Atenção: As questões de números 10 a 15 baseiam-se no tex...

Atenção: As questões de números 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 Mudança industrial

 Entre janeiro e julho, a produção industrial brasileira registrou um crescimento de 7,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o IBGE. Os setores que mais contribuíram para esse bom resultado foram os de automóveis, máquinas e equipamentos, material eletrônico e de comunicação.

 O ciclo de investimentos das empresas montadoras e da indústria de autopeças na segunda metade dos anos 90 vai emitindo seus sinais positivos, após as duas maxidesvalorizações da moeda. A meta da Anfavea de produzir neste ano 2,1 milhões de veículos não exige o uso pleno da capacidade instalada. A folga permitiria a produção de mais 1,1 milhão de unidades.

Exportar tornou-se estratégico para ocupar essa capacidade ociosa. Nesse processo, a indústria de autopeças se modernizou e, com mão-de-obra qualificada e ganhos de escala (automóveis pequenos), o setor começou a conquistar o mercado externo. Na verdade, esse movimento ilustra uma situação observada em outros setores industriais.

Empresas transnacionais estão mudando suas diretrizes e passando a exportar parcela de sua produção também para melhor se proteger contra as flutuações cambiais. Obter receitas em moeda estrangeira, por meio de exportações, é fundamental para garantir o fluxo de importações de insumos, reduzir o endividamento externo e "blindar" o patrimônio. É um fenômeno novo no setor produtivo e exportador, que precisa ser preservado para consolidar a solvência externa do país.

 (Folha de S. Paulo, 11 de setembro de 2004, A2)

Os dados comprovam que, de janeiro ...... julho deste ano, houve aumento na produção de veículos, em comparação com ...... obtida no ano passado. As montadoras passaram ...... exportar uma parte dessa produção. As lacunas da frase acima devem ser corretamente preenchidas por

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis