Um fisioterapeuta foi contratado, com carga horária de t...

#Questão 494350 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional em Saúde Coletiva: Fisioterapia)

Um fisioterapeuta foi contratado, com carga horária de trinta horas semanais, pela secretaria de saúde de uma região, para compor a equipe profissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) juntamente com um médico, uma assistente social, um farmacêutico e um psicólogo. O fisioterapeuta foi informado que o NASF se constituiria como a principal porta de entrada do paciente ao Sistema Único de Saúde (SUS) da região. O NASF teria horário de funcionamento das sete às treze horas, enquanto as Equipes de Saúde da Família (ESF) funcionariam das quatorze às dezoito horas, ambos de segunda a sexta-feira. Em uma reunião entre os profissionais do NASF, foi definido que a atuação junto à comunidade seria de forma individual e coletiva, com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. Entre as ações de cada profissional, o fisioterapeuta ficou responsável pela utilização dos recursos de terapia manual, terapia manipulativa e acupuntura.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Desde a publicação da portaria ministerial, que institui a criação do NASF, é esperado que o núcleo contribua para a reestruturação das condições de saúde no país, tornando-se a principal porta de entrada para o SUS, como explicado ao fisioterapeuta na situação hipotética.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis