Pichon-Riviére formulou a técnica do grupo operativo, com...

Pichon-Riviére formulou a técnica do grupo operativo, composto pelos três Ds, o depositado, depositante e depositário. Análise as afirmativas abaixo:

I) A dinâmica dos três Ds surgiu a partir da verticalidade e horizontalidade, o primeiro refere-se ao indivíduo que enuncia algo de si mesmo e denúncia características do grupo, e a horizontalidade é a interação dos membros entre si.

II) A dinâmica dos três Ds surgiu a partir da verticalidade e horizontalidade, o primeiro é a interação dos membros entre si, e a horizontalidade refere-se ao indivíduo que enuncia algo de si mesmo e denúncia características do grupo.

III) O primeiro é todo o conteúdo depositado, como raiva, angústia e compaixão. Depositário é em quem é depositado todos os conteúdos conflitantes, tornando-se assim o bode expiatório do grupo. E por fim o depositante, os sujeitos que depositam no depositário todos os conteúdos os quais são insuportáveis para os mesmos.

IV) Pichon entende que a interpretação deve ocupar-se primeiro do vertical e, em seguida, revelar o modo como isso se insere no momento do grupo, que teve sua fantasia inconsciente detectada e assim torná-la explícita pelo porta-voz.

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis