O controle de qualidade no recebimento de materiais na ob...

O controle de qualidade no recebimento de materiais na obra é um fator de extrema relevância para consumidores e usuários finais, sendo a cal um dos materiais básicos mais tradicionais nas construções. As afirmativas que seguem dizem respeito aos testes que podem ser realizados com a cal.

I - O teste de finura mede a quantidade de resíduos retidos na peneira de malha 200 (0,075 mm); após ser dispersada certa quantidade de cal em água (100 a 150 gramas) esta é agitada por alguns minutos e passada na peneira de malha 200, com ajuda de um leve esguicho de água, e o material retido na peneira deve ser claro e na ordem de 70% em massa do total da amostra.

 II - No teste do ácido, prepara-se uma solução de ácido clorídrico (HCl) a 10% e adiciona-se à cal; não sendo verificado visualmente nenhum tipo de reação química, o material deve ser descartado, pois encontra-se contaminado por outros materiais residuais do processo de fabricação da cal.

III - No teste do ácido, preparando-se uma solução de ácido clorídrico (HCl) a 10% e adicionando-se à cal, se produzir grande efervescência quando colocada na cal, com desprendimento de bolhas volumosas e numerosas, é sinal de que o produto foi mal fabricado, contendo elevado teor de “pedra crua”, isto é, pedra não calcinada.

IV - Se a adição da solução contendo ácido provocar diluição tranquila, somente com ligeiro borbulhamento, e no final apresentar no fundo do copo uma boa quantidade de resíduos (superior a 20%), trata-se de cal de boa qualidade.

 É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis