Um pilar importante do cuidado pediátrico é a prevenção....

Um pilar importante do cuidado pediátrico é a prevenção. Os testes de triagem visam rastrear doenças antes que elas se apresentem clinicamente, com a finalidade de permitir uma intervenção oportuna, evitando ou minimizando os efeitos da evolução natural do agravo.

 Sobre a prevenção no cuidado pediátrico, considere as seguintes afirmativas:

1. O “teste do olhinho” (teste do reflexo vermelho) é o exame de rastreamento para anormalidades no segmento posterior do olho ou para opacidades e deve ser feito com oftalmoscópio, por oftalmologista treinado, antes que o recémnascido receba alta da maternidade.

2. O “teste da orelhinha” (triagem auditiva neonatal) deve ser realizado em todos os recémnascidos internados em UTI antes da alta hospitalar, e não apenas naqueles com indicativos de alto risco.

3. São fatores de risco para perda auditiva no recém-nascido: asfixia perinatal, hiperbilirrubinemia, meningite e hemorragia intraventricular.

4. O diagnóstico de hipotireoidismo congênito, uma das doenças rastreadas pelo “teste do pezinho”, é feito mediante dosagem de TSH em amostra de sangue em papel filtro e pode ser falso-positivo quando colhido antes de 48 horas de vida.

 5. A incidência de perda auditiva em crianças é maior quando comparada com outras doenças de triagem universal, como a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a anemia falciforme ou a hiperplasia congênita de suprarrenal.

Assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis