Como montar um plano de estudos para concursos

 /  Dicas / Como montar um plano de estudos para concursos

Quando se tem por objetivo passar em um concurso público, estudar se torna a atividade mais importante de um concurseiro. Mas sem um plano de estudos bem definido, é mais difícil conseguir ter foco e separar tempo de modo eficiente para os estudos. Assim, a chance de conseguir a tão almejada vaga como funcionário público sem enlouquecer de estresse com os estudos é grande. Quer saber como? Acompanhe a leitura a seguir.

Afinal, o que é um plano de estudos?

Plano de estudos nada mais é do que o planejamento da sua rotina de estudos. A partir de um plano bem elaborado é possível definir as disciplinas a serem estudadas, os horários e de que modo o estudo será feito.

Como montar o meu plano de estudos?

Não há uma fórmula padrão sobre como o plano de estudos deve ser montado. Mas uma forma simples é a partir de uma planilha no Excel. Nessa planilha deve-se desenhar 8 colunas e umas 50 linhas, aproximadamente. No topo de cada uma das oito colunas, nomeie com os dias da semana (deixe a primeira coluna em branco).

Após as colunas serem nomeadas, nomeie também, linha por linha, a primeira coluna com os horários em espaços de meia hora, mais ou menos. A partir daí, marque tudo o que você lembrar a respeito das atividades que você executa no dia-a-dia. Com um plano de estudos bem detalhado é mais fácil acompanhar e realizar as tarefas relacionadas aos estudos.

Quantas horas devo estudar por dia?

Depende muito do seu ritmo, mas recomendamos dois ou três períodos de 2 horas por dia, geralmente mais do que isso pode causar fadiga mental.

Para seu estudo ser eficaz, intercale as matérias que você gosta com as que não gosta, evite estudar matérias semelhantes uma atrás da outra.

Outra dica importante, é além de montar uma planilha com seu plano de estudos, atente-se à preparação do seu lugar de estudos. Esse lugar deve ser calmo e sem distrações para propiciar um bom estudo. Além disso, é importante estabelecer algumas metas, para que nada saia da rotina. Utilizar as dicas dadas ajuda na concentração, na disciplina e na colaboração.

Dica extra

Para te ajudar nos estudos e melhorar sua concentração, você pode utilizar a técnica pomodoro, é uma técnica bem simples e famosa, onde você apenas divide o seu tempo de 25 em 25 minutos, que são chamados de pomodoros, onde você estuda ininterruptamente durante este ciclo.

No final de cada ciclo, você faz uma pausa de 5 minutos para descansar a mente e a cada 4 ciclo uma pausa de 30 minutos, assim você aumenta sua concentração, sua produtividade, diminui as interrupções e alivia a ansiedade.

E para finalizar

Além de montar um bom plano de estudos, é preciso saber usá-lo. O Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano é um excelente treinamento sobre como se preparar de forma adequada para Concursos Públicos.

Foi feito por quem entende do assunto e tem como diferencial a forma simples e objetiva como aborda os assuntos.

Clique e conheça mais técnicas

Clique e conheça

http://www.estudegratis.com.br/guia-pratico-para-passar-em-concurso

Siga-nos ;)

  • Google Plus

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.