O ciclo hidrológico, apesar de simples, tem grande conse...

O ciclo hidrológico, apesar de simples, tem grande consequências na biosfera, como controle da temperatura local, índice de precipitação e disponibilidade de água para o biota. A ação antrópica tem alterado esse ciclo de formas ainda não bem entendidas que causam alterações diretas e indiretas aos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Sobre o tema julgue os itens e marque a opção correta.

I - Apesar do processo de eutrofização ser natural, a retirada da vegetação ciliar próximo a aglomerados urbanos, favorece a aceleração desse processo comprometendo a saúde desse ambiente límnico e a sobrevivência das espécies aquáticas.

II - Recursos hídricos lênticos são mais favoráveis a eutrofização já que a diversidade e abundância de microrganismos decompositores é maior, o que rapidamente decompõe a matéria orgânica a disponibilizando de maneira eficiente ao resto da cadeia alimentar.

III - A ação antrópica de poluir a atmosfera, apesar de poder causar chuva ácida, não interfere no processo de eutrofização já que os principais elementos causadores da eutrofização são o nitrogênio e fósforo. O primeiro só encontrado na forma molecular na atmosfera e o segundo não disponível nesse ambiente.

IV - A eutrofização cultural causa uma diminuição da diversidade planctônica desde seus primeiros momentos, sendo favorecidas geralmente espécies filamentosas que tem sua população aumentada.

V - O clima das diversas regiões do planeta modificam a taxa de evapotranspiração de suas regiões. A alteração do índice de precipitação, que modifica a concentração dos efluentes provenientes das cidades, é a única mudança causada pelo clima na velocidade de eutrofização de um recurso hídrico.

São corretas as afirmativas:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis