Uma mulher, com 69 anos de idade, encontra-se internada e...

Uma mulher, com 69 anos de idade, encontra-se internada em uma unidade de clínica médica. Há um ano, ela recebera o diagnóstico de hipertensão arterial, após ter apresentado episódios de cefaléia holocraniana de moderada intensidade e fraqueza que a fizeram procurar o serviço médico. Há três meses recebeu o diagnóstico de diabetes melito, tendo sido detectado pé neuropático. Tem apresentado perda progressiva da acuidade visual, o que a limita a enxergar de perto. Refere episódios de eliminação de fezes líquidas com muco, de duas a três evacuações por dia, associada ao tipo de dieta. Refere ainda nictúria e incontinência urinária funcional. Queixa-se de dificuldades para dormir devido a preocupações e períodos de sono durante o dia. A paciente, que trabalhava em serviço rural no plantio de alimentos para consumo próprio, sente falta da vida na fazenda e dos netos que moravam com ela. Ao exame físico, apresenta-se corada, hidratada e acianótica, com pulsos simétricos e rítmicos. Apresenta também abdome globoso e ruídos hidroaéreos aumentados. Seus pés apresentam hipotrofia dos músculos dorsais, observa-se proeminência dos metatarsos e a pele encontra-se seca e com rachaduras. Há uma lesão ulcerada no pé esquerdo em região maleolar, com cerca de 6 cm no diâmetro maior e 1 cm de profundidade, bordas bem delimitadas, presença de fibrina e tecido de granulação, drenando secreção purulenta. A pressão arterial é de 130 mmHg / 80 mmHg (em uso de hidroclorotiazida), a freqüência cardíaca é de 96 batimentos por minuto e a freqüência respiratória, de 20 movimentos por minuto. O seu peso é de 53 kg e sua altura, 1,55 m.

Diante da situação hipotética apresentada no texto acima e considerando as teorias de enfermagem e a aplicação do processo de enfermagem ao caso em tela, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico diarréia, previsto na NANDA, não pode ser apontado como presente no caso relatado, por não existirem dados suficientes para a sua formulação, podendo, apenas, ser incluído no planejamento como um diagnóstico possível.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis