Uma região é separada, em sua porção central, por um line...

Uma região é separada, em sua porção central, por um lineamento de direção norte-sul que coloca em contato tectônico um conjunto de calcixistos — rico em veio de quartzo —, situado a oeste, e uma seção basal da bacia sedimentar, representada por sedimentos predominantemente psamíticos, puros e maturos, posicionados a leste do lineamento. Dois compartimentos geomorfológicos são identificados, incluindo o setor oriental, que compõe uma região de relevo plano a suave ondulado, com baixa densidade de drenagem, com formas de relevo em cuestas e regolitos espessos, e a porção oeste, caracterizada por relevo ondulado a fortemente ondulado, com alta densidade de drenagem de padrão dendrítico e solos rasos a muito rasos, com porções recobertas por matas.

Com referência à paisagem hipotética descrita acima, julgue os itens a seguir, acerca da geologia, da geomorfologia, da hidrogeologia, do clima e dos solos desse meio físico.

Os aqüíferos presentes no setor leste são mais eficientes do ponto de vista de capacidade de reserva de água subterrânea que os aqüíferos situados a oeste. Este segundo grupo apresenta sistemas aqüíferos heterogêneos e anisotrópicos.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis