pública, o ambiente e o bem estar socioeconômico. Sobre esta doença, é CORRETO afirmar que:

a) a febre aftosa é uma enfermidade viral, muito contagiosa, de evolução aguda, que afeta naturalmente os animais biungulados domésticos e selvagens: bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, eqüinos e suínos. Entre as espécies não biunguladas, foi demonstrada a susceptibilidade de elefantes e capivaras. É considerada zoonose, porém com raros casos em humanos e em situações muito especiais. Caracteriza-se por febre e formação de vesículas na cavidade bucal e espaços interdigitais e úbere.
b) o vírus pertence à família Picornaviridae , gênero aphthovirus. Seu genoma é constituído por uma única molécula de DNA. São conhecidos 7 sorotipos antigênica e imunogênicamente diferentes: O, A, C, SAT 1, SAT 2, SAT 3 e Ásia 1. No Brasil foram identificados todos os subtipos. O agente apresenta grande tendência a mutações que originaram numerosos subtipos e centenas de cepas diferentes, mas com certo grau de proteção cruzada. O aparecimento de novos subtipos em uma região leva a falhas de imunidade das vacinas utilizadas e, como consequência, podem aparecer surtos.
c) o vírus da febre aftosa é lábil em pH ácido (menor que 6) e alcalino (maior que 9), é sensível aos desinfetantes químicos como carbonato de sódio a 4%, formol a 10%, Hidróxido de sódio 2% (soda cáustic
a) e meios físicos como calor, radiação ultravioleta, ionização por raios gama e luz solar.
d) o animal infectado elimina o vírus por todas as secreções e excreções (saliva, sêmen, leite, urina e fezes), contaminando o meio ambiente. Os títulos mais altos do vírus se encontram no sêmen.
e) os animais susceptíveis podem infectar-se por contato direto com o conteúdo de vesículas, saliva ou excreções e secreções dos animais doentes. Há também o contágio de forma indireta por água, alimentos ou fômites (vestimenta, instrumentos, equipamentos etc.) contaminados. A infecção se transmite, sobretudo por ocasião da monta ou inseminação artificial, sendo a via digestiva (faringe ) a menos comum para penetração do vírus.

CETAP - PREFEITURA ANANINDEUA - PA - Analista Municipal - Serviços Estratégicos - Saúde - 2011
Veterinária / Geral

A respeito das enfermidades de notificação obrigatória, julgue os itens seguintes e assinale a alternativa CORRETA:

a) O diagnóstico de brucelose deve ser feito por meio de provas sorológicas. Caso seja considerado soro positivo pelo teste do AAT (prova do antígeno acidificado tamponado), o animal deverá ser submetido a teste complementar (histopatologia do higroma oriundo de bursite ) para confirmação.
b) No caso de artrite e encefalite caprina, o diagnóstico pode ser feito corretamente por meio de soroaglutinação rápida em placa de vidro.
c) A imunodifusão em gel de ágar tem sido o teste de eleição para o diagnóstico de anemia infecciosa eqüina.
d) O envio do cérebro para o fechamento de diagnóstico nos casos de raiva tem caído em desuso com o avanço das técnicas sorológicas.
e) Devido à característica imunossupressora do vírus da tuberculose, o diagnóstico dessa doença por meio de sorologia tem pouca validade prática.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.