Em determinada obra, um córrego que passava ao fundo da f...

Em determinada obra, um córrego que passava ao fundo da futura edificação precisou ser canalizado. O método escolhido foi a escavação para alargamento da calha e posterior contenção dos taludes com gabiões. Entre os gabiões e o solo a ser contido foi instalada uma camada vertical de areia para servir de dreno. O leito do córrego foi coberto com uma camada de rachão. O solo das escavações foi caracterizado como silte argilo-arenoso. Depois de passados alguns meses da conclusão da canalização, os gabiões passaram a se deformar e a afundar; o solo que era contido por eles também começou a ceder, causando recalques e acomodações acentuados no solo, produzindo deslocamentos e rachaduras na estrutura do maciço. O regime do córrego é considerado laminar ao longo de ano, sofrendo, apenas, aumento do volume de água no período de cheia.

 Com relação ao exposto, analise:

 I. A não aplicação de geotêxteis atrás dos gabiões, associada à execução de drenos de areia, resulta em grande percolação de água através da contenção e o conseqüente transporte de finos dos solos, gerando os recalques e os deslocamentos.

 II. O grande volume dos gabiões e sua alta densidade geram sobrepeso nos solos onde são instalados, causando os recalques citados, principalmente em solos do tipo silte argilo-arenosos, considerados colapsíveis e impermeáveis.

III. O regime laminar causa grande arrasto de materiais particulados do fundo do córrego e gera sobrepressão excessiva nas paredes de gabiões, que se deformam em função da parede de drenos de areia ser compressível.

É correto o que consta APENAS em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis